Já reparou que a pata do seu cachorro tem um cheirinho peculiar? Há quem diga que o odor é parecido com o cheiro de snacks e salgadinhos industrializados. A pata de cachorro é, certamente, uma das coisas mais fofas e tem muitas funções importantes na mobilidade e comportamento desses animais... mas pode ter um cheiro bem desagradável mesmo quando estão limpas. Afinal, cachorro tem chulé assim como os humanos? Esse cheiro de salgadinho é normal ou quer dizer que o pet está com algum desequilíbrio na saúde? Veja só o que descobrimos!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O cheiro desagradável na pata de cachorro é normal?

Para a surpresa de alguns tutores, o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro é mais comum do que se imagina. A explicação está na umidade que se forma nas várias dobrinhas e coxins (as famosas almofadinhas do animal). A umidade natural se torna o ambiente perfeito para abrigar fungos e bactérias, como as Pseudomonas e Proteus, que vivem no ar, na água e até mesmo naquele matinho que seu amigo insiste em se esfregar. No geral, esses micro-organismos não oferecem risco à saúde do cachorro, mas são eles os grandes responsáveis pelo cheiro peculiar da pata do cachorro. Isso não quer dizer que você está sendo descuidado com essa parte do corpo do seu pet: mesmo com a limpeza frequente, é normal os cães suarem pelas almofadas das patas, o que contribui para a umidade e, consequentemente, formação do odor. Em boa parte dos casos, o cheiro não indica nenhum perigo ao seu bichinho, a não ser que ele apresente outros sinais na região que indicam que algo não vai bem.

cão dando a pata de cachorro para o dono

Quando o tutor deve se preocupar com o cheiro de “salgadinho” na pata de cachorro?

 

Quase sempre esse cheiro característico na pata de cachorro não é motivo para preocupação. No entanto, quando o odor estiver muito forte e fora do habitual, é importante que o tutor ligue o sinal de alerta. Isso porque os cães usam as almofadinha das patas como proteção e a presença de um mau cheiro pode indicar uma infecção. Um machucado, objetos estranhos, corte mal cicatrizado e unhas encravadas, por exemplo, podem contribuir para o quadro. Além do odor, outros sintomas, como lambedura excessiva e inchaço, também são sinais de que tem algo de errado. Nesses casos, é importante que o tutor consulte um médico veterinário o quanto antes e evite medicar o animal por conta própria. Afinal, apenas um profissional será capaz de diagnosticar o problema e garantir o tratamento adequado.

Saiba como limpar pata de cachorro para amenizar o odor

Uma das formas mais simples de amenizar o cheiro de “salgadinho” nas patas do seu cachorro é conferindo o estado delas com frequência. O ideal é que, semanalmente, você olhe atentamente as almofadinhas das patas e os espaços entre elas procurando qualquer coisa que fuja do comum: pequenos objetos que podem estar presos por ali, insetos, rachaduras, cortes e machucados em geral. Além do banho habitual, é importante higienizar as patas do cachorro com frequência, principalmente depois do passeio. Para fazer isso, você só precisa de um pano úmido ou um lenço umedecido para pets. Você também pode utilizar produtos indicados para cães que cumprem essa função. Não use álcool gel e nem outros produtos de limpeza que podem gerar alergias no animal. 

Redação: Úrsula Gomes