A queda de pelo em cães pode acontecer por diferentes motivos e nem sempre é motivo de preocupação. A troca de pelagem, por exemplo, é algo totalmente natural para o animal, mas é importante saber diferenciá-la de uma doença dermatológica, como a dermatite canina. O problema pode resultar em um cachorro com queda de pelo. Existem diferentes tipos de dermatites que afetam diretamente a pele e pelagem dos cães, e para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com o veterinário dermatologista William Klein. Veja o que ele nos contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

A queda de pelos em cachorro pode ser provocada pela dermatite canina?

Sim, isso é totalmente possível. Segundo o profissional, qualquer doença dermatológica pode ter esse efeito, seja uma dermatite bacteriana em cães ou uma dermatite de origem fúngica ou parasitária. “Essas doenças alteram a barreira cutânea do animal, que por sua vez terá uma resposta importante na manutenção dos folículos pilosos. Como consequência, vai ocorrer uma queda excessiva de pelos no cachorro”, explica.

Ainda assim, muitos tutores se perguntam se existe um tipo de dermatite que causa mais queda de pelo em cães. Sobre isso, William informa: “Não existe uma dermatite específica que faça cair mais pelos, o que define isso é o grau de acometimento do animal em relação à própria doença. Quanto mais avançada a doença, maior a queda de pelo em cachorro”. Logo, isso é algo que pode variar muito de paciente para paciente e que vai depender principalmente da resposta do organismo canino àquela doença.

Conheça alguns tipos de dermatite canina bastante comuns

• Dermatite atópica em cães: A dermatite atópica canina é uma doença de origem genética e que é causada principalmente pelo contato com substâncias alérgenas presentes no ambiente. Pode causar coceira, queda de pelos, lesões na pele e até mesmo rinite alérgica.

Dermatite úmida em cães: Esse quadro refere-se à feridas contaminadas na pele do cachorro que tem um aspecto inflamado e úmido. As causas associadas ao problema são variadas, desde uma infestação por pulgas e carrapatos até a presença de doenças primárias, como a seborreia.

• Dermatite seborreica em cães: Trata-se de um problema comum que ocorre pelo excesso de sebo produzido pelas glândulas sebáceas. Com o aumento da oleosidade, podem surgir descamações esbranquiçadas junto ao pelo do cachorro, além da queda.

dermatite canina: cachorro tomando banho com shampoo

Como diferenciar uma queda de pelo em cães normal de um problema de saúde?

A distinção entre as duas situações não é difícil de ser feita, tudo que o tutor precisa ter é atenção e conhecer muito bem o corpo do seu amigo de quatro patas. “Uma grande dica para diferenciar uma queda fisiológica (normal) de um problema patológico é a observação de falhas na pelagem do cachorro e descamação associada ou não com prurido (coceira)”, revela o especialista. Isso porque, segundo ele, na queda fisiológica a queda de pelo em cachorro acontece de forma uniforme e sem a presença de falhas na pelagem, sendo bem diferente de uma dermatite canina. Além dos pelos caindo excessivamente em regiões específicas, o médico veterinário também alerta para outros sintomas do problema, que são: eritema (manchas vermelhas na pele), coceira excessiva, mau cheiro, pelo opaco e sem brilho.

Remédio e shampoo para dermatite canina funcionam?

Depois de identificar um caso de dermatite em cães, os tutores logo vão atrás de alternativas para acabar com o problema de vez. O primeiro passo para recuperar a saúde dos pelos e da pele do animal é marcar uma consulta com um médico veterinário, de preferência especializado em dermatologia. Conforme William destaca, o tratamento vai depender, principalmente, do diagnóstico correto. “A terapia tópica (uso de shampoos para dermatite canina) é muito importante, mas precisa ser prescrita de forma específica para cada problema”, revela. Além disso, também existe remédio para dermatite em cães que pode funcionar de forma complementar ao tratamento tópico, dependendo de cada caso.

Redação: Juliana Melo