Apesar da fama de independente e reservado, é super comum encontrar um gato carente e muito apegado ao dono por aí. É claro que o comportamento felino varia bastante de pet para pet, mas às vezes é necessário se desprender da imagem de “frio” e “distante” que acompanha a espécie. Até porque basta um tempinho de convivência para entender que existe, sim, gato que é tão carinhoso e companheiro quanto um cachorro.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Mas atenção: um gato carinhoso e apegado ao dono nem sempre é sinônimo de gato carente. A carência muitas vezes está relacionada com uma certa dependência que o animal cria dos seus humanos. Quer entender melhor o comportamento e por que existe gato muito apegado ao dono? Veja as explicações que reunimos abaixo!

Gato carente e apegado ao dono: pesquisa desvenda o comportamento felino

Só quem tem ou já viu gatos apegados ao dono compreende que as crenças sobre esses animais estão longe de ser uma verdade absoluta. Na verdade, os felinos são uma verdadeira caixinha de surpresas: cada um tem uma personalidade e comportamento únicos, mas que são capazes de transformar nossas vidas. Aliás, hoje em dia é comprovado cientificamente que um gato - carente ou não - sempre desenvolve um certo apego emocional pela sua família humana.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, e publicada no site Current Biology demonstrou que as relações sociais e o convívio com os humanos são bastante significativos para o bem-estar felino.

O estudo, que tinha como objetivo se aprofundar nessas relações entre gatos e seus respectivos donos, foi feito da seguinte forma: em um primeiro momento, os animais e os tutores ficariam em uma sala por cerca de dois minutos. Em seguida, os tutores deveriam se retirar por mais dois minutos, deixando os gatos completamente sozinhos no local. Por fim, os donos retornavam e ficavam por outros dois minutos junto de seus gatos.

Como conclusão, pôde-se perceber que a maioria dos gatos adotavam um comportamento mais seguro quando tinham seus tutores por perto, sentindo maior liberdade para explorar o local ou simplesmente ficando perto do seu humano. Já quando estavam sozinhos, os animais ficavam mais estressados, inseguros, tristes e acanhados (afinal, o local era desconhecido). Ou seja, um gato apegado ao dono e que se sente mais seguro na sua companhia é algo completamente normal.

 

gato carente recebendo carinho

Como saber se você tem um gato carente?

 

Quando um gato fica muito em cima do dono, é muito comum surgir aquela dúvida se ele é carente ou é algo que faz parte da sua personalidade. Bom, a verdade é que existem algumas formas de descobrir se ele, de fato, é muito dependente de você ou se ele simplesmente gosta de ficar pertinho (o que nem sempre é um sinal de dependência). Alguns sinais que podem ser observados são:

1) O miado de gato se torna excessivo quando você não está por perto

2) É um gato que pede carinho o tempo todo e está sempre no seu colo

3) Ele demonstra ciúmes perto de outros animais ou pessoas

4) Está sempre buscando uma forma de chamar sua atenção

5) O gato segue o dono por todos os cômodos da casa

6) Ele quer brincar o tempo inteiro e fazer tudo junto de você

7) É um gato que fica muito triste quando fica sozinho

Ah, e lembre-se: ter gatos apegados ao dono não é algo ruim, mas é importante ter um certo cuidado para que ele não sofra com ansiedade de separação. Esse é um quadro que requer atenção, pois pode afetar bastante o psicológico do animal e precisa de ajuda.

Gato apegado ao dono: saiba quais são as raças com essa característica

Ter um gato carinhoso demais não é problema algum! Na verdade, existem até mesmo algumas raças de gato consideradas mais carinhosas do que outras. Se você busca um companheiro para todas as horas que não vê problemas em ser acariciado toda hora (e até gosta disso), algumas opções de raças são:

Além deles, os gatos vira-latas também costumam ter uma personalidade apaixonante e são cheios de amor para oferecer, então vale considerar essa opção também.

Redação: Juliana Melo