O Mastim Tibetano é um cachorro de grande porte de origem chinesa, muito usado como cão de guarda, devido ao seu temperamento leal e corajoso. O cachorro Mastiff Tibetano, como também é conhecido, frequentemente aparece nas listas das raças mais raras do mundo, o que faz com que também seja um dos cães mais caros - tanto aqui no Brasil como no mundo.
Isso faz com que seja incomum encontrar o cão tibetano nas casas brasileiras, mas existe muito interesse na raça gigante do Tibete. Devido ao seu tamanho, muitas pessoas ficam em dúvida se o Mastim Tibetano é indicado para famílias e, especialmente, crianças. A verdade é que essa raça é muito amigável. Se você está pensando em adotar um amigo gigante ou apenas quer conhecer mais sobre o Mastim Tibetano, o Patas da Casa conta tudo o que você precisa saber sobre o temperamento dele.
Como é a personalidade do gigante Mastim Tibetano?
O Mastim Tibetano é um cachorro grande e corajoso, mas também é calmo e muito apegado com sua família. Isso, aliado ao seu porte gigante, faz com que ele seja muito usado como cão de guarda. Os animais dessa raça são muito amigáveis com a família e pessoas conhecidas, mas é desconfiado com aqueles que não conhece e pode latir bastante na presença de estranhos.
Por ser muito leal, o Mastim Tibetano gosta de interagir com seus humanos e se dá muito bem com crianças, apesar de seu tamanho gigante. Mas, se você costuma passar o dia fora, tudo bem, essa raça não reclama se precisar passar um tempo sozinho. O cão do Tibete é bastante inteligente, mas gosta de agir do seu modo. Por isso, ele tem dificuldade média para ser adestrado.
O cachorro tibetano tem energia considerável, mas isso não significa que ele não seja uma raça mais calma. Em geral, 30 minutos a 1 hora de passeio ou brincadeiras são suficientes para gastar a energia do cão. Apesar disso, o Mastim Tibetano não é muito indicado para apartamentos, devido ao seu tamanho. O ideal é que ele viva em uma casa com quintal, onde possa correr e brincar livremente.



Mais Lidas

Pinscher 0, 1, 2 ou miniatura: entenda os tamanhos desse cachorro de raça pequena
Se você está pensando em ter um pinscher na sua vida pode estranhar a numeração que normalmente acompanha o nome da raça. O cachorro pinscher é conhecido por ser bem pequeno, mas ainda assim há variações de tamanho: as classificações 0, 1, 2 ou miniatura são super importantes para saber a dimensão aproximada do cãozinho. Além disso, pode ajudar muito na hora de decidir pelo seu novo melhor amigo.

Como identificar o sexo do gato filhote? Saiba diferenciar machos e fêmeas!
Às vezes, a vontade de adotar um gatinho é tão grande que acabamos nos precipitando e não dando a devida atenção a alguns detalhes muito importantes, como o sexo do filhote. É muito normal achar que adotou uma fêmea e só depois descobrir que o gato, na verdade, é macho. Nós sabemos que não é nada fácil diferenciar o órgão genital do gato logo nos primeiros meses de vida do animal. Se você faz parte deste time, não se preocupe, isso é muito comum!

Conheça as 10 raças de cachorro mais populares no Brasil!
Não há dúvidas de que os cachorros são os pets mais populares no Brasil. A fama de melhor amigo do homem não é à toa: 44,5% - ou seja, quase metade - dos lares têm pelo menos um cachorro no país, segundo a Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Mas será que existe uma raça que é mais popular que as outras?

Yorkshire: saiba tudo sobre essa raça de cachorro pequeno (+ galeria com 20 fotos)
O Yorkshire é um cãozinho muito popular nos lares brasileiros. Pequeno, fofo, esperto e bem brincalhão: companheirismo é uma característica marcante nesses mini-cães, ideais para apartamentos, famílias com crianças ou mesmo pessoas que moram sozinhas e querem um amigo fiel. O Yorkshire Terrier é reconhecido de longe pelas duas cores na pelagem, o tamanho e por sua característica única: as orelhas para cima. Quer saber tudo sobre o cachorro yorkshire? Então continue acompanhando a leitura!
Conheça as características físicas do cachorro Mastim Tibetano
Conhecido por ser uma das maiores raças do mundo, esse cachorro tibetano pode chegar a medir 80 centímetros de altura - das patas ao ombro - e pesar 70 kg. Por isso, o Mastim Tibetano precisa de uma alta quantidade de comida diariamente, que pode ultrapassar 1 kg, dependendo do peso do animal.
Além disso, essa raça tem a cabeça larga e apresenta a pelagem longa, que pode ser preta, castanha ou acinzentada. O pelo na região do peito pode ser mais claro, chegando a ser branco. Apesar de ser peludão, a boa notícia é que ele não solta muito pelo. Por outro lado, é necessário fazer escovação com frequência para manter a pelagem bonita e evitar os nós. O Mastim Tibetano filhote chega a idade adulta em até 4 anos, para os machos, e entre 2 e 3 anos, para as fêmeas. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos, sendo um companheiro fiel por muitos anos.
Quanto custa um Mastim Tibetano filhote?
O Mastim Tibetano, cachorro considerado um dos mais caros do mundo, pode variar muito de preço. No Brasil, um filhote dessa raça pode ser encontrado por a partir de R$ 3 mil, mas esse preço pode aumentar bastante, devido à raridade desse animal. O cão mais caro dessa raça a ser vendido foi na China, em uma exposição de animais, pelo preço de R$ 2,5 milhões. Surreal, né?!
Redação: Gabrielle Nunes
