Alimentação animal

É normal o gato com calor comer menos? Entenda os efeitos do clima na rotina dos felinos

Publicado - 27 Setembro 2024 - 13h18

Atualizado - 27 Setembro 2024 - 13h18

Não são só os humanos que são sensíveis às mudanças de temperatura. Quando o clima está muito quente, os felinos também sentem. O gato com calor, inclusive, apresenta uma série de mudanças comportamentais que não passam despercebidas pelos tutores - e a falta de apetite entra nessa lista.

Quando o gato sente calor, ele tende a comer menos do que o habitual. Por isso, é nosso dever procurar estratégias para manter a constância na alimentação do pet em dias assim. Para entender o que acontece com o organismo do seu amigo e como ajudá-lo, é só continuar lendo!

Gato com calor pode ficar mais enjoado para comer

Afinal, é normal o gato com calor não querer comer? A resposta é sim, e existe uma boa explicação para isso. O que acontece é que o processo digestivo consome muita energia do organismo, tornando-se algo desagradável e desconfortável para os pets em dias muito quentes.  

Imagem Quiz:Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Que tipo de comida seu gato mais gosta? Ração, sachê ou a sua?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Como exige um certo esforço dos gatos, muitos animais preferem simplesmente não comer, ou então comer em menor quantidade. Eles não querem se sentir ainda mais cansados e sem energia, já que o calor, por si só, é um grande desgaste.

No entanto, isso não significa que, só porque o seu gato não quer comer, ele deva parar realmente de se alimentar. A ração de gato é importantíssima para cuidar da saúde dos pets, e por isso não deve ser deixada de lado mesmo nos dias quentes. O que o tutor precisa fazer é encontrar alternativas para o gatinho continue comendo, apesar da alta temperatura.

Gato com calor: sintomas para ficar atento

Apesar de serem animais reservados e que disfarçam muito bem o que sentem, quando vamos um gato com calor, sintomas dificilmente passam despercebidos. O animal costuma ficar com a língua de fora, respiração ofegante, falta de apetite, apatia e aparenta ficar mais preguiçoso, pouco disposto.

Além do calor em si, é importante ficar atento também com o tempo seco e pets. Nesse caso, outros sintomas que podem ser observados são nariz seco, tosse ou dificuldade respiratória, olhos vermelhos e comportamento letárgico.

gato comendo sachê
Quando o gato sente calor, o sachê vira um aliado

Como deve ser a alimentação de um gato com calor?

Quando os gatos sentem calor, os cuidados com a alimentação do pet devem ser ainda maiores. O que não pode acontecer de jeito nenhum é o animal ficar sem comer. Por isso, fique atento a essas dicas:

Ração úmida é a melhor amiga de um gato com calor! Os sachês para gatos auxiliam na hidratação do felino e, se forem servidos geladinhos, ainda ajudam a refrescá-lo. Você pode optar por sachês aperitivos, ou por sachês que funcionam como um alimento completo (e, nesse caso, eles podem até substituir a ração seca). O alimento úmido é incrivelmente nutritivo e palatável para os pets - basta ter atenção com a quantidade oferecida.

A ração de gato seca deve estar sempre fresca. Um dos maiores erros dos tutores é deixar a ração exposta no potinho o tempo todo, principalmente em dias calorentos. Isso faz com que o alimento perca o sabor, a textura crocante e até alguns nutrientes. Como resultado, o gato também pode deixar de se alimentar simplesmente porque a ração não o interessa nem o atrai. Prefira colocar a ração apenas no momento da refeição e depois guarde. Gatos gostam de comida fresca!

Apostar em frutas e petiscos gelados também é uma boa ideia. Além da ração, que deve ser a base da alimentação felina, você também pode e deve oferecer petiscos para gato com calor. Os snacks comerciais são super interessantes, porque contém nutrientes equilibrados para complementar a dieta do pet. Além disso, você pode descobrir quais frutas que gato pode comer, cortar e congelar pedacinhos dessa fruta para oferecer ao seu amigo nos dias quentes. Com certeza ele vai adorar!

Fora os cuidados com a alimentação do gato, dias muito quentes também pedem uma atenção especial com a hidratação dos pets. Os felinos são animais que, normalmente, têm uma baixa ingestão hídrica. O problema é que nos dias de muito calor isso pode acabar sendo ainda mais prejudicial. Por isso, é interessante ter fontes de água para gato espalhadas pela casa.

Alimentação

Quantas vezes por dia um gato deve comer? Veja recomendação de um veterinário por peso e idade

A alimentação adequada é um dos pilares para garantir saúde e longevidade aos gatos. Nesse contexto, cada fase do ciclo de vida do g...

Alimentação

Tem que colocar água no sachê de gato? Entenda se essa prática é benéfica para os felinos

O sachê para gatos é uma das melhores maneiras de complementar a alimentação diária dos felinos. Além de prático, ele é uma opção sa...

Gato

Qual a diferença entre gatos Angorá e Persa? Conheça as principais características dessas raças peludas

Os gatos Angorá e Persa estão entre as raças mais admiradas do mundo felino, especialmente por quem adora bichanos de pelo longo, ol...

Alimentação

Ração úmida: pode alimentar gato apenas com sachê?

A ração úmida, conhecida popularmente como sachê para gato, é uma das formas mais práticas e saborosas de alimentar os felinos. Com ...

Cachorro

Cachorro cheirando muito o dono: carinho, instinto ou alerta?

O olfato é o sentido mais poderoso dos cães e também o principal instrumento que guia o comportamento diário desses animais. Estima-...

Alimentação

Quantas vezes por dia um gato deve comer? Veja recomendação de um veterinário por peso e idade

A alimentação adequada é um dos pilares para garantir saúde e longevidade aos gatos. Nesse contexto, cada fase do ciclo de vida do g...

Cachorro

A alimentação do cachorro deve mudar depois da castração? Veterinária comenta

A castração é um procedimento cada vez mais indicado para os cães, trazendo benefícios que vão além do controle populacional. A ciru...

Cachorro

Dogo Argentino: entenda por que essa raça precisa de cuidados com a alimentação desde filhote

O Dogo Argentino é uma das raças de cachorro mais fortes do mundo. Criado originalmente na Argentina para caça e trabalho, ele combi...

Ver todas
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar. Quiz
Saiba mais
Imagem Quiz:Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Seu pet recebe os nutrientes certos? Responda o teste e veja o resultado!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?