Ninguém merece ter alergia a gato. Sintomas como espirros, congestão nasal, tosse, olhos lacrimejando e pele inchada são os mais comuns - haja sofrimento, né? Mas, felizmente, ter alergia a gato não deve ser um impeditivo para quem sempre sonhou em adotar um animal dessa espécie. Existem o que chamamos de gatos hipoalergênicos, que geralmente são raças de gatos específicas que tem menor chance de desencadear reações alérgicas em quem sofre com os pelos dos bichanos. Por isso, o Patas da Casa separou as raças mais indicadas para quem tem alergia a pelo de gato e mesmo assim deseja ter um bichinho de estimação. Dá uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Gatos para pessoas alérgicas: o Siamês faz muito sucesso

 

O gato Siamês é, sem dúvidas, uma das raças mais populares que existem. Com uma pelagem curta e fina, esses felinos quase não passam pelas temidas fases de “troca de pelos”, o que consequentemente é ótimo para quem tem alergia a gato. Em alguns casos, a pessoa até pode espirrar uma vez ou outra perto do bichano, mas as chances disso acontecer são bem poucas, já que o animal quase não solta pelo, no geral. Ainda assim, vale investir nesse gatinho, pois o Siamês é bastante apegado aos seus humanos, adora um colo e chamego, e vai ser o seu fiel escudeiro.

 

Para quem tem alergia a pelo de gato, o Sphynx é uma ótima opção

cachorro sphynx em casa

 

É bem provável que você já tenha ouvido falar da raça Sphynx. Famoso por ser um gato sem pelos, não é difícil imaginar porque essa pode ser uma boa companhia para quem quer ter um bichano, mas sofre com alergia, né? O Sphynx é totalmente desprovido de qualquer pelagem, e é por isso que ele tem uma aparência que muitos consideram peculiar. Ainda assim, eles são ótimos companheiros, super amigáveis, carinhosos e adoram interagir com seus humanos, sendo perfeitos para quem deseja ter um amigo para todas as horas. 

 

Raça hipoalergênica: gato Devon Rex  é super indicado

Essa é uma raça conhecida por soltar muito pouco pelo, e é justamente por isso que o gato Devon Rex costuma ser bastante recomendado para os alérgicos de plantão. Enquanto a maioria dos felinos costumam ter pelo menos três camadas de pelagem, esse gatinho conta apenas com uma camada interior de pelo, que é o motivo pelo qual essa é uma raça considerada hipoalergênica. O gato Devon Rex, além de tudo, também é bastante inteligente e tem um alto nível de treinabilidade: ele adora aprender novos truques e não se cansam de brincar com a sua família. 

 

Tem alergia a gato? O Bengal pode ser a exceção!

 

O motivo para isso é simples: a raça de gato Bengal produz menos proteína Fel d 1 do que outras raças, que é considerada uma das principais causas da alergia a gato. Outro ponto a favor do Bengal é que ele quase não sofre com queda de pelos, o que é considerado ótimo para quem quer um pet sem se preocupar com reações alérgicas ou fios espalhados pela casa. Além disso, o gato dessa raça costuma ser bastante fiel, companheiro e brincalhão. Ama estar perto dos seus donos, e surpreendentemente adora brincar na água também.

 

Gato hipoalergênico: o Azul Russo é uma boa companhia

 

gato azul russo no quarto

Para quem tem alergia a gato, a raça Azul Russo é outra opção recomendada. O bichano é bastante elegante e charmoso, com pelagem grossa e dupla, porém curta. Mas, assim como o Bengal, o Azul Russo também produz pouca proteína Fel d 1, sendo um dos melhores gatos hipoalergênicos para se ter em casa. Já sobre a personalidade deste felino, é difícil não se encantar: eles são tranquilos, dóceis e se dão bem com praticamente todo mundo - inclusive outros animais. 

 

Gato Laperm: hipoalergênico e um ótimo pet para se ter por perto

 

Muita gente também procura pela raça de gato LaPerm, que também é considerada hipoalergênica. Eles podem ter uma pelagem longa ou curta, mas a boa notícia é que eles quase não soltam pelos, e são de fácil convivência. Além de serem extremamente carinhosos com seus humanos, o LaPerm também é um gatinho super obediente e que pode se adaptar muito bem a qualquer lugar e a qualquer companhia, inclusive crianças e idosos. Contudo, é importante que haja a socialização da raça desde filhote.

 

Redação: Juliana Melo