Raças

Dachshund ou Basset Hound? Descubra as diferenças entre as raças de "cachorro salsicha"

Basset Hound e Dachshund: conheça as diferenças entre as raças
Basset Hound e Dachshund: conheça as diferenças entre as raças

Quem nunca confundiu uma raça de cachorro, não é mesmo? Ainda mais quando eles são tão parecidos fisicamente ou a fama de um esbarra no nome do outro. É isso que normalmente acontece com o Basset Hound e o Dachshund, duas raças distintas mas que podem trazer algumas dúvidas para quem está pensando em comprar ou adotar um cachorrinho. Rebolativos pela forma mais alongada, esses companheiros são ótimas opções de pets para adultos e crianças, além de poderem viver tranquilamente em apartamento. Para fazer sua escolha, entenda as diferenças entre eles a seguir.

Afinal, o cachorro “salsicha” (ou Dachshund) é um Basset?

É muito comum os cachorros da raça Dachshund serem chamados de “Basset” - talvez mais até que os próprios Basset Hound. Apesar disso, eles têm raças diferentes e mesmo tendo algumas características físicas parecidas - corpo alongado, orelhas grandes e caídas, patinhas curtas -, não há indicação de que tenham familiaridade. Os Dachshund têm origem alemã enquanto os Basset Hound foram criados como cães de caça e exímios farejadores na França.

Que tal entender um pouquinho mais sobre cada raça e descobrir suas principais diferenças? Vem que a gente te explica!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Como seria o seu domingo perfeito?

Como você fica em um dia de chuva?

Como seria a viagem ideal nas férias?

Como você costuma encontrar os amigos?

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Como é a sua rotina matinal?

Como é a sua agenda no fim de semana?

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O Dachshund é um cachorro de porte pequeno que tem energia de sobra
    O Dachshund é um cachorro de porte pequeno que tem energia de sobra

    Mais Lidas

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
    Adote um animal

    Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena

    Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
    Adote um animal

    Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!

    Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
    Adote um animal

    Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)

    O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa
    Adote um animal

    Filhote de cachorro chorando à noite? Veja a explicação e dicas para acalmá-lo nos primeiros dias em casa

    A chegada de um filhote de cachorro ao novo lar é marcada por muita alegria e descobertas - da parte do animal e dos próprios donos. O cãozinho terá contato com cheiros que ele nunca sentiu, pessoas diferentes, um ambiente totalmente desconhecido. O novo papai ou mamãe de pet, por outro lado, está aprendendo sobre a rotina, como o sono e alimentação, e comportamentos do bichinho. Nos primeiros dias de adaptação na nova casa é comum ouvir o cachorro filhote chorando à noite. A reação imediata do tutor é ficar preocupado se ele está com fome ou sentindo dor, mas saiba esse comportamento é muito normal.

    Dachshund é um cachorro alegre e cheio de energia

    São tantos nomes que esse tipo de cãozinho recebe que fica realmente difícil de entender qual é o oficial. Apesar de muita gente se referir a eles como “cachorro salsicha” ou até mesmo “linguicinha” devido ao seu formato, a nomenclatura mais correta para a raça é Dachshund, podendo ser chamada também de Teckel.

    De uma maneira geral, os salsichinhas são uma excelente companhia, muito fiéis aos seus donos e adoram brincar com todos - principalmente com as crianças. Apesar de serem um pouco agitados, eles também são uma ótima opção de cão para vigiar ambientes, já que inicialmente a raça foi desenvolvida com o objetivo de caçar animais pequenos e eles estão sempre atentos a qualquer movimento ou sinal de barulho. Aliás, os cãezinhos são experts em alertar tanto os donos quanto os vizinhos com seus altos latidos!

    Conheça algumas características típicas do cachorro salsicha

    Com o corpo bem compridinho e de estatura baixa, o cão Dachshund costuma ter a aparência comparada a uma salsicha por causa da sua forma. Seus músculos, por outro lado, são bastante fortes e eles também apresentam longas orelhas caídas em volta do seu rostinho. Mas para além dessas informações genéricas, você sabia que esta raça de cachorro pode apresentar pelo menos três tipos de pelagem e tamanho?

    Sobre as pelagens dos Dachshunds:

    • Pêlo curto: com o pelo curtinho, este é o tipo mais popular no Brasil. As cores podem variar entre tons de marrom-avermelhado, castanho, preto com partes marrons ou acinzentados.

    • Pêlo duro: com uma pelagem um pouco mais comprida, porém espetada. Costumam ser de cores escuras.

    • Pêlo longo: este tipo possui pêlos longos e macios. Já as cores podem ser mais puxadas para o castanho, marrom ou até mesmo claras como as de um Golden Retriever.

    Sobre os tamanhos dos Dachshunds:

    • Padrão: até 9kg
    • Anão: até 4kg
    • Miniatura: até 3,5kg

    Os Basset Hound são muito carinhosos e adoram ficar de preguiça em casa
    Os Basset Hound são muito carinhosos e adoram ficar de preguiça em casa

    Basset Hound, o famoso "cão farejador" que é uma doçura

    Já pensou em ter um companheiro para todas as horas, muito amável, meigo e calmo? Pois é exatamente assim que os Basset Hound são! Apesar de inicialmente esta raça ter sido desenvolvida como caçadora de animais pequenos (como os coelhos), a verdade é que esse tipo de cãozinho é um verdadeiro amorzinho. Inclusive, diferentemente dos salsichinhas, eles são tranquilos até demais. “Como assim?” - bom, a verdade é que até mesmo em situações em que o animal está sentindo dor ou sendo maltratado - mesmo que não intencionalmente -, seu primeiro reflexo é fugir, e não revidar. Por isso, muitas vezes ele acaba sofrendo calado.

