Raças

Gato Angorá: descubra como é a personalidade da raça

Gato Angorá: um bichano elegante, brincalhão e companheiro. Saiba mais sobre a personalidade desse felino!
Gato Angorá: um bichano elegante, brincalhão e companheiro. Saiba mais sobre a personalidade desse felino!

Se você faz parte do clube dos gateiros de plantão, certamente já deve ter ouvido falar do gato Angorá. Com seus longos pelos, olhos grandes e porte elegante, o Angorá esbanja beleza e desperta a atenção de todos por onde passa. Embora grande parte das pessoas já esteja familiarizada com o visual da raça, é bem possível que a personalidade gentil, sociável e carinhosa do gato Angorá ainda seja uma surpresa para muita gente. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre como essa raça se comporta? Vem com a gente!

Gato Angorá: saiba como o felino queridinho da realeza surgiu!

Antes de mergulhar de cabeça nas características da personalidade do gato Angorá, vale a pena entender melhor o surgimento da raça. A história do gato Angorá é bem antiga e começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - que é o motivo pelo qual o bichano é conhecido pelo nome “Angorá Turco”. Alguns estudos mostram que a raça surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos a Turquia, como a Rússia e o Irã. Outras teorias, porém, associam a raça Angorá com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem, muito peludo e resistente a temperaturas frias.

Apesar das diferentes teorias, um uma coisa é certa: o peludinho de focinho achatado e queixo arredondado chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ele se encantou pela beleza dos gatinhos e levou um casal para perpetuar a raça em terras europeias. A partir disso, o gato Angorá se tornou o queridinho da realeza, devido a sua postura e elegância. Anos depois, ficou conhecido em todo o mundo.

A raça de gato Angorá é bastante inteligente e carinhosa

Basta um pouco de convivência com um gato Angorá para perceber que o animal pode ser pra lá de inteligente! Preenchendo a lista de felinos mais inteligentes do mundo, o gato desta raça é muito esperto e, por isso, pode aprender muitas coisas com seus tutores. Mas, não se engane! A inteligência não é a única característica da personalidade do gato Angorá. O bichano também é bastante amigável e companheiro, o que faz com que ele seja bastante apegado aos seus donos. Além disso, ele é extremamente carinhoso e não perde a oportunidade de passear entre as pernas dos humanos. Mas lembre-se: o carinho não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, ele provavelmente vai pedir para descer. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    O filhote de gato Angorá ama brincar e é muito ativo,  características que pedem um preparo na casa antes da chegada do felino
    O filhote de gato Angorá ama brincar e é muito ativo, características que pedem um preparo na casa antes da chegada do felino

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Filhote de gato Angorá: o bichano requer bastante atenção

    Se um Angorá em tamanho normal já é um poço de fofura, imagina a versão pequena da raça? O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso. A raça tem energia de sobra e, por isso, deve ter um espaço gatificado em casa. Nesse caso, vale investir em um enriquecimento ambiental para o seu novo amigo, com brinquedos para gatos, arranhadores e tudo o que tiver direito. Além disso, garantir que o felino se sinta seguro e acolhido é fundamental nesse processo. 

    O gato Angorá é perfeito para famílias com crianças 

    O comportamento com as crianças é outro ponto forte da raça. Inteligente e carinhoso, o gato Angorá é ideal para famílias que possuem crianças que gostam de ter um bichinho ao seu lado. Apegado aos seus donos, o felino desta raça gosta de brincar e de receber bastante atenção humana, sendo uma ótima companhia para as crianças. Outro ponto positivo é que o peludinho é a escolha certa para quem mora em locais pequenos, como apartamentos. O seu temperamento tranquilo e silencioso, com poucos miados, é o sonho de qualquer vizinho!

    Redação: Úrsula Gomes

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Próxima matéria

    Como funciona a memória dos cães? Veja essa e outras curiosidades sobre o cérebro do cachorro

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!
    Raças

    Gato Angorá: conheça todas as características da raça!

    Pelagem branca, olhos claros, orelhas grandes e pontiagudas: essas são as características mais comuns do gato Angorá. A raça é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. De origem turca, hoje em dia é até raro encontrar por aí um felino dessa raça - os Angorás chegaram até a ser considerados extintos depois da Segunda Guerra Mundial. A elegância desse gatinho tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o gato Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho. Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre ela, desde curiosidades até os principais cuidados com a saúde. Chega mais!

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato
    Raças

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

    Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os famosos olhos azuis. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: bastante adaptável, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

    Ver Todas >

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?
    Comportamento animal

    Quais são as raças de cachorro que vivem mais tempo?

    No mundo canino, a proporção da idade do cachorro é totalmente diferente do que conhecemos entre os humanos. A média de vida de um cãozinho é de 10 a 13 anos, mas isso pode mudar de acordo com o tamanho, raça e cuidados que o animal recebeu ao longo da vida. No entanto, algumas raças de cachorro são conhecidas pela alta expectativa de vida. Um fator absolutamente genético! 

    Como é o temperamento do Poodle?
    Comportamento animal

    Como é o temperamento do Poodle?

    O Poodle é um dos cachorros mais populares do Brasil e um dos motivos para isso está relacionado ao fato desta raça ser super “família”. Muito companheiro e leal aos donos, ele gosta de participar de todos os momentos, desde uma confraternização até um cochilo no sofá. Não importa se estamos falando de um Poodle toy, anão, médio ou standard: todos os tamanhos são muito sociáveis e gostam de fazer novos amigos.

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!
    Comportamento animal

    Já se perguntou qual o significado do bocejo dos cães? Veja curiosidades sobre esse comportamento canino!

    Você com certeza já deve ter flagrado o cachorro bocejando muito e associou apenas a sono, não é? Para a surpresa de muitos, esse comportamento canino pode dizer muito sobre o que o cãozinho está sentindo ou pensando. Sim, é verdade! De acordo com algumas pesquisas científicas, a linguagem dos cachorros também se manifesta com bocejos e pode ter vários significados, desde demonstração de empatia pelo seu humano até uma espécie de fuga do estresse.

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano
    Comportamento animal

    Cama para gatos: 4 objetos que podem ser transformados em uma caminha para o seu bichano

    Cuidar de gato é pensar também na hora do descanso desses animais. Todo mundo sabe que os felinos passam boa parte do dia dormindo, e não existe hora nem local certo para isso. Muitas vezes eles se apropriam do sofá da sala ou até se escondem entre as prateleiras para tirar uma sonequinha. Mas nenhum lugar é melhor do que uma cama para o gato descansar. Ela precisa ser confortável e aconchegante, e o melhor de tudo é que não é preciso gastar muito para ter uma dessas em casa. 

    Ver Todas >