Por conta de sua origem desértica, os gatos costumam consumir menos água do que deveriam. É por isso que os bichanos estão mais propensos a desenvolverem doenças do trato urinário, principalmente as que afetam os rins. Para que problemas como esse não ocorram ou até mesmo para evitar que o gato fique desidratado, é necessário se atentar ao gato bebendo água. Ele bebe água suficiente durante o dia? Dá para saber se o gato está tomando menos água do que deveria? Reunimos algumas informações para te ajudar nessa observação. Veja só!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como saber se seu gato bebe água suficiente?

Saber a quantidade específica de água que o gato está ingerindo pode ser uma tarefa muito difícil. Será que seu gato bebe muita água ou pouca? Normalmente os veterinários indicam o consumo de cerca de 50 a 70ml de água para cada kg de peso corporal do pet. Fazer esse cálculo, observar a capacidade dos potinhos e a quantidade que fica quando você vai trocar a água é uma boa forma de entender se o gato está se hidratando corretamente ou não. Fique atento também à rotina do animal. O tutor deve ficar de olho nos momentos em que o gato se alimenta, usa a caixa de areia, dorme ou bebe água. Como os gatos não gostam de se movimentar muito, principalmente quando estão sonolentos, pode ser interessante espalhar bebedouros próximos a esses locais. Já a fonte para gato beber água será um incentivo a mais para o bichano se hidratar.

No caso de desidratação, um quadro mais grave ainda, o tutor facilmente observará alguns sinais, como fadiga constante, gengiva seca, respiração ofegante, abatimento e perda de apetite. Olhos profundos e boca seca também também podem ser observados. No entanto, vale ressaltar que a desidratação severa normalmente está associada a uma enfermidade primária, principalmente quando vômitos e diarreias estão entre os sintomas. 

 

gato bebendo água na fonte de água para gatos

Meu gato não bebe água: o que fazer?

 

Caso você perceba que a fonte para gato beber água vive cheia e já esteja percebendo que seu gato não está bebendo água, você pode fazer algumas coisas para incentivar o consumo. Muitas vezes coisas que você nem imagina podem ser o segredo para como fazer o gato beber água. A escolha do local onde o pote de água fica precisa ser pensada de forma estratégica. Os gatos são animais instintivos e muitas vezes os odores presentes nos locais onde a água está disponível podem fazer com que eles não consumam na forma que deveriam. Além disso, deixar a água suja ou quente por estar batendo sol no pote podem fazer com que os bichanos evitem se hidratar. O ideal é que a troca da água seja feita duas vezes ao dia para que o gato tenha sempre água fresca à disposição.


Disponibilizar mais de uma fonte para o gatinho na casa também é uma ótima forma de incentivar a hidratação. Além disso, o consumo de comidas molhadas, como sachês para gatos ou patês, são grandes aliados nessa missão. Converse com o veterinário para checar a frequência em que a ração úmida pode ser oferecida ao felino.

Gato bebendo água: se atente a comportamentos que podem aumentar a necessidade de hidratação

Assim como os humanos, os bichanos a rotina dos bichanos também pode interferir na quantidade de água necessária. É muito comum que os gatos fiquem na janela ou tomem banhos de sol, o que aumentará a necessidade de hidratação. Os gatos mais ativos que gostam muito de brincar e fazer exercícios também devem ter um consumo de água maior ao fazer essas atividades. Por isso, mesmo que você pense “meu gato bebe muita água” ou “o meu gato não bebe água”, o incentivo ao consumo deve ser feito da mesma maneira. 


Redação: Hyago Bandeira