Gato

Gata prenha: quais os principais cuidados que você deve ter durante e depois da gestação?

Publicado - 14 Abril 2020 - 17h58

Atualizado - 26 Abril 2024 - 12h18

Com uma gestação de gato à vista, é fundamental que o tutor tome alguns cuidados para que a gravidez da felina transcorra da melhor maneira possível. Mesmo que os gatos sejam animais autossuficientes na maioria dos casos, há diversas tarefas simples, mas essenciais, que você pode fazer para deixar a gata prenha confortável, feliz e tranquila. Após dar à luz, a mamãe e seus gatinhos recém-nascidos continuam precisando de atenção, especialmente se algo fora da normalidade ocorrer e você precisar ligar para o veterinário. Se sua gata está esperando uma ninhada, não se preocupe! O Patas da Casa reuniu as informações necessárias para que você prepare a futura mamãe para a chegada dos filhotes, além de dicas pós-parto. Confira!

Como preparar a casa para uma gata prenha?

Cerca de duas semanas antes do nascimento dos gatinhos, você deve preparar uma área tranquila, arejada e acolhedora para a gata prenha dar à luz. Quando não há um lugar adequado disponível, as mamães costumam escolher os espaços mais inconvenientes para receber a ninhada. Certifique-se de deixar a sua gatinha longe de outros animais da casa e crianças — com as gatas prenhas, comportamentos agressivos podem aparecer nas últimas semanas de gestação.

No local da casa escolhido, monte um “caixa maternidade” para abrigar a gata e seus filhotes. Opte por um compartimento espaçoso e alto o suficiente para que os gatinhos não caiam para os lados (de 10 a 15 centímetros). Para facilitar a limpeza, forre a base com um saco plástico e jornal. Por cima, coloque um cobertor macio ou uma toalha. Veja algumas sugestões para preparar o refúgio da sua mamãe felina:

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

  • Caixa de transporte para gatos, com abertura frontal e a porta removida;
  • Caixa de papelão (sempre uma escolha popular entre os gatos!);
  • Cesto de plástico para roupas, não tão alto;
  • Caixote de feira revestido com um cobertor.

Prepare o ninho alguns dias antes do parto e deixe a sua gata encontrá-lo sozinha. Caso ela não ache ou não queira se aproximar, dê mais um tempinho para ela. Como os gatos são imprevisíveis, é possível que a mamãe escolha uma área diferente para receber os filhotes — se esse for o caso, é melhor deixá-la em paz, desde que o local não seja perigoso.

Como lidar com a carência da gatinha grávida?

Durante a gravidez, algumas gatas podem apresentam sinais de carência excessiva. Isso acontece porque o instinto maternal já está aflorando no animal. Se a sua gata começar a buscar carinho, passar por suas pernas e ronronar acima do normal, dê mais atenção a ela. Afinal, uma gatinha grávida merece todos os mimos, certo?

Como é a alimentação de uma gata prenha?

O cuidado com a alimentação do animal deve ser vista com atenção pelo tutor. Durante a gestação, gato têm a tendência de comer mais que o habitual, desde o começo da gravidez até o período de amamentação. A seleção de alimentos deve conter todas as vitaminas e nutrientes necessários para que os gatinhos se desenvolvam com saúde. Vale a pena consultar o veterinário para que ele possa indicar uma dieta especial para a gatinha grávida.

 

Gata prenha deitada no chão

 

Gestação de gato precisa do acompanhamento de um veterinário?

Antes de tudo, é importante procurar o veterinário para discutir a aptidão da sua gatinha procriar e receber orientações sobre vacinação. Porém, se ela já estiver grávida, converse com o médico sobre cuidados específicos, como o que o gato pode comer nas diferentes fases da gravidez e procedimentos de vermifugação. Em relação à hora do parto, o mais comum é que ocorra naturalmente, sem a intervenção humana. Porém, ligue para a assistência veterinária caso você encontre algum problema.

Como deve ser o parto em casa?

Independentemente se você já presenciou o nascimento de gatos ou não, lembre-se de manter a calma e não entrar em pânico quando a hora chegar. O segredo para ser um acompanhante de parto perfeito é respeitar o tempo do animal e ter o espírito de espectador. Prefira observar a sua gata em silêncio, à distância, sempre com cuidado para não deixá-la ansiosa ou provocar algum tipo de estresse. Limite também o número de pessoas no ambiente para que tudo flua sem nenhuma distração à mãe. Veja abaixo algumas etapas do trabalho de parto, do início das contrações à chegada dos gatinhos:

  • As contrações começam, mas não são necessariamente visíveis. A gatinha geralmente fica inquieta e à procura de um lugar para dar à luz, mesmo que isso já tenha sido escolhido;
  • A futura mamãe pode vocalizar intensamente, ou seja, ronronar e miar muito alto. Ela também costuma ficar ofegante e arranhar o local do ninho;
  • É possível que a gata comece a se lamber constantemente, principalmente após o surgimento de um líquido branco ou amarelado e a liberação do tampão mucoso. A partir daí, não demora muito até que os primeiros filhotes comecem a nascer;
  • A duração do parto varia de animal para animal, mas geralmente ocorre entre 6 e 12 horas, podendo chegar a 24 horas em alguns casos. Cada gato filhote surge em um intervalo de 30 a 45 minutos;
  • Os gatinhos sairão conectados ao cordão umbilical e dentro da bolsa amniótica (membrana fina que envolve o filhote), que a mamãe deverá romper com a boca. Na sequência, ela vai lamber a cria para limpar e encorajá-la a começar a respirar;
  • Após o nascimento de cada um, haverá a expulsão das placentas. A gata poderá comer algumas delas, mas isso é completamente normal no mundo felino — não se preocupe!

