A amamentação dos gatos é muito importante para o desenvolvimento dos filhotes. Para que o leite tenha uma produção adequada e sem complicações, são necessários certos cuidados pós parto, principalmente com a alimentação da gata parida. A lactação sempre é um processo que gera muitas dúvidas nos tutores. Quanto tempo dura a amamentação dos gatos? Gato castrado pode amamentar? Esses são uns dos questionamentos mais comuns e para responder essas e outras questões, o Patas da Casa preparou uma matéria completa com informações sobre a amamentação felina. Dá só uma olhada!

Gata parida: qual a importância do leite materno para os filhotes?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O leite materno é o principal alimento para o filhote de gato. As mamadas após a primeiras horas de parto são cruciais para o desenvolvimento desses animais. Nesse período, é liberado o colostro, que é uma substância que antecede o leite e é ideal para os recém-nascidos. A substância ajuda na imunidade dos filhotes - ou seja, eles ficarão mais protegidos. Os animais que não recebem o colostro têm a imunidade comprometida, já que os filhotes terão mais dificuldade para produzirem anticorpos.

Após a liberação dessa substância, a gata parida começa a produzir o leite materno. A lactação ocorre 36 horas após o parto dos filhotes. O leite é a única fonte de nutrientes e energia dos felinos nessa fase de vida, contendo gorduras, proteínas e minerais (como o cálcio). Essa composição é perfeita para a necessidade energética que um gato precisa para crescer de forma saudável. Assegurar que a amamentação ocorra de forma correta é um dos cuidados pós parto de gato mais importantes.


O processo de desmame do filhote de gato precisa ser gradual
O processo de desmame do filhote de gato precisa ser gradual

Quais as principais diferenças na alimentação da gata gestante e após o parto?

gata gestante vai aumentando os seus requisitos de energia em torno de 10% a cada semana de gestação. Na fase final da gestação, a gatinha consumirá cerca de 70% mais energia que o normal. No entanto, pouco antes e logo após o parto o consumo alimentar da gata é reduzido e vai aumentando de acordo com as demandas da lactação. A gata parida produzirá até 250ml de leite por dia e, por isso, as necessidades nutricionais dela aumentam cerca de duas vezes em relação ao período da gestação. Por isso, durante o período da lactação é importante que se escolha uma ração para gato de alta qualidade, com uma composição de nutrientes e ácidos graxos ideias para a produção de leite. A hidratação também é crucial para o bem-estar da gata. Por isso, deixe fontes de água fresca disponíveis em vários pontos da casa.

Quanto tempo a gata amamenta?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo dura a amamentação dos gatos. O desmame é um processo gradativo e pode possuir um tempo variável. A maioria dos filhotes começa a se interessar por outros alimentos entre a terceira e quarta semana de vida. Esse processo deve ocorrer aos poucos. A alimentação do gato filhote deve ser gradual e o mais comum é que os gatinhos percam o interesse pela amamentação com o passar do tempo. Não há necessidade de interromper o convívio entre mãe e filhote para realizar o desmame. Alguns tipos de ração, podem ser consumidas pela mãe e também pela cria, fazendo com que o gatinho se interesse por outros alimentos comendo junto com ela. Esse processo costuma se efetivar por completo entre a sexta e décima semana de vida dos filhotes, quando eles costumam não se interessar mais pelo leite materno.


Gata amamentando: a força dos filhotes puxando o leite pode fazer com que as mamas da mãe sofram lesões
Gata amamentando: a força dos filhotes puxando o leite pode fazer com que as mamas da mãe sofram lesões

Gata parida: quando o leite para de ser produzido?

O leite da gata deve secar naturalmente e quando esse processo não ocorre, a felina pode sofrer complicações, como os casos em que o leite empedra. Essa condição causa muito incômodo e deve ser avaliada por um médico veterinário. Pode ser que seja necessário administrar um remédio para secar o leite. A amamentação também é um período que pode ser estressante para a bichana. Na hora de mamar, os filhotinhos puxam o leite com muita força e isso pode desencadear lesões na região. Por isso, é importante que o tutor esteja sempre atento e verificando a gata durante a fase da amamentação. Um simples inchaço pode evoluir para inflamação e resultar em doenças graves, como a mastite em gatas.

Gata pode ser castrada durante o período de amamentação?

A castração de gata fêmea é uma cirurgia muito importante para a saúde das gatinhas. Além de impedir que a gata se reproduza e entre no cio, esse procedimento previne infecções uterinas e reduz os riscos de tumores mamários. Sendo altamente recomendado, muitos tutores se perguntam se pode castrar uma gata que deu à luz a filhotes recentemente. Se a amamentação ainda está ocorrendo, a cirurgia de castração na mãe não é recomendada. Como dito acima, o período da lactação pode ser muito estressante para a gata. Passar por uma recuperação de esterilização enquanto os filhotes ainda dependem dela pode deixar esse processo ainda mais complicado. Por isso, o mais recomendado é castrar a gata depois que os filhotinhos deixam de mamar. 

Redação: Hyago Bandeira