Com o verão se aproximando, os gatinhos precisam de alguns cuidados para passarem pela estação mais quente do ano sem sofrimento. Apesar dos passeios não fazerem parte da vida de um gato, eles também sentem bastante calor dentro de casa - até porque costumam ficar mais tempo no sol. Ao contrário dos cães, os gatinhos não ficam ofegantes quando estão com calor, mas cuidar de gato no verão é muito importante para preservar a saúde e promover bem-estar para o seu bichano. Pensando nisso, separamos alguns cuidados que você precisa ter com gatos no verão. Continue lendo para entender mais!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Como cuidar de gatos no verão? Descubra como evitar os efeitos do calor no seu felino!

Manter a água limpa é um hábito que você deve manter em todas as estações do ano, mas no verão o cuidado com a hidratação do seu gatinho deve ser redobrada. Além disso, você precisa investir em algumas coisas para amenizar o calor, principalmente se você e o felino moram em uma cidade muito quente. Confira 6 maneiras de tornar o calor menos intenso para o bichano:

1. Invista em uma fonte para gatos

As fontes de água são os melhores bebedouros para gatos. Muitas vezes, são até mais eficientes do que o pote normal com água parada. Quando falamos de bebedouro, gato não costuma gostar de beber a água que fica muito tempo ali - sem falar que acaba esquentando mais rápido no verão. Além da fonte incentivar o bichano a se hidratar com mais frequência, também deixa a água fresquinha o tempo todo. Com certeza é um investimento que vai servir para todas as épocas do ano.

2. Coloque pedrinhas de gelo no bebedouro para gatos

Essa dica já é bem comum entre os donos de pets. Colocar algumas pedrinhas de gelo no bebedouro para gatos vai ajudar a manter a água fresca por mais tempo. Outra dica é encher um balão de água, congelar e colocar em um pote. A pedra grande vai derreter aos pouquinhos e você não terá que trocar o gelo do pote diversas vezes ao dia.

3. Toalhas molhadas e um bloco de gelo? Combinação perfeita e refrescante!

Sabe essa pedra de gelo feita em bexigas que falamos acima? Ela também pode servir para refrescar o ambiente. Você pode colocá-la em toalhas molhadas e torcidas no chão, para que os gatinhos se aproximem quando quiserem se refrescar. Assim, você cria um ambiente mais fresco para os seus felinos.

 

Como cuidar de gatos no verão: uma dica boa é colocar gelo e objetos congelados para se refrescarem

Como cuidar de gatos no verão: uma dica boa é colocar gelo e objetos congelados para se refrescarem

 

 

4. Algumas raças podem ser tosadas no verão

 

Embora o pelo dos animais sirvam também de protetor térmico para algumas épocas do ano, no verão algumas raças de gatos podem ser tosadas, principalmente aquelas que têm o pelo longo como característica, como Angorá, Ragdoll e Maine Coon. Se o seu gatinho é muito peludo, você pode levá-lo até o petshop e pedir que cortem os pelos da barriga. Isso vai aliviar um pouco a sensação de calor e evitar bolas de pelo, que são bem comuns nessa época do ano. Mas atenção: se o seu gato for ficar muito estressado, o melhor é investir em outras formas de amenizar o calor.

5. Monitore quanto tempo seu gato fica no “banho de sol”

Algumas raças de gatos, como o Sphynx, não podem pegar sol! Na verdade, nessa época do ano não é recomendado que nenhum gatinho fique muito tempo pegando sol, pois essa exposição pode desencadear problemas mais graves no futuro, como o câncer de pele. Os gatos amam esse momento e muitas vezes não sabem a hora de sair do “banho de sol”, por isso você precisa monitorar: o ideal é deixá-los perto da janela antes de 10h e depois das 16h, quando os raios solares estão mais fracos.

6. Verifique se o seu gato está desidratado

No verão é normal que alguns animais bebam menos água que o normal. Isso não é bom, porque a falta de água pode fazer com que eles percam a vontade de comer. Em alguns casos, isso pode se desenvolver para uma lipidose hepática, que ocorre quando há um acúmulo de gordura no fígado do animal. Para saber se o seu gato está desidratado, você deve puxar a pele do pescoço para trás com cuidado. Se perceber uma falta de elasticidade no local, é um sinal de desidratação e ele precisa comer e beber água imediatamente. Também é importante seguir para o veterinário, pois o profissional verificará a gravidade da situação e saberá melhor como prosseguir.

Redação: Júlia Cruz