gato com verme pode ser a causa do inchaço na barriga, mas não é a única hipótese. Apesar de não ser uma doença em si, o gato com a barriga inchada se trata, na verdade, de um sintoma comum a diversas outras patologias que podem afetar o bichano. Ou seja, o problema pode indicar desde algo fácil de tratar até mesmo de um tumor. O gato com barriga inchada e mole ou dura pode ter diferentes causas, desde um até um gato com gases. O sintoma pode ser ainda um caso de ascite felina (ou barriga d’água), que acontece quando há um acúmulo de líquido na região abdominal como consequência de algum problema de saúde. Quer saber quais são as possíveis causas do gato com a barriga inchada, como identificar e qual o tratamento? Confira a matéria a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como identificar um gato com barriga inchada? 

O gato com barriga inchada pode ter diferentes causas. Se o bichano está com um peso maior que o normal, por exemplo, pode aparentar ter essa condição. Nesse caso, terá apenas um volume maior da barriga causada pela obesidade felina. Mas quando o gato com a barriga inchada é um sintoma de alguma doença? Nesse caso, ela não terá apenas um tamanho maior, mas também um formato arredondado, que vai desde o final das costelas até a região da pelve. Além disso, o abdômen ganha consistências diferentes, podendo ser um gato com barriga inchada e mole ou dura. Se o gato apresenta essas condições, pode ser um sinal de barriga d’água.

Gato com gases: barriga inchada é uma consequência comum

Quando temos um gato com gases, barriga inchada é um sinal bem perceptível. Mais comum em filhotes, isso acontece quando, ao amamentar ou se alimentar rapidamente, o bichano acaba ingerindo uma quantidade maior de ar que, dentro do corpo, leva ao gato com gases. Ou seja, a barriga inchada é como uma consequência desse acúmulo de ar. A melhor maneira de evitar esse problema é diminuir o tempo entre uma refeição e outra para evitar que ele coma muito rápido. Se a alimentação do gato for oferecida em um menor intervalo de tempo (em quantidades menores), o animal terá menos fome e comerá com mais tranquilidade, evitando os gases.

Vermes e parasitas são causas frequentes de gato com a barriga inchada

Outra causa comum para o gato com barriga inchada são vermes e parasitas. A presença no organismo do animal causa a barriga d’água e diversos outros sintomas. Os mais comuns, além do gato com barriga inchada, são perda de apetite, gato emagrecendo, vômito e diarreia, já que a maioria dos vermes ataca o sistema digestivo. Existe uma diversidade de vermes de gato que podem contaminar os bichanos, sendo os mais comuns as tênias e as lombrigas. O tratamento normalmente é feito com a administração de vermífugos para gatos. Inclusive, você pode evitar a contaminação por vermes ao manter o calendário de vermifugação em dia.

A PIF em gatos também causa a barriga d'água

A peritonite infecciosa felina - ou PIF - é outra doença que tem o gato com barriga inchada como sintoma. Isso acontece porque essa doença infecciosa afeta justamente o peritônio, que é a membrana que reveste a parte interna da barriga. Nesse caso, se apresenta com o gato com a barriga inchada e dura. Quando o vírus da PIF ataca o bichano, causa a barriga d'água, além de febre, apatia, diarreia e vômito. O tratamento de suporte ajuda a controlar a doença e combater o vírus, mas é bom ficar de olho porque a PIF felina é uma das doenças de gato mais perigosas que existe.

 

gato com a barriga inchada deitado

Gato com a barriga inchada pode indicar tumores

 

As neoplasias também podem causar ascite em gatos. Quando o bichano apresenta um tumor em órgãos como estômago, intestino e fígado, é comum que a barriga d’água apareça como consequência, uma vez que todos eles estão presentes na região abdominal. Normalmente, trata-se de um gato com barriga inchada e dura, além de outros sintomas que variam de acordo com o local onde o tumor em gato se encontra, como perda de peso, perda de apetite e vômito. O diagnóstico cedo é a melhor forma de evitar que a doença se torne mais grave. Por isso, se o gato apresentar qualquer sinal, é importante levá-lo ao veterinário para uma avaliação. 

A síndrome de cushing é uma disfunção hormonal que deixa o gato com barriga inchada

A síndrome de cushing (ou hiperadrenocorticismo felina) é uma doença endócrina que pode afetar os bichanos. Ela é caracterizada pelo aumento excessivo da produção de hormônios, normalmente por causa de tumores nas glândulas hipófise e adrenal. Um dos sintomas é justamente a ascite em gatos, além de fraqueza, perda de pelo, enfraquecimento da pele, apatia e maior ingestão de água. O tratamento depende da causa e, por isso, é muito importante um diagnóstico médico preciso.

Gato com barriga inchada: remédio caseiro pode ajudar?

Ao perceber o gato com barriga inchada e mole ou dura, é importante levar o pet ao veterinário para ser avaliado. Lá, ele saberá informar o que está causando esse problema e como tratá-lo corretamente. É importante ressaltar que em casos de barriga d’água, remédios caseiros não costumam ter utilidade. O gato com barriga inchada pode ser resultado de doenças endócrinas, tumores, vírus, vermes e até mesmo de gases. Por isso, para tratar a barriga d’água com remédio caseiro não é recomendado. É fundamental que o veterinário faça o diagnóstico e ele mesmo indique o tratamento adequado de acordo com a doença que está causando o quadro. 

Redação: Maria Luísa Pimenta