close
Grandes

Descubra 12 curiosidades sobre o Rottweiler

A raça de cachorro Rottweiler já foi conseiderada a mais obediente do mundo
A raça de cachorro Rottweiler já foi conseiderada a mais obediente do mundo

Essa apaixonante raça é uma das mais populares do mundo: o cachorro Rottweiler pode ser um doguinho muito dócil e brincalhão, apesar de sua fama de durão. Os cães dessa raça são leais, inteligentes, confiantes e atentos. O Rottweiler é um excelente cão de guarda, entretanto existem mais curiosidades do que você pode imaginar sobre essa raça de cachorro. Sabendo disso, o Patas da Casa reuniu 12 curiosidades sobre o Rottweiler. Dá só uma olhada!

1. Um cachorro Rottweiler macho pode pesar mais de 60kg

Isso mesmo! Ao ver fotos de Rottweiler filhote você nem consegue imaginar o quanto aquela fofurinha irá crescer. Essa raça é considerada de porte grande. Um Rottweiler macho pesa entre 38 e 61kg, e possui uma altura de 61 a 69cm. Já as fêmeas pesam de 36 a 45kg e medem de 56 a 63cm.

2. Rottweiler tem expectativa de vida de até 11 anos

Segundo uma pesquisa do grupo Society for Integrative and Comparative Biology (SICB), os cães de porte grande tendem a viver menos que os outros. Isso acontece pela maior concentração de radicais livres que os cachorros de raças de grande porte possuem. O Rottweiler não escapa da estatística e costuma viver de 8 a 11 anos.

3. O cachorro Rottweiler é suscetível a alguns problemas de saúde

Boa parte dos cães da raça Rottweiler é propensa a uma série de problemas de saúde, como doenças oculares, distúrbios hemorrágicos, defeitos cardíacos, obesidade e câncer. No caso da obesidade, o Rottweiler que não praticar exercícios regulares estará mais propenso a esta complicação. Além disso, os cães dessa raça também podem apresentar casos de displasia de quadril.

4. Rottweiler: personalidade obediente é uma característica da raça

O Rottweiler foi considerado por décadas o cachorro mais obediente do mundo pelo clube genealógico American Kennel Club (AKC). Essa virtude era frequentemente posta em prova em concursos de obediência, nos quais os Rottweilers se saíam muito bem. Com o passar dos anos, a raça perdeu o posto de mais obediente para outras. Entretanto, continua sendo considerada uma das raças que tem essa característica muito presente.

5. Cães da raça Rottweiler são curiosos e corajosos

Os cães da raça Rottweiler costumam não sentir receio em ambientes externos. Sendo muito curiosos, gostam explorar novos cheiros e lugares. Essa característica faz com que eles possam ser bons cães de guarda, no entanto, isso pode colocá-los em alguns perigos. Se estiverem diante de um animal venenoso, por exemplo, eles têm menos chances de terem uma resposta de medo e recuarem.

6. O subpelo do Rottweiler é à prova d’água

O cachorro Rottweiler tem duas camadas de pelo. Além da pelagem externa, esses cachorros possuem um subpelo que é à prova d’água. Isso faz com que o pet se molhe sem a água alcançar sua pele. Essa característica faz com que o Rottweiler seja um ótimo cão para esportes aquáticos. Muitos cachorros da raça costumam adorar entrar na água e podem curtir muito um passeio em uma cachoeira ou praia.

Faça o teste e descubra qual a personalidade dominante do seu gato!

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Como seu gato reage com a chegada de visitas em casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você está pensando em adotar mais um gatinho. Qual seria a reação do seu felino?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você precisa levar seu gato ao veterinário e na fila ele encontra outro felino. Como ele reage?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato fica incomodado quando as portas de casa ficam fechadas?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta com os outros animais da casa?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Você acabou de chegar em casa depois de muito tempo fora. O seu gato:

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Seu gato deitou em cima da sua cama e dormiu. Qual a sua reação, humano?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seu gato se comporta na hora de se alimentar?

Question Header Background

Gato-humano! Seu gato não perde a oportunidade de estar ao seu lado Gato solitário! Seu gato tem uma personalidade mais quieta e reservada Gato-gato!  Seu gato gosta da companhia de outros felinos Gato curioso! Seu gato está sempre em busca de novas aventuras Gato caçador! Seu gato tem os instintos selvagens mais aflorados
    O Rottweiler é considerado um dos cachorros mais obedientes do mundo
    O Rottweiler é considerado um dos cachorros mais obedientes do mundo

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Poucos sabem, mas existe uma classificação para determinar cada tipo de Pinscher: tamanhos 0, 1, 2 e 3 são as variações comuns da raça. A numeração que normalmente acompanha o nome da raça do cãozinho pode até parecer estranha, mas é algo que ajuda a diferenciar os tipos de cachorro Pinscher de acordo com as peso e altura. Essa classificação, embora não seja reconhecida oficialmente, é adotada por muitos criadores e pais de pet por aí. 

