Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

Publicado - 18 Maio 2024 - 10h00

Atualizado - 20 Maio 2024 - 10h26

Carolina Sant’Anna / Carolina Sant’Anna

CRMV-RJ 8920

Médica Veterinária especializada em nutrição. Graduada em Pedagogia e Medicina Veterinária pela UNIFESO ; Pós graduada em Clinica e Cirurgia de Pequenos Animais pelo QUALLITAS e Mestranda do curso Internacional em Nutrição e Dietética da FUNIBER Espanha.
Médica Veterinária Nutricionista e Idealizadora da VET GOURMET®
Participou como Docente no Curso de Pós Graduação em Nutrologia Veterinária do IMAN
Docente de Curso de Petiscos Saudáveis da VET GOURMET®
Docente de Curso de Capacitação em Nutrologia da VET GOURMET®
Autora dos e-books de Receitas de Petiscos Saudáveis para Pets, e-book de Páscoa e de Festas de Final de Ano. 
Desenvolvedora do Software Nutricional Vet Gourmet Diets.
Desenvolvedora de suplementos e linha de alimentos para a indústria. 
Atua com atendimento nutricional por Telemedicina ao redor do mundo.
Embaixadora CRMV-RJ gestão 2023-2026

Laura Furtado / Redatora

Jornalista em formação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Desde pequena, sempre tive um amor e carinho especial por todos os animais. Quando completei 6 anos, meus pais me presentearam com um cãozinho da raça Bichon Frisé que chamamos de Billy. Foi o dia mais feliz da minha vida, fiquei horas chorando sem acreditar que ele era meu. Billy viveu 14 anos com a gente, mas virou uma estrelinha em 2019 depois de uma história linda ao nosso lado.

Em 2019, ganhei da minha sogra uma Dachshund, o famoso salsichinha, e desde então minha vida voltou a fazer sentido. Pode parecer clichê, mas nada explica o sentimento de amor e carinho que ter um pet proporciona. Nós decidimos chamar ela de Teteia, e não poderia existir nome melhor pra descrever ela. Teteia significa moça atraente, e a minha Teteia salsicha é realmente a coisa mais linda do mundo, além de ser extremamente carinhosa, companheira e engraçada.

Em 2023, participei de uma entrevista e entrei para o time do Patas da Casa. Fiquei muito feliz, porque sempre tive afinidade e carinho pelos animais, e não há nada melhor do que escrever sobre coisas que a gente ama, né. Me identifiquei de cara com os valores do Patas e sempre considerei o projeto de suma importância para tutores que, assim como eu, buscam se informar para garantir o melhor para os pets. Desde então, cada dia tem sido um aprendizado, e sou muito feliz por fazer parte de um projeto tão especial quanto o Patas.

• Filme com animal preferido: “Marley e Eu”
• Uma raça de cachorro: Vira-lata
• Uma raça de gato: Siamês
• A curiosidade favorita sobre cachorros: Os cães de suporte emocional podem agir como 'terapeutas', ajudando pacientes com ansiedade, depressão, autismo e estresse pós-traumático
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatinhos tem efeitos positivos na sáude mental e física dos humanos
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar cachorro ou gato pode mudar a vida das pessoas e dos animais para melhores, trazendo muito amor e felicidade
• Nome de pet favorito: Larica

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimação. É por essa razão que os tutores precisam estar sempre atentos a que tipo de alimento oferecer para o cachorro, especialmente se a dieta do pet seguir uma linha mais natural. Afinal, algumas comidas comuns no cotidiano dos humanos podem ser muito tóxicas e prejudiciais para eles, como é o caso da cebola e do alho.

Por outro lado, existem alimentos riquíssimos em nutrientes que podem ser muito benéficos para a saúde do cachorro. Esse é o caso de um alimento muito baratinho e comum no prato dos brasileiros que dá o que falar na internet. Ele é considerado milagroso pelos tutores e promete aumentar a imunidade do cachorro,  afastando doenças que afetam a qualidade de vida do animal. Mas será que ele é isso tudo mesmo? Continue para saber que alimento milagroso é esse que mantém o cachorro saudável!

O alimento que promete aumentar a imunidade do cachorro é uma proteína com preço baixo

Todo pai e mãe de pet quer ver o amigo de quatro patas feliz e saudável. O que poucos se dão conta é que a alimentação tem um papel fundamental para alcançar isso. Alguns alimentos ricos em nutrientes ajudam a combater doenças e podem até mesmo aumentar a imunidade do cachorro. Na sabedoria popular, existe um item muito relacionado à melhora da saúde de forma geral: o fígado para cachorro de origem bovina. Rico em vitaminas e minerais, essa proteína é de baixo custo, encontrada com facilidade no açougue e os animais simplesmente amam!  

Imagem Quiz:O que você acha de comidas humanas adaptadas para cães?

