Escolher uma boa areia para gato nem sempre é fácil. A maioria dos tutores costuma testar vários tipos antes de descobrir qual é a melhor opção, tanto na questão do custo-benefício quanto na adaptação dos pets aos grãos.
Se você já tem uma caixa de areia para gatos em casa, mas ainda não sabe qual substrato usar, não precisa mais se preocupar. O Patas da Casa conversou com alguns tutores de gatinhos reais, e eles deram dicas valiosas para você escolher uma boa areia para gato. Confira!
Para Lucas e Taylor, a areia biodegradável para gatos é a melhor opção
Lucas Mizumoto é o tutor da gatinha Taylor. Ele acredita que a areia natural (ou areia biodegradável para gatos) é o melhor tipo. Para chegar a essa conclusão, Lucas testou diferentes versões, como granulados à base de argila, areia sílica para gatos e, por fim, a areia natural, que foi a grande escolhida e pode ser à base de milho ou mandioca). Mas por que isso?
O tutor explica: “Essa areia para gato rende melhor, forma torrões mais firmes, é mais fácil de identificar anomalias do animal (cor da urina ou algo estranho nas fezes, por exemplo). O fator ecológico também é algo que levo em consideração na hora de comprar.”
Taylor, inclusive, se adaptou muito bem com o material, o que facilitou ainda mais essa escolha. “Ela se acostumou logo de primeira com esse tipo de areia e o fato de formar torrões mais fáceis faz com que ela cave menos e jogue menos areia para fora. A areia que ela não se acostumou de jeito nenhum foi a sílica. Percebi que passou a ir menos na caixinha, sentia incômodo (acredito que pelo material machucava as patas) e foi a que tive maior desperdício.”
Areia sílica para gatos é a escolha do Felipe e da Wanda
Cada tutor pode ter uma experiência diferente com os tipos de areia de gato. Se a Taylor não gostou muito da sílica, a Wanda, gata laranja do Felipe Costa, não teve nenhum problema com esse material. Inclusive, essa é a recomendação do tutor para quem ainda não decidiu qual produto comprar.
“Já usei areia para gato de diversas marcas, sílica com cristais mais finos, outros maiores, areia biodegradável para gatos, grãos mistos… A areia sílica de cristais finos foi a que segurou melhor o cheiro e achei melhor pra limpar também. Além disso, prende menos na patinha dela”, justifica Felipe - e a Wanda concorda, pois usa tranquilamente esse tipo de areia.
Areia para gato de argila é o que ganha o Matheus e as gatinhas dele
Para quem ainda gosta de praticidade, a areia para gatos de argila também costuma ser uma boa opção. Pelo menos foi isso que funcionou melhor com o Matheus Chahoud, tutor de três bichanas: a Gatinha, a Putthy e a Dinobaby.
A experiência de Matheus foi a seguinte: “Eu testei o granulado de madeira e o mineral. Não deu muito certo comigo porque o granulado de madeira se desfaz com o xixi e o mineral absorve tudo, então ficava um cheiro muito forte. A melhor areia para gato é a de argila porque faz torrão”.
O tutor ainda dá dicas valiosas para futuros pais de pet, dizendo que o ideal é focar nas areias de cor clara, pois elas ajudam a identificar qualquer alteração no xixi do gato. Sobre a preferência das gatas, ele diz: “Nunca senti problema para elas usarem a caixinha, mas uma coisa que eu percebi é que uma das gatas não gostava de cavar no granulado. Ela ficava cavando em volta da caixa, e quando mudou pra areia comum ela começou a cavar dentro”.
Para Mariane e seus gatos, a areia para gatos de mandioca não tem comparação
A tutora Mariane Abreu, dona do Oliver e da Zoe, é defensora convicta da areia para gato feita de mandioca. Dentre as várias opções que ela testou, que inclui a areia sílica e o granulado de madeira, a areia de mandioca foi a melhor opção que ela encontrou para cuidar dos seus dois gatos.
Segundo ela, existem vários motivos que justificam essa preferência: “A areia de mandioca para gatos é a que tem melhor custo-benefício porque dura mais tempo. O xixi forma grãos bem durinhos, então você não gasta tanta areia assim. Também tem o cheiro. Não fica com aquele cheiro de xixi de gato (e as outras ficam com cheiro mesmo você tirando assim que eles fazem). Também não tem lama, porque o torrão fica bem firme e não faz sujeira.”
Afinal, como escolher a melhor areia para gato?
Os tutores deram a dica, mas essa escolha tem que ser individual. O ideal é testar diferentes tipos de areia para gato antes de decidir qual é a melhor para você e para o seu bichano. De toda forma, uma dica importante é sempre preferir grãos finos que não incomodem a patinha do animal e formem torrões firmes.