xixi

Compensa comprar um tapete higiênico lavável para cachorro?

Compensa trocar o tapete higiênico descartável, como o da foto, por uma opção mais sustentável?
Compensa trocar o tapete higiênico descartável, como o da foto, por uma opção mais sustentável?

xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. Na hora de estabelecer um local para isso, os tutores podem recorrer a um jornal velho ou ao tapete higiênico para cachorro descartável. No entanto, algumas soluções mais agradáveis ao meio ambiente têm surgido no mercado pet, como o tapete higiênico lavável. Compensa investir nesse modelo? Qual é o "tempo de vida" do acessório? Precisa ter mais de um tapete para revezar o uso? Tiramos todas as dúvidas sobre o assunto!

O tapete higiênico lavável para cachorro é uma alternativa ecológica

Uma das maiores vantagens do tapete higiênico para cachorro lavável é que, além de ser uma opção bastante prática, essa é uma versão que reduz consideravelmente a quantidade de resíduos descartados, ajudando o meio ambiente. Pensa só: se você usar um tapetinho descartável por dia, em um ano serão cerca de 365 desses jogados no lixo. Já com um tapete higiênico lavável para cães esse número é drasticamente reduzido: é só higienizar o acessório diariamente e logo em seguida ele estará pronto para ser reutilizado, evitando o acúmulo de lixo. O tapete higiênico lavável é feito com um tecido impermeável, que não permite que o líquido vaze, e pode ser encontrado em diversos tamanhos, de acordo com o porte do seu cachorro. Além disso, algumas opções permitem que o tutor prenda um lado na parede para os machinhos que levantam a perna na hora do xixi. 

Existem também outras soluções para o tapete descartável ou jornal, como a bandeja sanitária para cachorro. Feita de plástico, é possível lavar o acessório todos os dias. Alguns modelos também possuem grama sintética.

Como higienizar o tapete higiênico lavável para cachorro?

A frequência de lavagem desse modelo de tapete higiênico para cachorro vai depender da quantidade de xixi que o animal faz por dia e também da rotina dele - por exemplo, se o cãozinho faz as necessidades na rua também. No entanto, o recomendado pelos fabricantes é que a troca seja feita diariamente. Com isso, é importante que o tutor se planeje para ter pelo menos dois tapetes para fazer o revezamento indicado. A lavagem pode ser feita tanto no balde com água e sabão quanto na máquina de lavar roupas (mas, nesse caso, recomenda-se a lavagem da máquina depois). Outra opção é fazer uma lavagem mista: você pode deixar o tapete de molho no balde para retirar a sujeira mais pesada e depois fazer o enxágue e centrifugação na máquina. 

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    A bandeja sanitária é outra opção mais sustentável do que o tapete descartável ou jornal
    A bandeja sanitária é outra opção mais sustentável do que o tapete descartável ou jornal

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino
    Cuidados dos animais

    Caixa de areia de gato em apartamento: saiba qual o melhor lugar para colocar o sanitário felino

    A caixa de areia é só um objeto, mas para novos donos de gatos ela pode envolver uma série de dúvidas que ninguém sonhou em ter antes de ter um felino. Desde qual tipo de areia escolher até o tamanho e o formato do objeto, tudo isso influencia na forma como o gato vai usar a caixa. Como não poderia ser diferente, o lugar onde você coloca o sanitário do seu gatinho é primordial para que ele faça o xixi e cocô no lugar certo — principalmente se você mora em apartamentos e tem um espaço limitado. Hoje, o Patas da Casa vai te ajudar a resolver essa questão: dá uma olhada aqui embaixo!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Tapete higiênico lavável para cachorro é melhor do que jornal?

    Essa é uma dúvida que pode surgir, principalmente para quem é mãe ou pai de pet de primeira viagem. E, por mais que aquele jornal velho que você tem guardado dentro de casa pareça uma boa opção para ser o “banheirinho” do seu cão, o jornal não é feito com um material absorvente. Isto é, ele pode acabar deixando o xixi do seu amigo vazar por todo o cômodo, o que consequentemente dá um certo trabalho porque o tutor vai precisar lavar tudo depois. Além disso, cães que tem a pele muito sensível também podem sofrer com alergias ao entrar em contato com a tinta do jornal, portanto é importante ficar sempre atento a qualquer alteração no corpo do seu pet.

    Com duração de até 200 lavagens, tapete higiênico para cães lavável também é econômico

    Você provavelmente deve estar pensando: “ah, mas o tapete higiênico lavável para cachorro não é muito caro?”, e é aí que você se engana. Além de ser uma alternativa sustentável, esse é um modelo de tapetinho que costuma ter uma boa duração, com cerca de até 200 lavagens. Isso significa que aqueles 365 tapetes descartáveis que você precisaria jogar fora todos os dias podem facilmente se transformar em apenas 2 ou 4 tapetes higiênicos para cães laváveis. Ou seja, mais economia para o seu bolso (e você ainda vai estar sendo ecologicamente correto)!