Quais complicações podem ocorrer e quando é preciso intervir?

Dar à luz é um processo natural e, normalmente, a gatinha já sabe exatamente o que fazer. Dê espaço a ela e interfira apenas em caso de complicações. Se a futura mamãe estiver com alguma dificuldade, você poderá ajudá-la cuidadosamente. Para problemas mais sérios, entre em contato com o médico veterinário. Assim que o parto começar, é importante deixar o telefone do profissional de emergência em mãos e o meio de transporte preparado.

Caso a mãe não consiga romper a membrana, você deverá fazer esse procedimento, sempre mantendo a higiene do espaço e utilizando luvas. Rompa cuidadosamente a bolsa amniótica e coloque o recém-nascido em cima de uma toalha. Limpe suavemente as secreções do nariz e boca do gatinho para que ele consiga respirar. Se quiser, passe gentilmente um pano morno nele para criar uma sensação de aconchego.

Veja algumas situações em que o veterinário deverá ser chamado:

  • Se após aproximadamente duas horas a partir do início do parto não surgir um gatinho;
  • Se o parto durar mais tempo que o normal;
  • Se a gata estiver com contrações fortes e não conseguir expelir o gatinho. Isso pode indicar alguma obstrução ou um filhote com tamanho acima da média;
  • Se um gato ficar preso no meio do caminho;
  • Se houver perda de sangue excessiva ou secreção esverdeada;
  • Se o primeiro gatinho chegou e nenhum outro apareceu depois de uma hora;


Verifique se há menos placentas em relação à quantidade de gatinhos. Embora a gata possa ter comido algumas — ou todas — para esconder a evidência do nascimento ou dois filhotes terem compartilhado a mesma, isso pode ser um sinal de placenta retida. Na dúvida, ligue para o veterinário.

Gato filhote: como são os momentos logo após o parto?

Quando o nascimento estiver concluído, a nova mamãe irá se limpar e permitir que a sua prole se alimente. Se algum filhote de gato não conseguir mamar, consulte o seu veterinário para que ele possa fornecer orientações e, talvez, recomendar um substituto do leite. Lembre-se: gatinhos recém-nascidos não podem passar mais do que algumas horas sem leite.

O calor é muito importante para os pequenos felinos. Normalmente, a gata usa a própria temperatura do corpo para manter os recém-nascidos aquecidos, mas ela pode ignorar essa tarefa se estiver muito cansada e perturbada. Nesse caso, use recursos artificiais para fornecer calor aos bichinhos, como uma bolsa de água quente coberta com uma toalha por perto. Certifique-se ainda que a roupa de cama esteja limpa e seca.

Garanta também que a mamãe gata tenha acesso à água, comida e caixa de areia limpa. Mas atenção: escolha um lugar fora do alcance dos gatinhos para que eles não fiquem presos ou se afoguem.

Com quanto tempo os filhotes de gato podem ser separados da mãe e qual a importância de respeitar isso?

Nos primeiros dias de vida, os gatinhos são totalmente dependentes da mãe. Se possível, não os separe até pelo menos oito semanas de idade, exceto sob orientação veterinária. Durante esse período, os filhotes têm acesso ao leite materno, uma fonte de nutrientes fundamental para o desenvolvimento saudável. Separá-los precocemente da mãe pode gerar deficiências nutricionais, além de problemas comportamentais. Peça o conselho do veterinário sobre o melhor momento para realocar os gatinhos.

Redação: Guilherme Segal

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cachorro

Parada cardiorrespiratória em cachorro: tudo que pode causar

Nos últimos dias, não se fala em outra coisa que não seja a história de um Golden Retriever chamado Joca, cachorro que morreu em via...

Gato

Qual o maior gato selvagem do mundo? Descubra quais são os grandes felinos mais impressionantes

Gatos selvagens sempre chamam atenção e despertam curiosidade, principalmente os de grande porte. A verdade é que “gato selvagem” nã...

Adote um animal

Gata viaja 70 km escondida embaixo de caminhão e é adotada após ser descoberta pela PRF

Viajar com gato não é uma tarefa tão simples. Os felinos normalmente são muito apegados com a rotina e não gostam de ser tirados da ...

Cuidados

Após morte do cachorro Joca em viagem da Gol, governo anuncia Política Nacional para transporte aéreo de animais

Em reunião realizada em Brasília na última quinta (25), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação C...

Gato

Gato ciumento: 10 raças de gato que mais sentem ciúmes do dono

Os gatos compartilham diversas emoções com os humanos no dia a dia, incluindo felicidade, tristeza, alegria e, surpreendentemente, o...

Cuidados

Grupo de pets homenageia e pede justiça por Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião

O caso chocante do Joca, o Golden Retriever que morreu em viagem de avião da Gol na última segunda-feira (22), tem gerado grande rep...

Comportamento

Quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Veja a lista!

Já parou para se perguntar quais são os cachorros mais perigosos do mundo? Essa é uma questão que causa muita polêmica, mas que gera...

Ver todas