Se você faz parte do clube dos gateiros de plantão, certamente já deve ter ouvido falar do gato Angorá. Com seus longos pelos, olhos grandes e porte elegante, o Angorá esbanja beleza e desperta a atenção de todos por onde passa. Embora grande parte das pessoas já esteja familiarizada com o visual da raça, é bem possível que a personalidade gentil, sociável e carinhosa do gato Angorá ainda seja uma surpresa para muita gente. Sendo assim, que tal conhecer um pouco mais sobre como essa raça se comporta? Vem com a gente!

Qual raça de gato você é?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gato Angorá: saiba como o felino queridinho da realeza surgiu!

Antes de mergulhar de cabeça nas características da personalidade do gato Angorá, vale a pena entender melhor o surgimento da raça. A história do gato Angorá é bem antiga e começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - que é o motivo pelo qual o bichano é conhecido pelo nome “Angorá Turco”.

Alguns estudos mostram que a raça surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos a Turquia, como a Rússia e o Irã. Outras crenças, porém, associam a raça Angorá com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem muito peludo e resistente a temperaturas frias.

Apesar das diferentes teorias, uma coisa é certa: o peludinho de focinho achatado e queixo arredondado chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ele se encantou pela beleza dos gatinhos e levou um casal para perpetuar a raça em terras europeias. A partir disso, o gato Angorá se tornou o queridinho da realeza, devido a sua postura e elegância. Anos depois, ficou conhecido em todo o mundo.

A raça de gato Angorá é bastante inteligente e carinhosa

Basta um pouco de convivência com um gato Angorá para perceber que o animal pode ser pra lá de inteligente! Preenchendo a lista de gatos mais inteligentes do mundo, o gato desta raça é muito esperto e, por isso, pode aprender muitas coisas com seus tutores. Inclusive, uma curiosidade sobre gato Angorá é que é totalmente possível adestrar um gato da raça. Truques e comandos são bem assimilados pelo felino.

Mas, não se engane! A inteligência não é a única característica da personalidade do gato Angorá. O bichano também é bastante amigável e companheiro, o que faz com que ele seja bastante apegado aos seus donos. Além disso, ele é um dos gatos mais carinhosos e não perde a oportunidade de passear entre as pernas dos humanos. Mas lembre-se: o carinho não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, gato provavelmente vai pedir para descer. 

O Angorá Turco é ideal para mora em apartamentos

Os gatos Angorá são a escolha certa para quem mora em locais pequenos, como apartamentos. Por ter o temperamento tranquilo e silencioso, com poucos miados, o felino é o sonho de qualquer vizinho! Ainda assim, não esqueça de um cuidado importante com o Angorá: gato precisa ser estimulado fisicamente e mentalmente, seja com brincadeiras ou com a gatificação do espaço.

Fotos de gato Angorá para se apaixonar

Gato Angorá branco filhoteGato Angorá pretoGato Angorá cinzaGato Angorá rajadoGato Angorá branco com heterocromiaGato Angorá rajado deitado na gramaGato Angorá cinza peludo com céu no fundoGato Angorá amarelo deitado em banco ao ar livreDois gatinhos Angorá juntos, um branco e um pretoRaça de gato Angorá branca deitada

Gato Angorá: cores da raça também podem refletir a personalidade do bichano

A cor do gato pode ter uma forte influência na personalidade nas diferentes raças de gato. Angorá, por mais que tenha alguns traços determinados pela genética, também pode ser impactado pela tonalidade dos pelos. Ou seja, se for um gato Angorá amarelo, por exemplo, ele pode ser mais festeiro e agitado do que um gato branco.

Abaixo, veja algumas curiosidades sobre o comportamento de diferentes cores do gato Angorá Turco:

Gato Angorá branco — São gatinhos mais tímidos e reservados. Eles têm um lado independente, mas ao mesmo tempo criam uma ligação especial com os donos e podem ser afetuosos.


Gato Angorá preto — São animais com uma personalidade amável e tranquila. Eles costumam ser muito ligados com a família e amam dar e receber carinho.


Gato Angorá preto e branco — São animais bem agitados e eufóricos. Eles gostam de brincar e são bem amigáveis, mas podem se irritar se algo sair do planejado.


Gato Angorá cinza — São gatinhos com uma personalidade bem extrovertida. Eles têm um lado aventureiro e explorador, mas ao mesmo tempo são carinhosos e mansos.


Gato Angorá laranja — São pets mais descontraídos e super sociáveis. Eles gostam de atenção, não têm nada de tímidos e adoram socializar, mas também são um pouco preguiçosos. Também é chamado de gato Angorá amarelo.


Gato Angorá rajado — São gatinhos com uma personalidade mais tranquila e apegada. Eles até gostam de brincar e são curiosos, mas também amam ficar ao lado da família.

Filhote de gato Angorá: o bichano requer bastante atenção

Se um Angorá em tamanho normal já é um poço de fofura, imagina a versão pequena da raça? O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso. A raça tem energia de sobra e, por isso, deve ter um espaço gatificado em casa. Nesse caso, vale investir em um enriquecimento ambiental para o seu novo amigo, com brinquedos para gatos, arranhadores e tudo o que tiver direito.

Além disso, garantir que o gato Angorá filhote se sinta seguro e acolhido é fundamental nesse processo. Por isso, apostar em uma caminha adequada para ele dormir nas horas livres — porque, acredite, o gato Angorá filhote dorme bastante — é uma dica certeira. Não esqueça também de colocar telas de proteção nas janelas e espaços abertos da casa, pois tanta euforia do filhote pode fazer com ele fuja e se perca.

O gato Angorá e a relação com crianças, estranhos e outros pets

Relação com crianças — O comportamento com as crianças é outro ponto forte do pet. A raça de gato Angorá é inteligente e carinhosa, sendo ideal para famílias que possuem crianças que gostam de ter um bichinho ao seu lado. Apegado aos seus donos, o felino desta raça gosta de brincar e de receber bastante atenção humana, sendo uma ótima companhia para as crianças.

Relação com estranhos — Os gatinhos Angorá são fãs de um bom contato humano, por isso costumam ser bastante receptivos até com quem eles não conhecem. Esse é um outro claro sinal de inteligência da raça, já que mostra que o Angorá se adapta bem a diferentes situações.

Relação com outros pets — Tutores que sabem como socializar gatos desde filhotes percebem que os gatos de raça Angorá, além de se darem bem com crianças e estranhos, também têm habilidade em fazer amizades com outros pets. Isso inclui outros gatos e até cachorros. É uma uma questão de socialização e saber como acostumar um gato com outros bichinhos.

Quanto custa um gato Angorá?

Para adquirir um gato Angorá, preço geralmente varia entre R$ 3.000 e R$ 7.000. O valor final vai depender de algumas características do bichano, como cor dos pelos, sexo e linhagem genética. Uma gata Angorá fêmea costuma ser mais caro do que um gato macho. Dependendo do criador, também pode oscilar — especialmente se o felino já estiver vacinado e vermifugado. Outra possibilidade, além da compra, é procurar um gato Angorá para adoção.

Em todo caso, para quem quer saber como adquirir gato de raça com segurança, uma dica valiosa é conhecer bem o gatil. Procure referências, avaliações de outros clientes e até realize algumas visitas, se for possível. Essa é uma maneira de garantir que filhotes e pais são bem tratados e não sofrem qualquer exploração. Também é bom ficar atento com uma coisa sobre o gato Angorá: valor muito abaixo do mercado é sinal de alerta!

Publicado originalmente em: 07/05/2020

Atualizado em: 08/12/2023