A toxoplasmose é uma doença de gatos causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Essa condição de saúde grave, também conhecida como “doença do gato”, pode levar os felinos a desenvolverem hepatite, pneumonia e outros problemas. Além de tudo isso, a toxoplasmose felina é uma zoonose, ou seja, pode infectar também os humanos. Para que você entenda mais sobre essa doença e a sua gravidade, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre os sintomas de toxoplasmose em gatos. Dá só uma olhada!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Toxoplasmose: como ocorre a infecção do gato?

Os gatinhos entram em contato com o parasita a partir da alimentação. A infecção ocorre quando o gato come carne crua ou mal cozida de um animal infectado. Por isso, é muito importante prestar atenção no cozimento dos ingredientes ao fazer receitas como o patê caseiro. Além disso, é necessário enfatizar a importância da criação indoor. Gatinhos que vivem sem acesso à rua têm menos chances de se contaminarem com o parasita, já que seguem uma alimentação balanceada e bem preparada.

Ainda assim, quando a contaminação da toxoplasmose felina ocorre, se passam cerca de 15 dias até o protozoário se reproduzir. O parasita se aloja no intestino do gatinho e forma ovos (chamados de oocistos), que são eliminados pelas fezes dos gatos. O contato com as fezes contaminadas é uma das principais formas de contágio da doença para os seres humanos, que também podem ser acometidos pelo consumo de água e alimentos infectados.

 

toxoplasmose felina: gato tomando antibiótico

Como são as manifestações clínicas da toxoplasmose felina?

 

A toxoplasmose felina é difícil de ser identificada no início, pois os gatos não apresentam sintomas claros. Ao decorrer do desenvolvimento do parasita no organismo, o gato pode apresentar sinais como vômitos e diarreia. No estágio avançado da doença, os sintomas de toxoplasmose em gatos mais comuns são:

  • febre
  • falta de ar
  • anorexia
  • tosse
  • icterícia
  • dor muscular

Ao observar a junção desses sinais, principal orientação é levar o pet ao médico veterinário de confiança, já que a doença pode ser transmitida para os humanos. Alguns mitos são associados à toxoplasmose felina, o que pode gerar desinformação e abandono animal: grávidas e recém-nascidos podem tranquilamente conviver com os gatinhos na mesma casa - já que a contaminação ocorre pelo contato direto com as fezes e não com o animal em si. Nesse caso, as gestantes devem pedir que outra pessoa faça a limpeza da caixa de areia do bichano.

Tratamento: toxoplasmose em gatos é tratada com antibióticos

Ao ser diagnosticado com toxoplasmose, o tratamento do gato é feito com o antibiótico receitado pelo médico veterinário. Geralmente a medicação é indicada pelo período de duas semanas, sendo importante observar a evolução e a recuperação do felino.

A melhor forma de prevenir a toxoplasmose é prestando atenção nas atividades do gato, principalmente se ele tiver acesso à rua. Ao limpar o banheiro do gatinho infectado é necessário que o tutor tenha cuidado para não ter contato com as fezes, usando luvas, principalmente porque - como dito anteriormente - a toxoplasmose é uma zoonose e pode ser transmitida para os humanos. 

Redação: Hyago Bandeira