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    A maioria das pessoas acha quase impossível descobrir o sexo do gato filhote. De fato, diferenciar o órgão genital do gato macho e gato fêmea nos primeiros meses de vida não é fácil. Mas descobrir esse "detalhe" é importante antes de levar um filhotinho pra casa. Não parece, mas é muito normal achar que adotou um gato fêmea e descobrir, depois, que se trata de um gato macho. !

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    O cachorro filhote chorando é uma situação comum de ocorrer, pois se acostumar com um novo lar é uma tarefa muito difícil. A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. O que fazer? A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba que esse comportamento é muito normal.

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela
    Adote um animal

    Nomes de cachorro fêmea: listamos 200 opções para você nomear a sua cadela

    Dar as boas vindas a um pet em casa é ótimo, mas escolher nomes para cachorrinhas pode ser uma tarefa bem desafiadora. São tantas opções que achar um único apelido pode ser complicado. Quando se trata de nome para cachorra fêmea pequena, é comum que os nomes mais fofos e meigos sejam os preferidos entre os tutores. Você pode ir dos mais comuns exemplos de nome de cachorro - Meg ou Belinha - , apostar em um mais excêntrico - Faísca ou Medusa - ou tentar um mais engraçado.

    7. Rottweiler: cachorro da raça é muito leal ao dono

    Os grandalhões não deixam a desejar na lealdade com seus tutores. Sendo ótimos cães para a família, os Rottweilers costumam se dar bem com crianças e são muito protetores com seus entes queridos. Por ter esse aspecto protetor muito forte, a socialização adequada é fundamental para que o Rottweiler não se torne territorialista.

    8. O Rottweiler pode ser indiferentes com pessoas que não conhece

    Por serem cães muito dedicados à família, os Rottweilers podem ser indiferentes com pessoas desconhecidas, ou seja, não tem interesse de criar um vínculo. Por isso a socialização do cachorro dessa raça é muito importante para que ele seja um animal amigável com as visitas. Lembre-se também que um Rottweiler devidamente socializado desde cedo não será agressivo. Se o seu cão Rottweiler está apresentando sinais de agressividade, pode existir um motivo para isso e um médico veterinário deve ser consultado em alguns casos.

    9. Cachorro Rottweiler quase foi extinto

    A tão famosa raça de cachorro quase foi extinta na época da industrialização, no final do  século XIX. No período foram criadas ferrovias e muitas estradas foram pavimentadas. Diante dessa perspectiva, o transporte de rebanhos foi facilitado e houve um pensamento que cachorros de pastoreio, como os Rottweilers, não tinham mais utilidade, fazendo com que ele quase fossem extintos.

    10. Cães da raça Rottweiler ajudaram no resgate das vítimas do 11 de setembro

    No dia do atentado às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, muitos cachorros da raça Rottweiler altamente treinados foram enviados ao local para ajudar no resgate aos feridos. Eles buscaram bravamente sobreviventes e salvaram dezenas de vidas ao lado de outras raças, como Pastor Alemão e Labrador Retriever.

    11. Rottweiler: o nome da raça vem de uma cidade alemã

    A cidade de Rottweil, na Alemanha, originou o nome da raça Rottweiler. Isso aconteceu porque historicamente o exército Romano acampou junto com seus cães pastores perto do rio Neckar, onde hoje fica localizada a cidade Rottweil.

    12. Fama de agressividade do Rottweiler é injusta

    Muita gente acha que o Rottweiler é um cachorro violento. Mas você sabe de onde vem essa fama? Muitos cães da raça Rottweiler, nascidos no século XX, foram criados em locais irregulares, onde eram feitas seleções reprodutivas errôneas. Essa má seleção fez com que vários filhotes de Rottweiler da época tivessem problemas físicos e fossem mentalmente instáveis. Todas essas anomalias poderiam ser evitáveis se não houvessem os erros dos criadouros. Essa realidade resultou em uma má fama da raça por conta das sequelas que muitas gerações carregaram adiante. Se você pensa em adotar um cachorro, não se esqueça que cada cachorro é único e terá sua própria personalidade. E para contornar qualquer possibilidade de agressividade, o adestramento positivo é uma ótima técnica para educar o animal e ensiná-lo sobre controle e obediência.

