Cuidados

Fralda para cachorro: quais são as indicações de uso?

A fralda para cachorro é indicada em situações específicas, como quando o cão é idoso ou possui algum problema de locomoção
A fralda para cachorro é indicada em situações específicas, como quando o cão é idoso ou possui algum problema de locomoção

Todo mundo que tem um pet provavelmente já ouviu falar da fralda para cachorro em algum momento. O acessório costuma ser recomendado para animais que precisam de cuidados especiais e que não conseguem ter total controle sobre as suas necessidades fisiológicas, como é o caso de cães idosos. Por conta disso, a fralda de cachorro é um acessório bastante atípico e que só é indicado em situações muito específicas. Mas como saber se o cachorro precisa de fralda? Como utilizar a fralda descartável para cachorro de maneira correta? Para tirar essas dúvidas, reunimos algumas informações importantes sobre o assunto.

Fralda para cachorro: em que situações o acessório é necessário?

Como já deu para perceber, a fralda de cachorro não é tão usual assim. Quando o animal ainda é filhote, por exemplo, não há a menor necessidade de utilizar o acessório, diferente do caso de bebês humanos. Então quando utilizar a fralda para cachorro?

A indicação é dada quando o doguinho não consegue controlar a bexiga - que é o que normalmente ocorre com o cachorro idoso - ou tem alguma limitação que o impede de fazer suas necessidades de maneira correta. A fralda de cachorro também pode ser bem útil após uma cirurgia ou quando a cadela está no período do cio. Veja as principais situações abaixo:

  • Fralda para cachorro pós-cirurgia:

O pós-cirúrgico dos doguinhos costuma ser bem delicado, e é importante dar uma atenção especial ao pet, seguindo todas as orientações do médico veterinário. É comum que o cãozinho não consiga fazer plenamente suas necessidades, sendo necessário colocar uma fralda descartável para cachorro no seu amigo.

  • Fralda para cachorro idoso:

Conforme o cão fica mais velho e atinge a terceira idade, ele acaba perdendo o controle de algumas partes do corpo, como a bexiga, ou desenvolvendo uma disfunção cognitiva, que é semelhante ao Alzheimer. Por isso, é normal encontrar um cachorro idoso fazendo xixi e cocô no lugar errado. A fralda para cachorro ajuda nesses casos.

  • Fralda para cachorro deficiente ou com doenças urinárias:

Cães paraplégicos ou que possuem problemas que limitam o movimento do corpo também precisam de fralda para cachorro. O mesmo vale para aqueles animais que têm incontinência urinária ou outros problemas no trato urinário que inibem o controle da bexiga. É importante trocar a fralda de cachorro regularmente, conforme o cão faz suas necessidades.

  • Fralda para cachorro no cio:

Ainda que o acessório seja indicado principalmente para casos de saúde, também é possível utilizar uma fralda para cachorro no cio. O papel da fralda seria semelhante ao de uma calcinha higiênica, ajudando a conter o sangramento e impedindo que a cadelinha suje o ambiente em que vive.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Fralda de cachorro: não esqueça de acostumar seu pet com o acessório antes de viagens
    Fralda de cachorro: não esqueça de acostumar seu pet com o acessório antes de viagens

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    A fralda descartável para cachorro pode ser usada em viagens?

    Além dos casos mencionados acima, a fralda higiênica para cachorro também é muito indicada para quem pretende viajar com o cãozinho por muitas horas. Como o animal não terá a liberdade de fazer xixi e cocô durante o trajeto - especialmente quando a viagem é de avião ou de ônibus -, a fralda de cachorro acaba sendo a solução ideal para garantir o bem-estar do pet do início ao fim. Dessa forma, se ele sentir vontade de aliviar suas necessidades, não vai sujar nenhum local.

    A única atenção, porém, é que o doguinho já deve estar acostumado com o acessório nessas ocasiões. Não adianta querer viajar com o cachorro e apresentá-lo à fralda de última hora porque ele não se sentirá confortável com o acessório e vai estranhar bastante. Por isso, uma boa dica é introduzir a fralda de cachorro aos poucos na rotina do pet para que ele já esteja totalmente adaptado durante a viagem.

    Como fazer fralda para cachorro? Veja algumas dicas que podem ajudar!

    O mais indicado é comprar uma fralda descartável para cachorro pronta no petshop, que vai estar no tamanho certo para vestir seu bichinho de estimação e terá um forro adequado para suportar as necessidades do seu pet. No entanto, em situações emergenciais, é possível improvisar também uma fralda descartável de duas formas diferentes, como veremos a seguir.

    1) Pegar uma fralda descartável de bebês e “adaptar” para o seu cãozinho. Nesse caso, é importante fazer um furo na parte traseira para que o rabinho do seu amigo fique livre o tempo todo. Também é importante verificar se o elástico da fralda não está muito apertado, ou isso pode causar grande desconforto no seu pet. 

