O sono dos cães é um pouco diferente do nosso: ao invés de dormirem tudo de uma vez só, eles tiram vários cochilos ao longo do dia. Mas ninguém pode negar: ver um doguinho dormindo é uma das coisas mais fofinhas do mundo. O problema é quando nos deparamos com um cachorro que ronca enquanto dorme, o que é comum de acontecer principalmente nas raças braquicefálicas. Mas será que é realmente normal cachorro roncar ou isso pode ser indicativo de algum problema de saúde? Para sanar essa dúvida, conversamos com a médica veterinária Meire Nascimento Lima, do Hospital Vet Popular . Veja o que ela nos contou!

Afinal, é normal cachorro roncar?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ao encontrar um cachorro que ronca, isso pode parecer até engraçadinho em um primeiro momento e, dependendo no grau do ronco, isso não significa nada além de que o seu bichinho está imerso em um sono profundo. Contudo, a especialista alerta: “Se o ronco for muito alto e persistente, o ideal é procurar um médico veterinário para verificar se não se trata de alguma alteração que deve ser investigada para saber a causa deste ronco”.

Ainda assim, vale destacar que as raças braquicefálicas (como Pug, Bulldog Inglês e Shih Tzu) tem o focinho menor e mais achatado, e é essa anatomia prejudicada do crânio que acaba levando o cachorro a roncar. “Nem todos os cães que apresentam a narina achatada roncam, mas quando isso acontece é considerado normal, desde que o pet não apresente dificuldades para respirar”, explica. Por isso, se você ver um Pug roncando, geralmente isso não é sinal de preocupação, mas se houver qualquer suspeita de que o cãozinho não consegue respirar direito, é importante investigar.

Cachorro roncando pode ser sinal de obstrução nasal em alguns casos

A melhor maneira de saber se tem algo de errado com o seu amigo de quatro patas é observando o comportamento dele. Conforme a médica veterinária indica, se o pet roncar e apresentar dificuldades para respirar, alterações de coloração mais arroxeadas na língua e até quadros de desmaio, esses podem ser sinais de que o cachorro precisa de ajuda. “Nesse caso, o ideal é levá-lo para uma consulta com um profissional para que ele possa ser examinado e fazer os exames necessários para descartar algumas patologias que podem obstruir a passagem do ar”, orienta.

De acordo com a especialista, as principais causas podem estar relacionadas a uma obstrução das narinas devido a entrada de pequenos objetos na cavidade nasal (denominados de corpo estranho). Além disso, outras situações que podem acontecer é que a obstrução pode estar relacionada à secreção espessa (normalmente relacionada a agentes respiratórios), ou até mesmo a tumores nas cavidades nasais.


Pug roncando: embora seja normal nos cães braquicefálicos, é importante ficar atento a sinais como falta de ar
Pug roncando: embora seja normal nos cães braquicefálicos, é importante ficar atento a sinais como falta de ar

Cachorro que ronca: obesidade canina e alergias também podem estar relacionadas ao problema

Além de possíveis obstruções nasais, outra possível causa para um cachorro que ronca é a obesidade. “As disfunções são provocadas pelo acúmulo de gordura que se instala em algumas regiões, como a região cervical (pescoço), e, consequentemente, reduz o diâmetro da traqueia impedindo a entrada com ar com facilidade”, justifica Meire. Dessa forma, pacientes obesos apresentam roncos frequentes e podem até mesmo sofrer com certas complicações, como falta de ar ou síncope (desmaios).

Vale destacar também que, em alguns casos, não se pode descartar a hipótese de alergias. “A rinite é caracterizada por uma inflamação nas vias superiores e nos tecidos da cavidade nasal, o que aumenta a produção de muco causando obstrução parcial das narinas”, conta.  No entanto, é importante ter em mente que as causas inflamatórias nem sempre são apenas alérgicas, e também podem ser desencadeadas por outros agentes, como bactérias, vírus e fungos.

Cachorro respira roncando? Veja outros sinais de alerta para essa situação!

Se o ronco está cada vez mais presente no sono do seu pet, é necessário verificar se não tem nenhuma outra causa para isso. Segundo Meire,  medicações analgésicas ou relaxantes musculares podem trazer um relaxamento muscular que ocasiona o ronco. Por isso, se seu amigo de quatro patas está tomando algum desses remédios, essa pode ser a causa para o cachorro que ronca. Fora isso, a médica veterinária revela que problemas dentários relacionados a infecções graves ou outros problemas como crescimento de massa na cavidade oral e neoplasias podem estar relacionadas ao aparecimento do ronco.

“Fumaças também ser um motivo para o cachorro que ronca, e na maioria das vezes está relacionado a tutores fumantes, onde o animal é fumante passivo, tendo como agravante crônico asma, bronquite e outras doenças pulmonares, além do ronco persistente”, alerta.

Redação: Juliana Melo