O banho é um momento muito importante na rotina dos cães. Quem opta por fazer essa tarefa em casa sabe que é preciso tomar alguns cuidados para deixar o cachorro bem limpinho. Embora o intervalo entre os banhos seja bem maior para eles que para os seres humanos, a higienização correta é muito importante, inclusive para a saúde dos pelos do animal. Por isso, escolher os produtos ideais é fundamental: shampoo, condicionador e o sabonete para cachorro fazem parte dos itens necessários. Para acertar, é importante levar em consideração se o seu cão tem alguma alergia e apostar em produtos que sejam próprios para cachorros. Hoje o Patas da Casa vai te ajudar a escolher o sabonete ideal para o seu amigo. Chega mais!
Pode dar banho em cachorro com sabonete de gente?
Esse é um erro muito comum entre as pessoas que têm cachorros. Por mais que o sabonete feito para os seres humanos pareça inofensivo, não é recomendado usá-lo para limpar o seu cãozinho. Isso porque o pH desse tipo de produto não é adequado para a pele dos animais e pode deixar seu pelo danificado, além de ressecar a pele. Os sabonetes hidratantes também não são uma boa opção, já que tem o mesmo pH dos sabonetes comuns.
O sabão de coco é outra opção muito escolhida na hora de lavar os cachorros, mas também não são indicados para isso. Dessa vez, o problema é o pH alcalino demais, o que também pode prejudicar o pelo e a pele dos animais. O melhor a fazer é escolher um sabonete para cachorro, que é formulado especialmente para as características físicas dos cães e limpa sem agredir.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
É recomendado usar sabonete de enxofre para cães?
O sabonete de enxofre para cães é uma ótima escolha para os animais que têm alergias ou pele sensível. Se você procura um sabonete para dermatite atópica, por exemplo, os produtos feitos à base de enxofre podem ser uma ótima escolha. Ele tem ação antibacteriana e antifúngica, o que ajuda a minimizar a irritação ou inflamações na pele dos animais.
Mas, se o seu cão não apresenta nenhuma doença de pele, o mais indicado é optar por um sabonete para cachorro comum na hora do banho. Prefira sempre as versões neutras e sem perfume, que têm menos chance de provocar irritações ou alergias. Para evitar complicações, consulte um veterinário e peça que ele recomende o sabonete mais indicado para o seu peludinho.
Quando usar sabonete para sarna ou sabonete para carrapato?
Se o seu cachorro sofre com sarna ou carrapato, você também pode usar um sabonete especial para auxiliar no tratamento. Existe sabonete para sarna de cachorro, assim como para carrapatos, que são feitos para ajudar nos problemas. Mas lembre-se: o sabonete não deve ser usado como terapia única para eliminar esses parasitas. O cachorro precisa da avaliação de um médico veterinário, que vai recomendar produtos e medicamentos específicos. Por isso, o sabonete para sarna ou carrapatos deve ser usado apenas sob prescrição. Se não for o caso do seu cão, aposte no sabonete neutro e sem cheiro.
Redação: Gabrielle Nunes