    2) Utilizar uma camisa velha ou um pedaço de pano para improvisar a fralda de cachorro. Se essa for sua escolha, o processo é um pouco mais trabalhoso e ainda corre o risco de vazar, visto que não será feito com um material apropriado. Para recortar a fralda na medida certa, você poderá utilizar uma fralda descartável comum como base, lembrando sempre de fazer um buraquinho para o rabo do cachorro.

    Redação: Juliana Melo

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Próxima matéria

    Gatos trocam de dente? Entenda mais sobre a dentição felina

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão
    Cuidados

    Creche para cachorro: entenda o serviço, quando é necessário e quais são os benefícios para o seu cão

    Os cães são animais que, na maior parte do tempo, não gostam de ficar sozinhos - afinal, antes de serem domesticados, eles viviam livres em matilhas. Com a vida urbana, muitos cães acabam não recebendo os estímulos adequados para gastar energia e socializar com outros animais e pessoas. Para auxiliar a vida do tutor, que nem sempre consegue estar perto de seu pet durante o dia, existem muitas alternativas. Uma delas é a creche para cachorro: uma acomodação diária em que você pode deixar seu amigo em um lugar totalmente adaptado para cães.

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!
    Alimentação

    Vitamina para cachorro: veterinária explica em quais situações os suplementos são recomendados!

    Quando falamos da alimentação dos nossos peludos, sempre surge aquela preocupação em relação aos nutrientes. A ração é suficiente para que se mantenham fortes e saudáveis ou é necessário inserir uma vitamina para cachorro nessa rotina? A verdade é que depende de muitos fatores e um deles é o estado geral da saúde e a idade do animal. A escolha de uma ração de qualidade é determinante para oferecer todos os nutrientes que ele precisa. Cães filhotes, idosos e cadelas prenhas, por outro lado, podem acabar precisando de um suplemento vitamínico. Para entender melhor em quais situações a vitamina para cachorro é recomendada, conversamos com a Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular. Veja o que a especialista falou!

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?
    Ração

    Ração para cachorro: quais os erros mais comuns na hora de alimentar um cãozinho?

    É normal cometer alguns erros quando se trata da alimentação do cachorro, principalmente no caso de quem nunca teve um bichinho de estimação antes. Com o tempo e as orientações do veterinário, o tutor geralmente aprende o que o cão pode ou não pode comer, qual melhor ração para cachorro e a quantidade certa de comida que deve ser oferecida para o pet no dia a dia. O perigo é quando esses erros continuam acontecendo, porque isso pode acabar prejudicando a saúde do cachorro futuramente.

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!
    Raças

    Quais são as raças de cachorro que mais sentem calor? Veja quais cuidados tomar!

    Com o verão se aproximando, é inevitável pensar no conforto e bem-estar dos nossos pets. Sabe-se que, assim como os humanos, os animais também podem sentir calor nos dias mais quentes. Contudo, o que poucas pessoas imaginam é que existem algumas raças de cachorro específicas que sofrem mais com as altas temperaturas desta estação. Pensando nisso, o Patas da Casa separou que raças são essas e quais cuidados devem ser tomados para amenizar o desconforto dos peludinhos durante essa época do ano.

    Ver Todas >

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?
    Cuidados dos animais

    Cachorro de rua: o que fazer ao resgatar um animal abandonado?

    Ver um cachorro de rua precisando de ajuda sempre é uma situação bem delicada. No caso de um cachorro machucado ou em situação de maus-tratos, por exemplo, pode ser necessário fazer o resgate do animal. Mas qual o manejo correto de um cachorro que está sentindo dor ou que tem medo? E se o cachorro aparentar ter dono e está perdido? Como cuidar de um cachorro abandonado após o resgate? 

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?
    Cuidados dos animais

    Quantos dias um gato pode ficar sozinho?

    Você sabe quantos dias um gato pode ficar sozinho? Por seu comportamento independente e inteligência, muitas pessoas acreditam que os felinos podem ser deixados sozinhos em casa por um longo período de tempo. A verdade é que esse é um verdadeiro mito sobre a criação dos felinos domésticos. Um gatinho não pode ser deixado sozinho por muito tempo e existem vários fatores que podem interferir nisso. 

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro
    Cuidados dos animais

    5 dicas para usar o cortador de unha para cachorro

    O cortador de unha para cachorro é um item indispensável na rotina do pet. Aparar as unhas do doguinho está além de uma questão estética: o cuidado é muito importante para o bem-estar do animal. O momento ideal para cortar unha de cachorro é quando elas estão mais aparentes ou fazendo barulho ao caminhar pela casa. Mas apesar de cortar unha de cachorro ser essencial, muitos tutores ainda possuem receio de fazer a prática sozinhos em casa. 

    Meu gato sumiu: o que devo fazer?
    Cuidados dos animais

    Meu gato sumiu: o que devo fazer?

    "Meu gato sumiu!": essa é uma situação desesperadora para qualquer tutor. Casas sem telas de proteção costumam ser as principais causas de sumiços, principalmente quando o gato tem livre acesso à rua. Mas por que isso acontece? Existem vários motivos que podem levar ao desaparecimento de um bichano, mas na maioria das vezes os gatos somem e voltam logo depois, agindo como se nada tivesse acontecido.

    Ver Todas >