    Além disso, vale destacar que é preciso ter um cuidado especial se houver crianças por perto, pois elas podem acabar machucando o bichinho e ele não dará nenhum sinal do que está acontecendo. Justamente por apresentar um temperamento tão calmo e que é praticamente impossível de se estressar, os donos dessa raça são simplesmente apaixonados por eles. Imagina ter um anjinho desses em casa?

    O Basset precisa de muito amor e carinho

    Isso é o que todo cãozinho merece, na verdade, mas o Basset merece uma atenção especial. Pode parecer que não, mas essa raça é um pouco carente e adora um chamego! Aliás, é muito importante que os donos estimulem essa interação todos os dias, já que a tendência é que seu companheiro gaste muito tempo deitado e isso pode trazer uma obesidade indesejada. Então está liberado dar muito amor e carinho para o seu amigão! Faça ele se sentir amado e com vontade de espalhar toda a alegria dele pela casa (mas com moderação para evitar a bagunça, claro).

    Sobre as pelagens dos Basset Hound

    Donos de pelos curtinhos, os cães dessa raça sempre terão mais de uma cor, sendo tricolores (com manchas preto, marrom e branco) ou bicolores (apenas branco e marrom ou preto e branco).

    Sobre o tamanho do Basset Hound

    Considerado um cachorro de porte médio - mesmo sendo baixinho -, o Basset Hound pode chegar a pesar de 30 a 45kg.

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Próxima matéria

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro
    Raças

    Pastor-de-shetland ou Border Collie? Veja as diferenças entre as duas raças de cachorro

    É muito comum que haja uma confusão quando falamos do Pastor-de-shetland e do Border Collie. Afinal, são duas raças de cachorro que compartilham basicamente os mesmos ancestrais e, fisicamente, o cão Pastor-de-shetland tem algumas semelhanças notáveis quando comparado com um Collie - e, consequentemente, com o Border Collie também. Por isso, nada mais justo do que destacar quais são as principais diferenças entre essas raças, não é mesmo? 

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Basset Hound: conheça tudo sobre essa raça de cachorro
    Raças

    Basset Hound: conheça tudo sobre essa raça de cachorro

    Embora não seja um cachorro muito popular no Brasil, o Basset Hound tem diversas qualidades que procuramos em um melhor amigo de quatro patas. Muitas vezes confundido com um Dachshund, esse cãozinho de orelhas caídas é muito dócil, meigo e um grande companheiro para todas as horas. O cachorro Basset sabe exatamente como conquistar o coração de alguém. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa raça de cachorro? 

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?
    Ração

    Qual a diferença nutricional entre ração para raças pequenas e grandes?

    Todo mundo sabe que os cuidados com a alimentação do cachorro são fundamentais para manter a saúde do animal em dia. No entanto, o que poucas pessoas compreendem é que existem diferentes tipos de ração para cachorro e que todas elas são específicas para determinada fase da vida do animal e também levando em consideração o seu porte físico. Sim, é isso mesmo: o porte do animal também influencia na escolha da ração. Isto acontece porque uma ração para cachorro pequeno apresenta algumas diferenças nutricionais se comparada a uma ração para cachorro grande, e vice-versa; o que pode prejudicar a saúde do seu pet se for consumida de maneira inadequada. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa preparou uma matéria com várias informações sobre isso. Veja a seguir!

    Ver Todas >

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande
    Adote um animal

    Saluki: 10 coisas que você precisa saber sobre a raça de cachorro grande

    O cachorro Saluki não é uma das raças mais conhecidas aqui no Brasil, mas é um cãozinho que definitivamente merece destaque. Com um corpo esbelto e atlético, o Saluki é uma ótima companhia para diversos momentos, desde que ele tenha um espaço apropriado para gastar toda a sua energia. Além disso, cuidados com a rotina e a saúde do cachorro também exigem certa atenção por parte do tutor. 

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!
    Adote um animal

    Como ajudar uma ong de animais? Veja algumas dicas!

    As ongs são instituições que fazem um trabalho de conscientização e apoio a causas específicas. As ongs focadas na causa animal ajudam os bichinhos abandonados, vítimas de maus-tratos e que precisam de um lar. Esse trabalho tem um elevado custo e, por isso, essas organizações precisam da ajuda financeira para tudo, da alimentação dos pets até a manutenção do abrigo. Mas você sabia que você pode ajudar ongs de animais de outras formas além do dinheiro? 

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor
    Adote um animal

    Gato frajola: tutores compartilham histórias com esses gatinhos que são puro amor

    O gato frajola não é uma raça de gato. Na verdade, esse curioso nome se refere ao padrão de pelagem de gato preto e branco ou cinza e branco. Poucas pessoas sabem que a cor da pelagem pode ter relação com as características comportamentais do bichano - e isso já foi comprovado por diversos estudos -, então na hora de adotar um felino, isso também pode ser levado em conta. E não dá para negar que o gato branco e preto é apaixonante. 

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino
    Adote um animal

    Gato Birmanês: conheça todas as características desse adorável felino

    O Birmanês, que também é conhecido como gato Sagrado da Birmânia, é um animal super dócil e elegante que tem muita história para contar. O gato da Birmânia é descendente de animais que eram venerados como deuses entre o século XV e XVI nos templos budistas do sudeste asiático. Muito sensível, a raça de gato é conhecida pelo companheirismo, já que se apega facilmente à família humana. O gato Birmanês gosta de explorar e é curioso, mas diferente dos outros gatos, ele gosta da estabilidade do chão e não gosta muito de altura.

    Ver Todas >