close
Saúde

Gato com barriga inchada: o que pode ser?

Atualizado · 21 de fevereiro de 2022 · 18h12

Publicado · 21/02/2022 · 18h11

O gato com barriga inchada pode ter muitas causas, desde gases até tumores
O gato com barriga inchada pode ter muitas causas, desde gases até tumores

gato com verme pode ser a causa do inchaço na barriga, mas não é a única hipótese. Apesar de não ser uma doença em si, o gato com a barriga inchada se trata, na verdade, de um sintoma comum a diversas outras patologias que podem afetar o bichano. Ou seja, o problema pode indicar desde algo fácil de tratar até mesmo de um tumor. O gato com barriga inchada e mole ou dura pode ter diferentes causas, desde um até um gato com gases. O sintoma pode ser ainda um caso de ascite felina (ou barriga d’água), que acontece quando há um acúmulo de líquido na região abdominal como consequência de algum problema de saúde. Quer saber quais são as possíveis causas do gato com a barriga inchada, como identificar e qual o tratamento? Confira a matéria a seguir!

Como identificar um gato com barriga inchada? 

O gato com barriga inchada pode ter diferentes causas. Se o bichano está com um peso maior que o normal, por exemplo, pode aparentar ter essa condição. Nesse caso, terá apenas um volume maior da barriga causada pela obesidade felina. Mas quando o gato com a barriga inchada é um sintoma de alguma doença? Nesse caso, ela não terá apenas um tamanho maior, mas também um formato arredondado, que vai desde o final das costelas até a região da pelve. Além disso, o abdômen ganha consistências diferentes, podendo ser um gato com barriga inchada e mole ou dura. Se o gato apresenta essas condições, pode ser um sinal de barriga d’água.

Gato com gases: barriga inchada é uma consequência comum

Quando temos um gato com gases, barriga inchada é um sinal bem perceptível. Mais comum em filhotes, isso acontece quando, ao amamentar ou se alimentar rapidamente, o bichano acaba ingerindo uma quantidade maior de ar que, dentro do corpo, leva ao gato com gases. Ou seja, a barriga inchada é como uma consequência desse acúmulo de ar. A melhor maneira de evitar esse problema é diminuir o tempo entre uma refeição e outra para evitar que ele coma muito rápido. Se a alimentação do gato for oferecida em um menor intervalo de tempo (em quantidades menores), o animal terá menos fome e comerá com mais tranquilidade, evitando os gases.

Vermes e parasitas são causas frequentes de gato com a barriga inchada

Outra causa comum para o gato com barriga inchada são vermes e parasitas. A presença no organismo do animal causa a barriga d’água e diversos outros sintomas. Os mais comuns, além do gato com barriga inchada, são perda de apetite, gato emagrecendo, vômito e diarreia, já que a maioria dos vermes ataca o sistema digestivo. Existe uma diversidade de vermes de gato que podem contaminar os bichanos, sendo os mais comuns as tênias e as lombrigas. O tratamento normalmente é feito com a administração de vermífugos para gatos. Inclusive, você pode evitar a contaminação por vermes ao manter o calendário de vermifugação em dia.

A PIF em gatos também causa a barriga d'água

A peritonite infecciosa felina - ou PIF - é outra doença que tem o gato com barriga inchada como sintoma. Isso acontece porque essa doença infecciosa afeta justamente o peritônio, que é a membrana que reveste a parte interna da barriga. Nesse caso, se apresenta com o gato com a barriga inchada e dura. Quando o vírus da PIF ataca o bichano, causa a barriga d'água, além de febre, apatia, diarreia e vômito. O tratamento de suporte ajuda a controlar a doença e combater o vírus, mas é bom ficar de olho porque a PIF felina é uma das doenças de gato mais perigosas que existe.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Além do gato com a barriga inchada, fique atento aos outros sintomas
    Além do gato com a barriga inchada, fique atento aos outros sintomas

    Mais Lidas

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
    Saúde animal

    Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser

    As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
    Saúde animal

    Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!

    A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele). 

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
    Saúde animal

    Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?

    Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
    Saúde animal

    Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar

    Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães. 

    Gato com a barriga inchada pode indicar tumores

    As neoplasias também podem causar ascite em gatos. Quando o bichano apresenta um tumor em órgãos como estômago, intestino e fígado, é comum que a barriga d’água apareça como consequência, uma vez que todos eles estão presentes na região abdominal. Normalmente, trata-se de um gato com barriga inchada e dura, além de outros sintomas que variam de acordo com o local onde o tumor em gato se encontra, como perda de peso, perda de apetite e vômito. O diagnóstico cedo é a melhor forma de evitar que a doença se torne mais grave. Por isso, se o gato apresentar qualquer sinal, é importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação. 

    A síndrome de cushing é uma disfunção hormonal que deixa o gato com barriga inchada

    A síndrome de cushing (ou hiperadrenocorticismo felina) é uma doença endócrina que pode afetar os bichanos. Ela é caracterizada pelo aumento excessivo da produção de hormônios, normalmente por causa de tumores nas glândulas hipófise e adrenal. Um dos sintomas é justamente a ascite em gatos, além de fraqueza, perda de pelo, enfraquecimento da pele, apatia e maior ingestão de água. O tratamento depende da causa e, por isso, é muito importante um diagnóstico médico preciso.

