O cachorro vomitando ração é uma situação que deixa qualquer tutor preocupado, ainda mais quando envolve filhotinhos. Nessas condições, é comum que a culpa logo caia sobre o alimento, mas às vezes a raiz do problema é totalmente comportamental. Por isso, se você já observou um filhote vomitando ração e não sabe exatamente por que isso aconteceu e nem o que fazer para ajudar o doguinho, estamos aqui para te ajudar. Separamos as principais causas por trás de um cachorro vomitando a ração e as melhores soluções para lidar com isso!
Meu cachorro vomitou a ração: quais os motivos mais comuns?
O filhote vomitando ração é algo que acontece por diferentes razões. Uma das mais comuns é que, após o desmame, o cachorro se empolga na hora de comer e acaba ingerindo uma quantidade exagerada de comida ou faz isso em uma velocidade muito acelerada. No entanto, também não se pode descartar a hipótese de que a culpa disso ter acontecido foi do próprio alimento. Veja abaixo quais são os principais motivos por trás de um cachorro vomitando ração:
1) Cachorro vomitando a ração acontece se o alimento não for apropriado.
Um dos principais motivos que explicam um cachorro filhote vomitando ração é quando o alimento não atende as necessidades do pet. Como todos sabem, a ração de cachorro deve ser comprada de acordo com a idade e porte do animal. Um filhotinho tem exigências nutricionais diferentes de um cachorro adulto ou idoso, e por isso esse é um ponto que importa na hora de escolher a melhor ração para o seu pet.
2) A rápida alimentação também pode deixar o filhote vomitando ração
O filhote de cachorro às vezes vai com muita “sede” ao pote, seja porque ele gostou demais da comida ou porque está competindo com outros animais da casa. O problema é que essa rápida alimentação faz com que o pet ingira uma grande quantidade de ar durante a refeição e mastigue muito mal os grãos. A combinação dessas duas situações é o que pode acabar deixando o cachorro vomitando a ração logo depois de comer.
3) “Meu cachorro está vomitando a ração”: transição feita do jeito errado provoca o sintoma
Mudar frequentemente a ração do cachorro é mais um dos motivos que pode ocasionar um filhote vomitando ração. É preciso entender que o organismo dos caninos deve ser condicionado para se adaptar a um tipo de alimento, então qualquer alteração muito repentina pode acabar provocando vômitos e até resistência alimentar. Para evitar o problema, o ideal é que a nova ração seja misturada com a antiga nos primeiros dias para que a troca ocorra gradativamente sem deixar o cachorro vomitando.

Mais Lidas

Cinomose: tem cura, o que é, quais os sintomas, quanto tempo dura... Tudo sobre a doença de cachorro!
A cinomose canina é uma das doenças de cachorro mais perigosas e sérias, principalmente porque pode afetar cães de todas as idades e raças e é altamente contagiosa. O que causa cinomose é um vírus da família Paramyxovirus, e quando o animal não é tratado da forma correta, a doença pode até ser fatal (não apenas para o que foi infectado primeiramente, mas para todos os que estiverem em contato com ele).

Feridas em cachorro: veja as mais comuns que atingem a pele do animal e o que pode ser
As feridas em cachorro podem ter muitas causas e é preciso avaliar a gravidade da situação. Se o seu cão surgiu algum arranhão ou machucados de leve depois de brincar muito com outros animais, o melhor é observar, mas se as feridas na pele do cachorro apareceram do nada você precisa ficar atento e buscar ajuda veterinária. Pode ser um caso de dermatite, alergia de contato ou até picada de algum parasita. O Patas da Casa preparou um guia com as feridas de cachorro mais comuns. Vamos conferir?

Gato no cio: de quanto em quanto tempo acontece e quanto tempo dura?
Gatos são animais conhecidos pelas suas frequentes fugas quando estão no cio, mas você sabe por quê? Sabe a partir de qual idade a fêmea pode ter o primeiro cio? Esse período pode ser bastante estressante para o felino - e também para o dono -, pois o comportamento do animal muda bruscamente. Está preparado e já está ciente de quanto tempo dura o cio do gato? Nessa matéria vamos tirar essas e outras dúvidas sobre o assunto. Vem com a gente!

Encontrou sangue nas fezes do cachorro? Veja os problemas que o sintoma pode indicar
Encontrar sangue nas fezes do cachorro é um sinal de que algo está fora do normal. O cocô com sangue em cachorro é uma questão que deve ser sempre levada a sério. Há diversas razões para isso acontecer, desde um episódio momentâneo - mais simples de resolver - até doenças mais graves - como a gastroenterite hemorrágica ou câncer em cães.
Às vezes não se trata de um filhote vomitando a ração, mas sim regurgitando
É importante observar muito bem a situação, porque um cachorro vomitando a ração é diferente de um cachorro regurgitando. Quando se trata do vômito, o alimento muitas vezes já foi parcialmente ou totalmente digerido pelo organismo animal, e por isso tem um aspecto mais pastoso e com coloração diferente. Já a regurgitação é um processo involuntário que ocorre quando o cachorro come muito rápido e o alimento acaba “voltando” sem ter sido digerido ainda. Nesses casos, é possível observar que os grãos de ração geralmente estão inteiros, e a regurgitação ocorre praticamente de forma automática: o filhote come e regurgita logo em seguida.
Cachorro filhote vomitando ração: o que fazer nessas horas?
Se a causa do cachorro vomitando a ração for comportamental, é necessário investigar o motivo da possível compulsão alimentar do pet. Se for um simples caso de gula, o ideal é diminuir a quantidade de ração oferecida ou até mesmo investir em acessórios específicos para isso, como um comedouro interativo para cães. Já se for causado por conta de ansiedade e outros distúrbios emocionais, é válido conversar com um veterinário especializado em comportamento animal para entender a melhor forma de ajudar o seu amigo.
Além dessas situações, é importante se atentar à escolha da ração para filhote de cachorro: sempre verifique na embalagem se o produto é destinado para filhotes e se existem outras informações complementares sobre o porte do animal. Caso ache necessário, peça sugestões de um veterinário de confiança. Também é importante que, sempre que trocar a ração, a transição alimentar seja feita de forma gradual para o organismo canino se adaptar melhor a esta mudança.
Ah, e não se esqueça: se observar outros sintomas associados ao vômito, procure ajuda de um especialista imediatamente! Quando a frequência do cachorro vomitando ração é muito grande, às vezes a causa pode estar ligada com alguma patologia que precisa de cuidados médicos.
Redação: Juliana Melo