O que você acha de comidas humanas adaptadas para cães?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Segundo a veterinária especializada em nutrição animal, Carolina Sant’Anna, o fígado é um alimento  com muitas funções que auxiliam na saúde dos pets: “O fígado é rico em nutrientes essenciais que podem beneficiar a imunidade canina.  Ele atua como antioxidante, ajuda a proteger os órgãos internos e é uma das melhores fontes de vitamina A,  essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico, da visão e saúde da pele.  Além disso, ele possui proteínas de alta qualidade que são fundamentais para a formação das células do sistema imunológico." 

Benefícios do fígado para cachorro

O bife de fígado é uma carne muito nutritiva, tanto para os humanos quanto para os cachorros. Ela é uma excelente fonte de nutrientes, porque contém componentes essenciais para a saúde do cachorro. Esse corte bovino é rico em vitaminas e minerais. As vitaminas A e D, por exemplo, agem no sistema imunológico do cão, potencializando a resposta do organismo no combate de doenças. Já a vitamina K é essencial para a coagulação do sangue e ajuda a prevenir hemorragias.

Mas o segredo mesmo do fígado está nos minerais. O ferro, fósforo e zinco desempenham funções importantes no sistema imunológico e produz a hemoglobina, uma proteína cuja função principal é transportar oxigênio. Além disso, por ser rico em ferro, ele é muito recomendado para casos de anemia em cachorro

cachorro tentando pegar comida em cima de bancada

Veja como oferecer fígado para cachorro

Agora que você já conhece os benefícios desse alimento milagroso, é hora de descobrir como preparar fígado para cachorro. Assim como todas as carnes, não é aconselhável dar o fígado cru para cachorro. A carne crua pode conter bactérias como a salmonella,  que deixa o cachorro com diarreia e vomitando. Na hora de preparar o fígado para cachorro, cozinhe apenas com água. Não use sal, alho, cebola ou óleo, mas pode incrementar o fígado com temperos que cachorro pode comer, como tomilho, alecrim e salsinha.

Em relação a quantidade, é importante lembrar que, por ser um alimento altamente nutritivo, o fígado de boi deve ser oferecido em poucas quantidades. O excesso de nutrientes pode levar a um quadro de hipervitaminose A, que nada mais é do que o excesso de vitamina A no organismo. Em excesso, o nutriente pode ter o efeito reverso e causar dermatites e problemas nos ossos. A superdose de ferro também pode ser prejudicial e provocar danos no fígado e coração do cachorro. Por isso, se você deseja adicionar o fígado na dieta do cachorro, lembre-se que é fundamental consultar um veterinário para avaliar qual a melhor maneira de influenciar o alimento sem prejudicar o pet.

O fígado de galinha para cachorro também pode ser oferecido, desde que esteja cozido e na quantidade certa. Muitos tutores oferecem o fígado de galinha como se fosse um petisco para cachorro, mas é preciso atenção para não oferecer uma quantidade muito alta para o animal. 

Veja como aumentar a imunidade do cachorro

Um cachorro com a imunidade baixa está sempre suscetível a desenvolver doenças. Por isso é fundamental seguir algumas dicas para aumentar a imunidade do peludo e manter o pet saudável. Veja algumas dicas de como aumentar a imunidade do cachorro:

  • Alimentação de qualidade
  • Rotina de exercícios físicos
  • Ambiente enriquecido 
  • Sono adequado

Se o seu cachorro fica doente com frequência, leve-o para uma consulta para que o médico veterinário avalie a saúde do pet. O especialista vai tentar entender o que está acontecendo e poderá indicar o melhor tratamento e dieta para o peludo. 

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Esses são os 6 sinais mais comuns de verme de gato: alguns passam despercebidos até se você for um tutor muito atento

Assim como o verme em cachorro filhote e adulto, um dos problemas mais preocupantes que podem afetar os bichanos é o verme de gato. ...

Lulu da Pomerânia, Spitz Alemão e Zwergspitz são a mesma raça? Diferentes nomenclaturas causam confusão entre adotantes

O Spitz Alemão é uma das raças de cachorro favoritas para quem vive em apartamento. Além de pequeno, esse cãozinho conhecido pela pe...

Esses são os 210 nomes de cachorro macho mais famosos: encontre a melhor ideia para chamar o pet que acabou de adotar

Escolher um nome de cachorro macho nem sempre é fácil, já que a variedade de opções pode deixar muitos tutores perdidos. É possível ...

O menor gato do mundo é selvagem, praticamente cabe na palma da mão e tem a pelagem laranja

Quando pensamos no menor gato do mundo, é inevitável não considerar algumas raças de gato domésticas que são famosas pela baixa esta...

O cachorro mais popular de todos: saiba qual é a raça mais pesquisada no Brasil em 2024

As raças de cachorro mais populares geralmente incluem nomes como o Shih Tzu, Golden Retriever e Yorkshire. Mas sabia que tem um cão...

Plantei essa grama de gato e meus pets ficaram loucos: dá pra fazer com um ingrediente barato que você tem em casa

A grama de gato é uma plantinha cheia de benefícios e totalmente segura, cultivada especialmente para os bichanos. Além de deixar os...

Ver todas