    Redação: Hyago Bandeira

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!

    Próxima matéria

    Todo gato de 3 cores é fêmea? Veja o que descobrimos!

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar
    Cachorro

    100 curiosidades sobre cachorros que vão te impressionar

    Todo mundo sabe que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas será que você realmente conhece o seu amigo de quatro patas? Existem várias curiosidades sobre cachorro que muitas vezes surpreendem a gente. Seja por causa de um comportamento canino que não faz muito sentido na nossa cabeça - como o hábito de “cavar” antes de dormir -, ou seja porque nunca pesquisamos muito a fundo sobre a anatomia do cachorro. 

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o
    Raças

    Gato Manês: descubra curiosidades, características, personalidade e cuidados com o "Manx cat"

    Diferente de quem prefere cachorros, os amante de felinos normalmente não se importam tanto com a raça antes de comprar ou adotar um gatinho. Mas mesmo que isso não seja um fator primordial na hora de escolher seu amigo de quatro patas, é bom saber que existem diferentes tipos de raça de gato. Dentre elas, o “Manx cat” - também conhecido como Gato Manês - é uma das mais populares e que carrega uma característica muito particular: os animais dessa raça não têm rabo. Parece esquisito, mas o que falta de rabo, sobra em amor! Saiba mais sobre a raça de gato que vai conquistar o seu coração a seguir.

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato
    Raças

    Balinês: características, personalidade, saúde e curiosidades... conheça mais sobre essa raça de gato

    Pelos longos, finos e lisos: essas são as características mais comuns do gato Balinês. Facilmente confundido com o gato Siamês, o bichano desta raça também possui cores claras e manchas em determinados pontos do corpo e os famosos olhos azuis. O companheirismo tem tudo a ver com a sua personalidade: bastante adaptável, o gato Balinês é perfeito para quem busca um gatinho alegre e brincalhão. Para saber mais sobre essa raça, preparamos um guia com as principais informações. Dá uma conferida!

    Cachorro mais caro do mundo: 5 curiosidades sobre o exótico Mastim Tibetano
    Grandes

    Cachorro mais caro do mundo: 5 curiosidades sobre o exótico Mastim Tibetano

    Você já parou para se perguntar qual o cachorro mais caro do mundo? A raça Mastim Tibetano ocupa essa posição no ranking com bastante folga: o valor de um filhote pode chegar a R$ 2,5 milhões. Isso mesmo! Mas essa não é a única característica peculiar desse cãozinho que vale ouro. A história do Mastim Tibetano é cercada de curiosidades desde a sua origem até os dias de hoje, o que faz dele também um cachorro super raro de encontrar. 

    Ver Todas >

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?
    Adote um animal

    Filhote de Maltês: o que esperar da raça nos primeiros meses de vida?

    O filhote de Maltês é um cachorro conhecido por se parecer com um ursinho de pelúcia de tão fofo. De pequeno porte, com a pelagem completamente branca, olhar hipnotizante e energia de sobra, a raça de cachorro pequeno é muito recomendada para famílias com crianças em casa. Logo nos primeiros meses de convivência, a raça Maltês já demonstra alto companheirismo e lealdade ao tutor. Ou seja, além das características físicas que não passam despercebidas, o Maltês filhote possui uma personalidade apaixonante. 

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante
    Adote um animal

    Ragdoll: 15 curiosidades sobre a raça de gato gigante

    O Ragdoll é uma das raças mais populares que existem no mundo - e o que não faltam são motivos para ser tão conhecido assim. Além de fazer parte do grupo de raças de gato gigante, esse bichano é extremamente dócil, meigo e carinhoso. O gato Ragdoll não dá muito trabalho e tem tudo para ser uma ótima companhia para os humanos. Mas você sabia que o gato da raça Ragdoll possui algumas curiosidades bem interessantes? 

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Adote um animal

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. 

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)
    Adote um animal

    Gatos Bengal: características, personalidade, saúde... saiba tudo sobre a raça (+ galeria com 30 fotos)

    É impossível não reconhecer o gato Bengal. As manchinhas da pelagem do Gato-de-Bengala são únicas, assim como o seu rabo comprido, traços finos e olhos claros. Ele parece até um gato leopardo! A inteligência da raça Bengal é uma das suas características mais marcantes, junto com as diferentes maneiras de vocalizar e a facilidade em ser adestrado. Além disso, o Gato de Bengala pode ser dividido em alguns níveis de acordo com seu parentesco, dos mais próximos aos selvagens aos mais domesticados.

    Ver Todas >