Quando o assunto é a anatomia canina, é importante ficar atento a qualquer mudança no corpo do cachorro - e isso inclui seus dentes. Uma situação que é mais comum do que se pensa é encontrar um cachorro com dente quebrado, que pode acontecer por diferentes motivos. Fatores como a idade e o comportamento do cãozinho podem influenciar significativamente nesse caso, e é justamente por isso que o tutor deve redobrar a atenção com o animal em algumas ocasiões. Além do mais, também é importante saber exatamente o que fazer se um cachorro quebrou o dente. Por isso, separamos as principais informações sobre o assunto. Se liga só!

Cachorro: dente quebrado pode acontecer durante a refeição ou brincadeiras

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Ninguém gosta de ver o próprio doguinho sentindo dor, mas isso acaba sendo inevitável quando o cachorro quebra dente. Um dos primeiros sinais de que houve a fratura é que o animal apresenta certa dificuldade para mastigar, não se alimenta como antes e apresenta sangramento na região. Inchaço e infecções também podem ocorrer, dependendo da gravidade do caso. O cãozinho costuma ficar bastante irritado e incomodado com a situação, então não é algo muito difícil de perceber um animal com dor de dente. Mas quais são as causas disso, afinal?

Cachorros com comportamentos naturalmente mais destrutivos costumam ser as principais vítimas dessa situação. Isso acontece porque quando o cão tem mania de morder e destruir tudo que encontra pela frente, o risco dele mastigar algo muito mais duro e que não é apropriado para a sua dentição é muito maior - como ossos e brinquedos. Cães que não têm esse hábito correm menos esse risco, mas ainda assim é algo que pode acontecer se ele tentar morder algo que não deveria.

A idade também é um fator que acaba influenciando, pois os primeiros dentes de leite dos filhotes são mais frágeis, e, consequentemente, podem quebrar com mais facilidade. A mesma coisa com cachorros idosos. Portanto, é necessário que o tutor fique bastante atento a essas situações para evitar um dente de cachorro quebrado.


Ossos e objetos muito duros podem ocasionar o dente de cachorro quebrado
Ossos e objetos muito duros podem ocasionar o dente de cachorro quebrado

Cachorro: dente de leite quebrado precisa de manutenção?

Assim como os humanos, os cães também passam pela fase de troca de dentição. Dessa forma, os primeiros dentes do cachorro que surgem no sorriso canino são os dentes de leite, por volta de 2 a 3 semanas de vida. No entanto, como já foi dito, essa fase é marcada por uma dentição mais frágil e que será substituída posteriormente. Por isso, quando o cachorro quebra dente de leite, é muito comum que o tutor se questione se há a real necessidade de tratar o elemento quebrado, ou se é mais fácil esperar ele cair naturalmente. 

Em primeiro lugar, é importante ter em mente que o dente de cachorro quebrado incomoda bastante o seu amigo de quatro patas, não importa qual seja a idade dele. Então a melhor alternativa é buscar o auxílio de um médico veterinário para saber como lidar com essa situação da melhor forma. 

Cachorro quebrou o dente? Saiba o que fazer

Independente do motivo do dente do cachorro quebrado, é fundamental procurar a ajuda de um profissional qualificado - nesse caso, dê preferência a um médico especializado em odontologia veterinária. Ele fará uma avaliação detalhada do caso com base em alguns exames, como a radiografia dos dentes do cachorro, para enfim indicar o melhor tratamento. Dependendo da gravidade da fratura, a intervenção cirúrgica pode ser a melhor opção. Geralmente, esses casos consistem na extração do dente acometido ou em curativos odontológicos na região. De toda forma, é necessário seguir todas as recomendações do veterinário para garantir uma boa recuperação do seu pet.

Redação: Juliana Melo