Um dos maiores desafios dos tutores é aprender como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo. Para essa missão, além das técnicas de adestramento serem essenciais, existe um produto que pode ajudar muito. O educador sanitário para cachorro ajuda a evitar o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Se seu amiguinho anda urinando pela casa toda, deixando aquele cheiro de xixi de cachorro pelo ambiente, vale a pena pensar em investir em um produto para ajudar a direcionar ele para o lugar certo.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Apesar da eficiência, o educador sanitário para cachorro não é milagroso. Antes de tudo você deve levar em conta algumas coisas, como a personalidade do seu pet ou se ele é um cachorro idoso, por exemplo. Esse tipo de informação será importante para escolher o modelo de educador sanitário para cachorro ideal para o pet. Veja a seguir as informações que reunimos sobre esse produto!

O que é um educador sanitário para cachorro?

O famoso educador sanitário para cachorro é um produto para ajudar o cãozinho a fazer xixi no lugar certo. Para quem o utiliza da maneira certa, ele pode ajudar muito no processo de educar o animal. Antes de comprar o produto, você deve levar em conta coisas como: seu cachorro já adestrado? Ele é filhote ou adulto? Como é a personalidade dele? Todas essas informações farão a diferença na hora de usar o produto. Por isso, é importante ver o educador sanitário como um item para facilitar o processo de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo e não como algo que irá resolver todos os problemas comportamentais que levam o pet a não urinar no local adequado.


Normalmente o educador sanitário para cachorro é encontrado em duas versões: para aplicar onde o pet pode fazer xixi e onde ele não pode
Normalmente o educador sanitário para cachorro é encontrado em duas versões: para aplicar onde o pet pode fazer xixi e onde ele não pode

Como ensinar cachorro a fazer xixi no lugar certo: teste mais de um modelo de educador sanitário

Agora que você já sabe o que influencia na hora escolher o modelo do educador sanitário para cachorro, é importante saber quais são os tipos do produto disponíveis para escolher o melhor para o seu doguinho. Veja como funcionam alguns tipos mais conhecidos do item:

  • educador sanitário para cachorro químico: esse modelo é feito com uma mistura de processos químicos que transmitem um cheiro atrativo para que o pet faça xixi no local onde ideal, no caso o tapete higiênico ou jornal;
  • educador sanitário repelente: ao contrário do anterior, o tutor deve aplicar onde não é para o cachorro fazer xixi - funcionando como um repelente;
  • educador sanitário de encenação: esse item, na verdade, é um acessório para direcionar o pet a fazer xixi no lugar certo com objetos em que ele costuma fazer na rua, como postes, pneus ou cones. 

No caso dos educadores sanitários para cachorro que utilizam cheiros para direcionar o pet, a eficiência do produto depende da rotina de aplicação. É importante reforçar a aplicação todos os dias até que ele aprenda. Se o cachorro fez xixi no lugar errado e você vai usar o tipo repelente, o local deve ser limpo com um desinfetante próprio para cachorro antes de fazer a aplicação.  

Educador sanitário para cachorro deve ser sempre associado com o reforço positivo

Brigar com o cachorro porque ele fez xixi no lugar errado não é a solução para o problema. Se o cão nunca foi ensinado, ainda mais se for filhote, como você quer que ele acerte o lugar de fazer as necessidades? O cachorro precisa ser direcionado para aprender. Por isso, é muito importante associar o uso do educador sanitário com as técnicas de adestramento e reforço positivo. Ou seja, sempre que o cachorro fizer xixi no lugar certo, o tutor deve recompensá-lo com um carinho, um elogio ou petiscos. Dessa forma, o cão vai associar fazer as necessidades no lugar indicado como uma coisa boa e repetir a conduta.

E o mais importante nesse processo é não brigar ou gritar com o cachorro. Lembre-se que tudo é um processo de adaptação, com testes, erros e acertos. E isso vale também para a escolha do educador sanitário: pode ser que o cachorro não se adapte ao produto escolhido, então dê uma chance para outro tipo, aumentando assim as chances do pet aprender onde deve fazer xixi.

Redação: Hyago Bandeira