Todo gateiro já ouviu falar alguma vez no catnip, conhecido popularmente como erva de gato. Essa plantinha, que é da mesma família da hortelã, causa sensações bastante inusitadas nos felinos e, por isso, também desperta muita curiosidade nos tutores. Algumas pessoas até acreditam que catnip faz mal, mas será que é verdade? Como incluir essa planta do jeito certo na rotina do seu pet? É isso que a gente vai te contar aqui embaixo sobre o catnip: o que é, benefícios e como usar!
O que é catnip?
O catnip, ou erva de gato, é uma espécie de planta herbácea que recebe o nome científico de Nepeta cataria. Ela é nativa da Europa e do sudoeste da Ásia Central, e passou a ter uma importância significativa na medicina veterinária por causa dos efeitos que causa nos bichanos.
Ao ter contato com o catnip, o gatinho inala uma substância chamada Neptalactone que atua no sistema nervoso do animal. Isso provoca uma série de alterações no comportamento do gato, como veremos a seguir.
Como usar a erva de gato do jeito certo?
É muito simples de incluir o catnip no dia a dia do seu pet. Você pode comprar a erva de gato pronta, ou então plantá-la dentro de casa — basta comprar as sementes em uma loja especializada e colocar a mão na massa. Para deixar o gatinho bem estimulado, é só despejar um pouco da erva no ambiente que você quer que ele brinque e interaja. Algumas opções são:
- Arranhador de gato
- Tapete interativo
- Bolinhas
Além disso, você pode comprar um brinquedo com catnip. Esse tipo de acessório já costuma vir com um pouquinho da erva no seu interior, então é só oferecê-lo diretamente para o seu amigo.
Erva de gato é capaz de provocar vários estímulos positivos nos bichanos
Muitos tutores duvidam dos benefícios e hesitam em oferecer a erva de gato. Para que serve essa plantinha, afinal? Geralmente, o catnip é indicado para estimular o instinto caçador do animal, deixando-o mais ativo e, em seguida, mais relaxado. No entanto, os efeitos podem variar de gato para gato.
Se você tem um felino mais energético e agitado, a tendência é que ele fique mais calmo depois do contato com a erva. Já se o bichano é mais preguiçoso e com pouca disposição para brincadeiras, o catnip ‘ativa’ esse lado brincalhão do pet.
De uma maneira ou de outra, a plantinha é ótimo para incentivar o animal a se movimentar mais e praticar exercícios físicos. Depois de muito brincar e se divertir, o catnip acalma o gato e dá até um soninho. Os efeitos da erva de gato duram, em média, de 5 a 20 minutos .
Será que catnip faz mal para gato?
Tem quem pense que a erva de gato faz mal, mas a verdade é que essa planta não é considerada prejudicial nem para os pets, nem para os humanos. Todos os gatos acima dos três meses de idade podem ter contato com o catnip sem qualquer perigo. A planta não causa vícios nem dependência.
O que pode acontecer é que, se o gatinho tiver um contato muito frequente com a erva de gato, ela para de surtir efeito. Também é importante ter consciência que há casos em que o animal é naturalmente imune aos efeitos da plantinha. Isso acontece por causa de fatores genéticos, e não é indicativo de nenhum problema na saúde do animal.