Quem tem mais de um pet provavelmente tem que lidar com o intrigante comportamento do cachorro de comer a ração dos outros animais da casa, seja com o cachorro comendo a ração do gato, ou o cachorro grande comendo a ração do filhote e vice-versa. Muitos tutores ficam sem saber o que fazer com esse comportamento de cachorro, que pode ser comum. Para saber como resolver essa situação e sanar todas as dúvidas sobre o assunto, o Patas da Casa conversou com a veterinária Renata Bloomfield. Vem dar uma olhada no que ela contou!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Comportamento canino: chave para o cachorro parar de comer ração de outros animais é a organização

A melhor maneira de evitar que um cachorro coma a ração dos outros é o tutor se organizar na hora de oferecer a comida para os pets. A indicação da médica veterinária Renata Bloomfield é a de estipular um horário para que o cachorro coma. Caso ele não coma neste horário estipulado, o tutor deve tirar a ração do pote. Assim o doguinho irá perceber que, caso ele se preocupe com a comida dos outros animais, acabará ficando sem a dele. Este é um bom início para que ele deixe de comer a ração alheia. A veterinária ainda explica a importância dos tutores prestarem a atenção na quantidade de alimento oferecido. “A quantidade tem que ser certinha porque se deixar a mais, acaba sendo prejuízo para a família. Porque um já comeu sua parte, ainda vai comer a do outro, ou seja, é uma quantidade desnecessária e você só faz o animal engordar. É bom que você tenha um controle e deixe seu cachorro mais saudável”, afirma.

Cachorro comendo a ração errada: comportamento do cachorro pode desencadear um problema de saúde?

Esse comportamento canino pode desencadear problemas de saúde. Principalmente nos casos em que os doguinhos acabam comendo alguma ração terapêutica, podendo ser gastrointestinal, renal, hipoalergênica e outras rações especiais. Quando um cão saudável come uma ração diet, por exemplo, ele não está consumindo todos os nutrientes que ele precisa. Algo similar acontece com os cães que necessitam de uma alimentação especial e comem a ração do animal saudável: eles acabam não tendo a nutrição que realmente precisam. Renata ressaltou que essas rações são caras e esse comportamento canino, além de prejudicar o tratamento, faz com que as pessoas acabem jogando o dinheiro investido fora. Por isso, é importante se organizar e estipular um horário para que os cães façam a alimentação. “Quando se tem o horário e o tempo certo pra comer, eles não irão pensar duas vezes e vão comer naquele momento”, completa a veterinária.

 

Comportamento do cachorro: organização do tutor na hora da alimentação é essencial para que o cachorro para de comer a ração de outros animais

Comportamento do cachorro: organização do tutor na hora da alimentação é essencial para que o cachorro para de comer a ração de outros animais

 

 

Qual a melhor maneira do cachorro saber qual é a ração dele?

 

Segundo Renata, é difícil que o cachorro saiba qual é a ração dele, já que, afinal de contas, ele só quer comer. Mas a organização do tutor na hora da alimentação dos pets é a peça chave para que eles percebam isso. A veterinária deu a dica de indicar o local de cada com um X ou colocar panos de cores diferentes indicando a ração de cada um. No início é normal que mesmo assim um cachorro queira comer a ração do outro. Contudo, é importante não brigar com o cachorro, mas orientá-lo, indicando qual ração é a dele. “Dar aquela policiada no início vale a pena e mais pra frente eles começam a entender e fazer essa associação”, conta Renata. A veterinária ainda indica a caixinha de transporte, onde cada animal come ali dentro, impedindo que o outro chegue tão perto. Não deixe de considerar também as técnicas de adestramento de cães.

Cachorro pode comer ração de gato?

As rações de gato são mais saborosas e palatáveis. Elas tem outro tipo de composição e, caso o cachorro coma com frequência, ele pode acabar ficando obeso. “Para corrigir isso você pode pegar a ração do gato e colocar em cima de uma prateleira ou algum móvel. É legal para o gato pois ele vai fazendo exercício para chegar até a comida. Você estimula ele a pular e o cachorro não alcança. O ideal é não deixar ração sobrar, nem pro gato nem pro cachorro. Até porque a comida fica velha e acaba perdendo seus nutrientes se ficar exposta”, indicou a médica veterinária.

Cachorro filhote pode comer ração de cachorro grande?

O metabolismo do cachorro filhote é mais rápido. Por causa disso, as rações para cães filhotes são mais calóricas, tendo mais nutrientes de um modo geral. Quando um cachorro filhote come a ração de um cachorro adulto e vice-versa eles acabam não aproveitando aquilo que estão comendo.


Mas e se a ração acabar e você só perceber de noite, sem opção para comprar no momento? “Se um dia ou outro acabar a ração de um e você dar a do outro não tem problema, mas fazer disso uma regra pode acarretar um problema nutricional”, conclui Renata. 


Redação: Hyago Bandeira