Gato

Como usar catnip para acalmar o gato?

Publicado - 29 Agosto 2023 - 16h00

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

Você sabe o que é catnip? Conhecida no Brasil como erva do gato, ela é uma plantinha medicinal de origem europeia e asiática que traz muitos benefícios para o bem-estar dos felinos. O catnip é muito indicado por médicos veterinários para acalmar o gato estressado, mas também pode ser usado para estimular a convivência entre gatos e problemas comportamentais. Mas será que você sabe como o catnip pode ser utilizado para acalmar os pets? O Patas da Casa vai te dizer o que é o catnip, como usar e a quantidade a ser oferecida para o seu bichano. Confira!

Catnip: o que é?

Agora que a gente já conhece a erva do gato, para que serve? A erva de gato é uma planta que pertence à família da hortelã e que ajuda o bichano a ficar mais tranquilo graças a nepetalactona, um composto orgânico presente no caule, folhas e semente da planta. 

Assim, quando os gatos entram em contato com o catnip, eles podem apresentar comportamentos diferentes do habitual, podendo ficar mais agitados e, em seguida, relaxados. Isso porque o composto envia sinais para parte do cérebro do animal que são responsáveis pelas suas emoções e reações. 

Imagem Quiz:Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Além disso, a erva do gato apresenta em sua composição óleos essenciais responsáveis pelos efeitos sobre os gatinhos e pela fragrância típica da erva, que nos remete ao cheirinho de erva mate.

Como usar o catnip para acalmar o gato? 

Agora que você já conhece o catnip, o que é e como ele atua no corpo do gato, como usar essa erva para acalmar o animal? Não tem mistério! A erva de gato  pode ser utilizada de diferentes maneiras, então se você quer saber como desestressar um gato,  aqui vão algumas dicas: 

  • Catnip: comprar a erva de gato não é uma tarefa difícil. Ela pode ser encontrada seca na internet e também em alguns petshops em pequenas dosagens, separadas em saquinhos. O ideal é espalhar uma pitada de catnip no chão ou em algum objeto do animal, como a cama do gato.
  • Arranhador para gatos: também já é possível encontrar no mercado arranhadores que contenham catnip em sua estrutura, dessa forma você não vai precisar se preocupar com a quantidade oferecida. Se você já tiver um arranhador para gatos em casa, você pode espalhar um pouco da erva seca onde o gato gosta de brincar.
  • Brinquedos com catnip:  muitas lojas já possuem brinquedos interativos para gatos que contém a erva em sua composição, como bolinhas e pelúcias, mas você também pode aprender como fazer brinquedos com catnip por conta própria.
  • Plantar catnip: os tutores que gostam de se aventurar na jardinagem podem comprar vasos pequenos e plantar a erva do gato em casa mesmo. Alguns lugares já vendem o kit completo para o cultivo, mas você pode também investir apenas nas sementes ou na muda da planta. O ideal é plantar no verão devido a luz solar, mas cuidado para que elas não ressequem em dias mais quentes.

Lembre-se que não é recomendado extrapolar os limites e usar a erva de gato em grandes quantidades ou com muita frequência, porque o efeito do catnip pode diminuir ao longo do tempo e provocar hiperatividade no gato. 

Gato amarelo rolando no catnip
A erva do gato pode ser espalhada em pequenas quantidades pela casa 

Quando oferecer a erva de gato para o bichano?

Percebeu o gato estressado, ansioso, com tédio ou tristonho pela casa? Talvez seja hora de testar essa poderosa planta que pode mudar o comportamento do gato, deixando ele mais ativo, feliz e relaxado. Normalmente, o catnip não é oferecido para filhotes de gato, porque nessa fase eles ainda estão se desenvolvendo e não são tão sensíveis aos efeitos da planta. Inclusive, é importante ressaltar que alguns gatos são imunes às reações da erva, mesmo na fase adulta, por conta de questões genéticas. 

Ainda assim, vale dizer que não há contraindicações para o uso de catnip e a erva não faz mal para os bichanos - pelo contrário! Agora que você conhece a erva de gato, para que serve e qual quantidade oferecer para o bichano, que tal investir nessa poderosa ervinha para agitar a vida do pet?  

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Cuidados

Areia de mandioca para gatos: veterinária destrincha tudo sobre a areia do momento, benefícios e indicações

De um tempo para cá, a procura pela areia de mandioca para gatos cresceu consideravelmente. Devido a esse movimento dos consumidores...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas