O cachorro vomitando ração é uma situação que deixa qualquer tutor preocupado, ainda mais quando envolve filhotinhos. Nessas condições, é comum que a culpa logo caia sobre o alimento, mas às vezes a raiz do problema é totalmente comportamental. Por isso, se você já observou um filhote vomitando ração e não sabe exatamente por que isso aconteceu e nem o que fazer para ajudar o doguinho, estamos aqui para te ajudar. Separamos as principais causas por trás de um cachorro vomitando a ração e as melhores soluções para lidar com isso!

Meu cachorro vomitou a ração: quais os motivos mais comuns?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O filhote vomitando ração é algo que acontece por diferentes razões. Uma das mais comuns é que, após o desmame, o cachorro se empolga na hora de comer e acaba ingerindo uma quantidade exagerada de comida ou faz isso em uma velocidade muito acelerada. No entanto, também não se pode descartar a hipótese de que a culpa disso ter acontecido foi do próprio alimento. Veja abaixo quais são os principais motivos por trás de um cachorro vomitando ração:

1) Cachorro vomitando a ração acontece se o alimento não for apropriado.

Um dos principais motivos que explicam um cachorro filhote vomitando ração é quando o alimento não atende as necessidades do pet. Como todos sabem, a ração de cachorro deve ser comprada de acordo com a idade e porte do animal. Um filhotinho tem exigências nutricionais diferentes de um cachorro adulto ou idoso, e por isso esse é um ponto que importa na hora de escolher a melhor ração para o seu pet.

2) A rápida alimentação também pode deixar o filhote vomitando ração

O filhote de cachorro às vezes vai com muita “sede” ao pote, seja porque ele gostou demais da comida ou porque está competindo com outros animais da casa. O problema é que essa rápida alimentação faz com que o pet ingira uma grande quantidade de ar durante a refeição e mastigue muito mal os grãos. A combinação dessas duas situações é o que pode acabar deixando o cachorro vomitando a ração logo depois de comer.

3) “Meu cachorro está vomitando a ração”: transição feita do jeito errado provoca o sintoma

Mudar frequentemente a ração do cachorro é mais um dos motivos que pode ocasionar um filhote vomitando ração. É preciso entender que o organismo dos caninos deve ser condicionado para se adaptar a um tipo de alimento, então qualquer alteração muito repentina pode acabar provocando vômitos e até resistência alimentar. Para evitar o problema, o ideal é que a nova ração seja misturada com a antiga nos primeiros dias para que a troca ocorra gradativamente sem deixar o cachorro vomitando.


Cachorro vomitando a ração: fique atento a outros sintomas que possam indicar alguma doença
Cachorro vomitando a ração: fique atento a outros sintomas que possam indicar alguma doença

Às vezes não se trata de um filhote vomitando a ração, mas sim regurgitando

É importante observar muito bem a situação, porque um cachorro vomitando a ração é diferente de um cachorro regurgitando. Quando se trata do vômito, o alimento muitas vezes já foi parcialmente ou totalmente digerido pelo organismo animal, e por isso tem um aspecto mais pastoso e com coloração diferente. Já a regurgitação é um processo involuntário que ocorre quando o cachorro come muito rápido e o alimento acaba “voltando” sem ter sido digerido ainda. Nesses casos, é possível observar que os grãos de ração geralmente estão inteiros, e a regurgitação ocorre praticamente de forma automática: o filhote come e regurgita logo em seguida.

Cachorro filhote vomitando ração: o que fazer nessas horas?

Se a causa do cachorro vomitando a ração for comportamental, é necessário investigar o motivo da possível compulsão alimentar do pet. Se for um simples caso de gula, o ideal é diminuir a quantidade de ração oferecida ou até mesmo investir em acessórios específicos para isso, como um comedouro interativo para cães. Já se for causado por conta de ansiedade e outros distúrbios emocionais, é válido conversar com um veterinário especializado em comportamento animal para entender a melhor forma de ajudar o seu amigo.

Além dessas situações, é importante se atentar à escolha da ração para filhote de cachorro: sempre verifique na embalagem se o produto é destinado para filhotes e se existem outras informações complementares sobre o porte do animal. Caso ache necessário, peça sugestões de um veterinário de confiança. Também é importante que, sempre que trocar a ração, a transição alimentar seja feita de forma gradual para o organismo canino se adaptar melhor a esta mudança.

Ah, e não se esqueça: se observar outros sintomas associados ao vômito, procure ajuda de um especialista imediatamente! Quando a frequência do cachorro vomitando ração é muito grande, às vezes a causa pode estar ligada com alguma patologia que precisa de cuidados médicos.

Redação: Juliana Melo