Os gatos brancos possuem um olhar tímido e geralmente são menos agitados do que os felinos com outros tipos de pelagem. Sim, a cor do pelo do seu gato pode determinar alguns traços de personalidade do animal. É bastante normal que a cor da pelagem determine a compra ou adoção de um gatinho, já que cada pessoa pode ter suas preferências. Tem quem prefira gato preto, laranja ou bicolor, mas também tem os apaixonados pelos felinos brancos. Pensando nisso, o Patas da Casa separou uma lista com as raças de gatos branco mais comuns para quem sempre sonhou em ter um bichinho com essa cor. Veja a seguir quais são elas!

Gato Ragdoll: cor branca pode se manifestar na raça gigante


O gato Ragdoll é bem peludinho e pode ser encontrado com a cor da pelagem branca
O gato Ragdoll é bem peludinho e pode ser encontrado com a cor da pelagem branca

O Ragdoll, muito confundido com o gato Ragamuffin, é uma raça de gatos gigantes que consegue encantar facilmente qualquer um. Eles são bastante dóceis e costumam se dar bem com todo tipo de humano: adultos, crianças e até mesmo os idosos. O Ragdoll é um gato que pode ter diferentes padrões de cores e o branco é um deles. O bichano também pode ser encontrado nas cores castanho, azulado, chocolate, ruivo e escaminha. Para quem deseja a companhia de um felino amigável, companheiro e que adora um colo, essa pode ser uma ótima opção de gatinho para se ter por perto. 

Himalaio: gato também apresenta cor da pelagem branca


O gato Himalaio, embora seja branquinho no corpo, apresenta manchas na região do rosto e patas
O gato Himalaio, embora seja branquinho no corpo, apresenta manchas na região do rosto e patas

O gato Himalaio é uma raça de médio porte e que é uma mistura de outras duas raças muito admiradas pelos amantes de felinos: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, o bichano é puro amor, né? Além de ser bem peludinho como um Persa, esses animais também possuem as mesmas marcas escuras que um gato Siamês tem no rosto e nas patas. A cor dos pelos desse felino costuma se manifestar da seguinte maneira: a pelagem do corpo do animal é branca, mas pode chegar a uma tonalidade mais bege; enquanto a marcação no rosto e nas patas pode em tons azulados, lilás, ruivo ou com variações da cor marrom (do claro ao mais escuro).

Gato Burmilla: os felinos da raça costumam ser brancos


Gato Burmilla: a raça recente de felinos geralmente tem os pelos brancos, mas pode apresentar manchas
Gato Burmilla: a raça recente de felinos geralmente tem os pelos brancos, mas pode apresentar manchas

A raça de gato Burmilla é uma das mais recentes que existem e, por isso, ela não é tão fácil de ser encontrada. Os animais desta raça são divertidos e sociáveis, mas também têm uma personalidade mais independente e não exige tanta atenção. Sua pelagem é extremamente macia e pode ser curta ou longa, sendo o branco a cor mais comum. Mas vale destacar que, embora a maioria desses gatos tenham os pelos clarinhos, ele também pode apresentar alguns sombreados pelo seu corpo.

Raças de gatos branco: Khao Manee é uma das mais comuns


O Khao Manee é uma verdadeira graça e tem tudo para ser uma das raças de gatos brancos mais amadas!
O Khao Manee é uma verdadeira graça e tem tudo para ser uma das raças de gatos brancos mais amadas!

Se você ainda não conhece o gato Khao Manee, chegou a hora de se apaixonar! Os felinos desta raça, além dos pelos completamente brancos, possuem também outra característica bem peculiar e que chama muita atenção: seus olhos. Grandes e brilhantes, a cor dos olhos do Khao Manee são marcantes, sendo geralmente azul ou verde. Mas o mais interessante é que esses animais muitas vezes também podem ter um olho de cada cor - condição chamada de heterocromia -, e que se destacam ainda mais devido a sua pelagem. Além disso, esses felinos também são muito brincalhões e amigáveis, sendo uma ótima companhia para diversos momentos.

Turkish Van é uma das raças de gatos brancos mais populares


O Turkish Van pode ter alguns sombreados pelo corpo, mas seus pelos geralmente são bem branquinhos
O Turkish Van pode ter alguns sombreados pelo corpo, mas seus pelos geralmente são bem branquinhos

O gato Turkish Van - também chamado de Van Turco - é, como o próprio nome já indica, originário da Turquia e é uma raça de porte médio para grande. Embora seja um gato com o corpo bem branquinho, esses felinos também podem apresentar sombreados nas cores vermelho, bege, preto, azul, bicolor ou até mesmo com tons de casco de tartaruga. Para quem procura um gato bem família, o Turkish Van pode ser tudo que você estava procurando! Eles são muito amorosos, inteligentes e fazem de tudo para agradar seus tutores.

Gato Angorá Turco: características físicas do animal incluem a cor da pelagem branca


O Angorá Turco tem muita classe e é bem peludo e branquinho, típico da realeza
O Angorá Turco tem muita classe e é bem peludo e branquinho, típico da realeza

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como o Turkish Van, o gato Angorá Turco também tem origem turca e é considerado um gato da realeza. Tanto é que as características físicas desta raça são dignas de um reinado: pelos bem felpudos e macios de cor branca, olhos grandes e brilhantes e uma postura elegante. Aliás, da mesma forma que o gato Khao Manee pode ter heterocromia (um olho de cada cor), o Angorá Turco também pode apresentar essa condição. Já sobre a pelagem deste felino, embora seja mais fácil de encontrá-lo na cor branca, outras possíveis cores de pelo são preto, cinza e ruivo.

Redação: Juliana Melo