A pasta e a escova de dente para gatos são os principais aliados para a boa higiene bucal dos felinos. Escovar os dentes do gato evita doenças, previne o mau hálito e preserva os dentinhos. Seja quando o gato troca de dente ou quando já é um bichano idoso, a dentição felina requer cuidados especiais em todas as fases da vida. Saber como escovar os dentes do gato corretamente é o primeiro passo para garantir a higiene bucal, além de uma alimentação balanceada. O Patas da Casa te explica um pouco mais sobre os dentes do gato e como preservá-los. Confira!

Dentes do gato: entenda melhor a dentição felina

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Enquanto o gato adulto tem 30 dentes, o filhote tem apenas 26, que são os dentes de leite, que surgem a partir da primeira semana de vida. Entre o terceiro e o sétimo mês, os gatos trocam de dente, dando origem aos definitivos. Esse período, porém, costuma passar despercebido. Por serem muito pequenos, é difícil ver que o dente do gato caiu. Para os bichanos, porém, pode ser um momento desconfortável. A troca de dentição causa muita coceira (o que explica os filhotes mordendo tudo nessa fase, pois é uma forma de aliviar o incômodo).

Além disso, sabia que tem como saber a idade do gato pelo dente? Se você teve a oportunidade de ver quando o dente do gato caiu, deve ter reparado que os dentes de leite são bem branquinhos e pequenos. Com o tempo, vão ficando amarelados e arredondados. Por isso, se analisar bem você consegue saber a idade do gato pelos dentes com facilidade. Conforme envelhece, os dentes do gato vão se desgastando, mas esse desgaste varia de acordo com a higiene bucal recebida ao longo da vida. Quanto mais cuidado os dentes do gato receber, mais preservada ficará com o tempo.

Por que escovar os dentes do gato é tão importante? Veterinária explica!

“A escovação é a única forma que a gente tem de impedir que a placa bacteriana, que seria o precursor da doença periodontal, se transforme no tártaro”, explica Mariana Lage Marques, especialista em odontologia veterinária. O tártaro surge a partir do acúmulo da placa bacteriana nos dentes do gato. Apenas escovando com a pasta de dente para gato adequada é possível impedir esse problema, que leva ainda a outras preocupações. “Uma vez instituído, o tártaro causa gengivite e, como consequência, a destruição do osso que faz a sustentação do dente”, esclarece a especialista.

Os benefícios da escovação dos dentes do gato vai muito além do que imaginamos. A veterinária explica que, quando se torna um hábito diário, é possível até mesmo detectar problemas no dente de maneira precoce, evitando consequências mais graves. “Ter o hábito da escovação também é muito legal porque isso acaba nos auxiliando a diagnosticar problemas que são muito comuns, como fraturas de dente, gengivite ou lesões de reabsorção. Então, o hábito da escovação não ajuda só por escovar, mas também porque a gente está ali vendo a boca todos os dias e ajudando no diagnóstico precoce de doenças que possam aparecer”, explica.


A escova de dente para gatos deve fazer parte da rotina do animal
A escova de dente para gatos deve fazer parte da rotina do animal

Como escovar os dentes do gato? Confira dicas para tornar esse momento mais agradável!

O ideal é que o pet se acostume com a escova de dente para gatos desde pequeno, mas nunca é tarde para começar. Seja adulto ou filhote, a especialista conta que é preciso transformar o momento em algo agradável. “Quando realizamos a escovação, é muito importante fazer de forma condicionada, que seja algo prazeroso tanto para o gato quanto para a gente”, orienta. Para ajudar a saber como escovar os dentes do gato de maneira tranquila, Mariana dá algumas dicas: “O ato da escovação tem que ser uma coisa gradual e prazerosa. Você pode primeiro manipular o rosto, depois abrir a boquinha, dar algum petisco ou associar à escovação do pelo”, explica.

Para que se acostume com a pasta de dente para gato, você pode deixá-lo cheirar e lamber um pouquinho antes de iniciar a escovação. Enquanto isso, faça um carinho para que ele veja o produto como algo positivo. O mesmo vale para a escova de dente para gatos. Quando colocá-la na boca, faça movimentos suaves e sempre acaricie o pet. Você deve fazer movimentos circulares. No começo, é provável que você não escove todos os dentes, mas transformando o momento em algo agradável, vai ficando mais fácil das próximas vezes. 

Alimentação do gato é outra maneira de manter os dentes do gato saudáveis

Além de saber como escovar os dentes do gato e tornar isso um hábito diário, existe outra forma de preservar a saúde bucal do bichano: a alimentação. Além de trazer benefícios para todo o organismo, a alimentação equilibrada mantém a dentição felina muito mais saudável. Os filhotes de gato precisam de nutrientes como cálcio e ferro para manter seus dentes fortes. Por isso é tão importante oferecer a ração correta de acordo com a fase da vida. Os petiscos de gato não podem ser nem muito duros e nem muito moles. Os dentes do gato podem não aguentar se o alimento for muito duro e até mesmo quebrar. Principalmente depois que os gatos trocam de dente, a mastigação deve ser estimulada, e comidas de consistência muito mole não ajudam nisso. Não oferecer alimentos proibidos para gatos, como doces e comidas gordurosas, também ajudam a preservar os dentes.

Redação: Maria Luísa Pimenta