Os cães adoram passar uma parte do dia descansando, e às vezes escolhem os lugares mais altos para isso, como a cama do seu dono ou o sofá da sala. O problema é que, dependendo do tamanho e das condições de saúde do seu doguinho, ele não vai conseguir subir nesses locais tão facilmente. Nesses casos é fundamental ter uma escada para cachorro em casa, que é um item que vai ajudar o pet a subir em lugares de difícil acesso com mais segurança. Para entender melhor como o acessório funciona, em que casos ele pode ser útil e os benefícios da escada para cães, preparamos uma matéria com tudo que você precisa saber sobre o assunto.
Como funciona a escada para cachorro e em que casos ela é indicada?
A escada para cachorro subir na cama ou no sofá é ideal para ajudar cães que não conseguem alcançar esses lugares por conta própria. Geralmente, ela é recomendada para cachorros pequenos (especialmente os “mini”), idosos ou filhotes. Cães com mobilidade reduzida, obesos ou com doenças que impedem o esforço físico também precisam do acessório para viverem de forma mais segura e confortável. Se o seu cachorro passou por alguma cirurgia recentemente, o produto também evitará acidentes.
Não existe muito mistério para usar esse tipo de escadinha. Alguns modelos são desmontáveis, mas também existem versões fixas e rampas. Depois que a escada para cães estiver montada é só colocá-la encostada no lugar de sua preferência (sofá ou cama). Ela estará pronta para ser usada, mas não são todos os doguinhos que se acostumam com o objeto de primeira. Se isso acontecer, você deve realizar treinamentos para auxiliar na adaptação.
Quais as vantagens de ter uma escada de cachorro em casa?
O principal objetivo da escada para cães é facilitar o acesso do peludo a diferentes espaços da casa, aumentando sua mobilidade e comodidade. O item também ajuda a promover maior qualidade de vida ao pet, já que ele não vai precisar se esforçar e nem depender de terceiros para chegar nos lugares que deseja. Ou seja, a escada para cachorro é sinônimo de mais autonomia para os doguinhos, sem comprometer sua saúde ou integridade física. Os cachorros que se encaixam nas indicações acima devem ter uma escadinha em casa para não correr o risco de se machucarem ao tentar subir na cama ou no sofá.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Escada: cães precisam se acostumar com o acessório e a associação positiva ajuda
Após comprar a escada, cachorro precisa de um tempinho para se adaptar ao novo acessório e entender como ele funciona. Talvez ele não queira usar a escadinha ou rampa nas primeiras vezes, mas é possível incentivar o pet com a associação positiva. Você pode colocar alguns petiscos na subida para incentivá-lo ou simplesmente ficar segurando o petisco com a própria mão em cima do objeto. Assim ele vai se sentir instigado a subir em cima da escada para cachorro para ganhar a recompensa. Repita o processo por alguns dias até que ele se acostume totalmente com o acessório, e em pouco tempo ele já vai estar utilizando as escadas por conta própria.
O preço da escada para cachorro vai depender do modelo escolhido
Os preços da escada para cachorro variam de acordo com o modelo, tamanho e marca do acessório. Existem versões feitas com tecido e espuma ou com madeira e carpete, e também existem aquelas feitas com material impermeável. Os modelos dobráveis são bem populares, já que eles podem ser facilmente transportados para qualquer lugar, inclusive para ajudar o cachorro a subir em automóveis.
É difícil encontrar uma escada para cachorro “barata”, já que os diferentes tipos do acessório costumam custar entre R$ 200 e R$ 250. Existem modelos mais caros, mas é raro encontrar o acessório mais baratos do que isso. Ainda assim é um investimento que vale totalmente a pena, porque vai oferecer muito muito mais conforto e qualidade de vida para o seu doguinho.
Redação: Juliana Melo
