Ninguém merece ter alergia a gato. Sintomas como espirros, congestão nasal, tosse, olhos lacrimejando e pele inchada são os mais comuns - haja sofrimento, né? Mas, felizmente, ter alergia a gato não deve ser um impeditivo para quem sempre sonhou em adotar um animal dessa espécie. Existem o que chamamos de gatos hipoalergênicos, que geralmente são raças de gatos específicas que tem menor chance de desencadear reações alérgicas em quem sofre com os pelos dos bichanos. Por isso, o Patas da Casa separou as raças mais indicadas para quem tem alergia a pelo de gato e mesmo assim deseja ter um bichinho de estimação. Dá uma olhada!
Gatos para pessoas alérgicas: o Siamês faz muito sucesso

Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí.

Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.
O gato Siamês é, sem dúvidas, uma das raças mais populares que existem. Com uma pelagem curta e fina, esses felinos quase não passam pelas temidas fases de “troca de pelos”, o que consequentemente é ótimo para quem tem alergia a gato. Em alguns casos, a pessoa até pode espirrar uma vez ou outra perto do bichano, mas as chances disso acontecer são bem poucas, já que o animal quase não solta pelo, no geral. Ainda assim, vale investir nesse gatinho, pois o Siamês é bastante apegado aos seus humanos, adora um colo e chamego, e vai ser o seu fiel escudeiro.
Para quem tem alergia a pelo de gato, o Sphynx é uma ótima opção

É bem provável que você já tenha ouvido falar da raça Sphynx. Famoso por ser um gato sem pelos, não é difícil imaginar porque essa pode ser uma boa companhia para quem quer ter um bichano, mas sofre com alergia, né? O Sphynx é totalmente desprovido de qualquer pelagem, e é por isso que ele tem uma aparência que muitos consideram peculiar. Ainda assim, eles são ótimos companheiros, super amigáveis, carinhosos e adoram interagir com seus humanos, sendo perfeitos para quem deseja ter um amigo para todas as horas.
Raça hipoalergênica: gato Devon Rex é super indicado

Essa é uma raça conhecida por soltar muito pouco pelo, e é justamente por isso que o gato Devon Rex costuma ser bastante recomendado para os alérgicos de plantão. Enquanto a maioria dos felinos costumam ter pelo menos três camadas de pelagem, esse gatinho conta apenas com uma camada interior de pelo, que é o motivo pelo qual essa é uma raça considerada hipoalergênica. O gato Devon Rex, além de tudo, também é bastante inteligente e tem um alto nível de treinabilidade: ele adora aprender novos truques e não se cansam de brincar com a sua família.
Tem alergia a gato? O Bengal pode ser a exceção!

O motivo para isso é simples: a raça de gato Bengal produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas da alergia a gato. Outro ponto a favor do Bengal é que ele quase não sofre com queda de pelos, o que é considerado ótimo para quem quer um pet sem se preocupar com reações alérgicas ou fios espalhados pela casa. Além disso, o gato dessa raça costuma ser bastante fiel, companheiro e brincalhão. Ama estar perto dos seus donos, e surpreendentemente adora brincar na água também.
Gato hipoalergênico: o Azul Russo é uma boa companhia

Para quem tem alergia a gato, a raça Azul Russo é outra opção recomendada. O bichano é bastante elegante e charmoso, com pelagem grossa e dupla, porém curta. Mas, assim como o Bengal, o Azul Russo também produz pouca proteína Fel d 1, sendo um dos melhores gatos hipoalergênicos para se ter em casa. Já sobre a personalidade deste felino, é difícil não se encantar: eles são tranquilos, dóceis e se dão bem com praticamente todo mundo - inclusive outros animais.
Gato Laperm: hipoalergênico e um ótimo pet para se ter por perto

Muita gente também procura pela raça de gato LaPerm, que também é considerada hipoalergênica. Eles podem ter uma pelagem longa ou curta, mas a boa notícia é que eles quase não soltam pelos, e são de fácil convivência. Além de serem extremamente carinhosos com seus humanos, o LaPerm também é um gatinho super obediente e que pode se adaptar muito bem a qualquer lugar e a qualquer companhia, inclusive crianças e idosos. Contudo, é importante que haja a socialização da raça desde filhote.
Redação: Juliana Melo