    Gato com barriga inchada: remédio caseiro pode ajudar?

    Ao perceber o gato com barriga inchada e mole ou dura, é importante levar o pet ao veterinário para ser avaliado. Lá, ele saberá informar o que está causando esse problema e como tratá-lo corretamente. É importante ressaltar que em casos de barriga d’água, remédios caseiros não costumam ter utilidade. O gato com barriga inchada pode ser resultado de doenças endócrinas, tumores, vírus, vermes e até mesmo de gases. Por isso, para tratar a barriga d’água com remédio caseiro não é recomendado. É fundamental que o veterinário faça o diagnóstico e ele mesmo indique o tratamento adequado de acordo com a doença que está causando o quadro. 

    Redação: Maria Luísa Pimenta 

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Próxima matéria

    Anatomia canina: tudo sobre a respiração e pulmão de cachorro

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça
    Raças

    Gato Singapura: tudo que você precisa saber sobre a raça

    Com uma beleza extraordinária, o gato Singapura deixa qualquer um babando. Esse felino de pequeno porte é considerado uma das menores raças de gato que existem. Entretanto, suas características físicas singulares não param por aí: os olhos grandes e expressivos são outra particularidade da raça. Além disso, a raça Singapura possui uma personalidade dócil e amigável. Ficou curioso para conhecer mais sobre essa raça de gato?

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)
    Raças

    Khao Manee: tudo o que você precisa saber sobre essa raça de gato tailandesa (e muito rara!)

    O Khao Manee tem um grande potencial para ser um dos grandes queridinhos entre os apaixonados por gatos. Com olhos de cores marcantes e pelo branquinho, o felino desta raça possui uma aparência rara que chama atenção e é uma ótima companhia para qualquer família. De origem tailandesa, esse gatinho é super amigável e ama estar ao lado dos seus humanos - e até mesmo de outros animais. Para conhecer mais a fundo o gato Khao Manee, o Patas da Casa separou as principais informações sobre esse bichano incrível. Dá uma olhada!

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa
    Raças

    Ragamuffin: características, temperamento, cuidados... conheça essa raça de gato que tem a pelagem longa

    O Ragamuffin é uma raça de gato muito amável e carinhosa. Não muito conhecido no Brasil, o gato ragamuffin se originou a partir do cruzamento com felinos da raça Ragdoll. É considerado um gato gigante e pode chegar até os 9kg. O "Ragamuffin cat" pode ter a pelagem e olhos de diferentes cores. Uma característica marcante é o jeito brincalhão e o fato de amar colo. O Ragamuffin é ideal para famílias com crianças e outros animais.

    Gato laranja: o que essa cor de pelagem pode indicar sobre a personalidade do pet?
    Comportamento

    Gato laranja: o que essa cor de pelagem pode indicar sobre a personalidade do pet?

    Não tem quem resista à fofura de um gato laranja. Mas você já parou para se perguntar como é a personalidade do gato alaranjado? Muitas pessoas acreditam que algumas características dos felinos estão intimamente relacionadas com a cor da sua pelagem e, segundo um estudo da Universidade da Flórida e Califórnia, nos Estados Unidos, há evidências de que isso é verdade. 

    Ver Todas >

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro
    Saúde animal

    Doença do carrapato: veja em infográfico os perigos dessa doença de cachorro

    A doença do carrapato é uma das mais temidas pelos pais e mães de pets - e com razão. O contágio acontece quando um carrapato infectado com o parasita pica um cãozinho saudável. Pouco tempo depois, os sintomas da doença do carrapato já começam a aparecer. Um dos motivos do porque essa doença é tão perigosa é o fato de seus sintomas serem muito variados e se agravarem rapidamente. A doença do carrapato tem cura, mas quanto mais o tratamento demora a ter início, mais complicado fica. 

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele
    Saúde animal

    Caspa em cachorro: tudo sobre o problema de pele

    A caspa em cachorro é uma das manifestações que acontece quando há alguma deficiência nutricional ou higienização inadequada do animal. Avistou algumas casquinhas brancas se soltando abaixo dos pelos do seu pet? Então continue lendo para saber tudo sobre cachorro com caspa e como livrar seu melhor amigo desse incômodo.

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?
    Saúde animal

    Cachorro babando: quando é motivo para se preocupar com a saúde do pet?

    A saliva do cachorro, assim como a nossa, tem diversas funções. Porém, quando há alterações na consistência e aparência da saliva, ou quando ela se torna muito abundante, é melhor ficar alerta: esse pode ser um sintoma de que algo não vai bem com a saúde do cachorro. Descubra agora como identificar a salivação anormal no seu melhor amigo.  

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães
    Saúde animal

    Como aumentar a imunidade do cachorro e tudo sobre o sistema imunológico dos cães

    Uma pergunta comum a todos os pais de pet que não gostam de ver o filho de quatro patas doente é como aumentar a imunidade do cachorro. Assim como acontece com os humanos, o sistema imunológico canino é como se fosse um mecanismo interno de defesa que ajuda a proteger os animais contra várias doenças. Isso quer dizer que qualquer alteração ou queda na imunidade deixa o organismo vulnerável, e pode afetar significativamente a saúde do cachorro.

    Ver Todas >