Você notou que o seu gato bebendo água em excesso? Isso por ser algo normal e um felino hidratado é até saudável em alguns casos – um sinal de que o tempo está mais quente, por exemplo –, mas também pode indicar que alguma doença mais grave está afetando o seu bichinho. Por isso, é bom ficar de olho e perceber se ele está indo muitas vezes ao bebedouro, procurando água no box ou caçando uma torneira aberta pela casa.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O consumo de água excessivo, conhecido como polidipsia no vocabulário médico, começa a ficar preocupante quando a quantidade ingerida pelo felino supera 45 ml/kg ao dia. De razões patológicas e compensatórias a fatores comportamentais, saiba, a seguir, quais problemas podem estar relacionados à sede sem fim do seu gatinho.

Gato com diabetes: tipos mellitus e insipidus fazem o felino beber muita água

O gato com diabetes pode ser bem sério. O tipo mellitus é um distúrbio no qual o nível de açúcar no sangue aumenta devido à deficiência de insulina, ou uma insensibilidade das células do corpo à insulina disponível. Durante o processo, o acúmulo de glicose na corrente sanguínea é eliminado pela urina. Isso faz com que o gato use muito a sua caixinha de areia e beba bastante água para repor o que foi perdido pelo organismo.

Já o diabetes insipidus, também chamado de “diabetes da água” é uma forma mais rara da doença. Como a principal causa está relacionada à secreção inadequada do hormônio antidiurético ADH, o gato afetado por esse tipo de diabetes também bebe muita água, além de urinar um líquido bem clarinho com frequência.

Insuficiência renal em gatos também pode provocar sede excessiva

A insuficiência renal felina, ou doença renal crônica (DRC), afeta principalmente os gatos idosos – e com muita frequência, infelizmente. Quando os rins do animal começam a falhar, o gato produz urina progressivamente mais diluída (poliúria). E para recuperar seus níveis de hidratação, o gato com insuficiência renal precisa repor a água perdida pelo organismo.

Hiperadrenocorticismo em gatos: a sede é um dos principais sintomas da doença

O hiperadrenocorticismo, também conhecido como doença de Cushing, se desenvolve quando há uma produção excessiva e persistente do hormônio cortisol pelas glândulas suprarrenais. A condição pode causar uma série de complicações no seu gatinho, incluindo a sede excessiva, micção frequente, fraqueza, perda de apetite e alterações na pele. Também é comum o animal com “hiperadreno” ficar com o abdômen pendular e distendido.

O hipertireoidismo pode aumentar o consumo de água do gatinho

O hipertireoidismo é uma doença comum em gatos e afeta principalmente os animais de meia-idade e mais velhos. O problema é causado por um aumento na produção de hormônios da tireoide (conhecidos como T3 e T4) a partir de uma glândula tireoide aumentada no pescoço do gato. Entre os sinais clínicos mais comuns estão a perda de peso, aumento do apetite, hiperatividade, vômitos, diarreia, aumento da sede e micção (urina) frequente.

Diarreia e vômitos fazem o gatinho perder muito líquido e beber água

A diarreia e o vômito são duas condições que fazem o organismo perder muito líquido. Os gatos doentes, então, aumentam a ingestão de água para compensar. Se o problema durar mais que 24 horas, você deve procurar atendimento veterinário para investigar se há uma doença subjacente.

 

gato bebendo água na fonte de água para gatos

Outros motivos por trás do gato bebendo água em excesso

 

Nem sempre o gato bebendo água em excesso está relacionado a um problema de saúde. Antes de suspeitar de algo mais grave, é importante saber que cada gato tem seu próprio estilo de vida e particularidades. Um felino que vive nas ruas, por exemplo, terá muito mais sede que um gatinho preguiçoso, que passa o dia inteiro deitado no sofá. Veja outras situações do dia a dia que podem fazer o seu gato beber muita água:

  • Gatos que são alimentados com rações muito secas podem beber muita água para compensar o que suas refeições não fornecem. Por isso, um pet que come ração úmida não precisa fazer tantas idas ao bebedouro de água. Alimentos com mais sal também podem aumentar a sede do animal;

  • O gato com calor normalmente fica mais ofegante. Esse recurso de resfriamento natural do corpo faz o bichinho perder muita água que, obviamente, precisa ser reposta em algum momento;

  • O superaquecimento é uma condição temporária. Assim como nós humanos, os gatos podem precisar de um volume maior de água após uma rotina de exercícios físicos e brincadeiras.

Redação: Guilherme Segal