    Redação: Juliana Melo

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Próxima matéria

    A caixa de areia do gato deve ser limpa com qual frequência?

    Jornal ou tapete higiênico? Descubra qual é a melhor opção para o banheiro do seu cachorro!
    xixi

    Jornal ou tapete higiênico? Descubra qual é a melhor opção para o banheiro do seu cachorro!

    Um dos momentos que mais causam dúvidas em donos de cachorros de primeira viagem, com certeza, é em relação ao banheirinho do animal. Afinal de contas, qual é a melhor opção: jornal ou tapete higiênico? Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no jornal ou no tapete depois que a opção ideal for escolhida? A fase de adaptação — que pode acontecer tanto quando o animal é filhote, quanto na fase adulta — é cheia de detalhes e truques que vão fazer a sua convivência com o cachorro ser cada vez mais simples e tranquila. Dá uma olhada nessas dicas aqui embaixo para fazer a melhor escolha!

    Tapete higiênico para cachorro ou jornal: qual a melhor opção para seu pet?
    xixi

    Tapete higiênico para cachorro ou jornal: qual a melhor opção para seu pet?

    Quem mora em apartamento tem a preocupação em criar o local adequado para o cachorro fazer xixi e cocô. O passeio também é importante para que o cão faça suas necessidades fora de casa, mas é primordial condicionar seu pet desde filhote a fazer no lugar correto. Para delimitar o banheiro do seu cachorro, você tem duas opções: usar o tapete higiênico ou forrar o chão com jornal. As duas opções cumprem bem o papel, mas cada uma delas têm vantagens e desvantagens. Para não restar dúvidas, veja abaixo o que cada uma oferece!

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios
    Cuidados

    Como criar uma rotina para o seu cachorro? Dicas de cuidados, higiene, alimentação e passeios

    Ninguém pode negar: manter uma boa rotina é fundamental para saúde física e mental do ser humano. Mas, além de você, existe outro serzinho que precisa de hábitos diários para garantir um bom funcionamento do seu organismo: o seu cachorro. Ao contrário do que muitos tutores pensam, os cães são animais de rotina e, por isso, mudanças repentinas nos horários podem deixá-los estressados e, até mesmo, depressivos. O horário de passear com cachorro, por exemplo, é um dos que mais impactam o seu bichinho e deve ser o mesmo todos os dias. Para te ajudar nessa e em outras tarefas que envolvem a rotina do seu cãozinho, o Patas da Casa reuniu algumas dicas sobre o assunto. Dá uma olhada!

    Tapete higienico para cachorro lavável ou descartável? Veja as vantagens de cada um e compare
    xixi

    Tapete higienico para cachorro lavável ou descartável? Veja as vantagens de cada um e compare

    O tapete higiênico para cachorro é uma das melhores opções para o banheirinho do seu amigo. Muita gente já decidiu aposentar o jornal para cachorro e dar as boas vindas a este produto que muda tudo no seu dia a dia, mas a principal dúvida de quem faz isso é em relação às duas opções do tapete que estão disponíveis no mercado. Afinal de contas, é melhor usar o tapete higiênico para cachorro lavável ou descartável? Para te ajudar a tomar essa decisão, nós juntamos aqui embaixo tudo o que você precisa saber sobre cada um dos dois. Vem ver!

    Ver Todas >

    Bigode de gato: como saber se as
    Cuidados dos animais

    Bigode de gato: como saber se as "vibrissas" estão saudáveis?

    Mais que elegância, o bigode de gato tem importantes funções no comportamento felino. Manter uma boa aparência em nossos gatinhos é sempre bom, mas além da estética, é essencial prestar atenção na saúde do animal. A queda das vibrissas do gato, popularmente chamadas de bigodes, e outras alterações sempre vão gerar dúvidas nos tutores. É preciso se preocupar com a queda desses pelos? E afinal, para que serve o bigode de gato? 

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?
    Cuidados dos animais

    Shampoo hipoalergênico para cachorro deve ser usado em quais casos?

    O bem-estar e a saúde do cachorro devem ser prioridades. Por isso, é muito importante manter a higiene com alguns cuidados básicos, como limpar as orelhas e escovar os dentes. O banho em cachorro também deve fazer parte da rotina - mesmo que alguns pets não gostem, é essencial para o bem-estar do animal. Mas e quando a pele do animal apresenta sinais de alergia?

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos
    Cuidados dos animais

    Lei de maus-tratos a animais: entenda o que muda com a nova legislação e como proteger cães e gatos

    Para garantir que nenhum animal de estimação seja maltratado, foi criada, em 1998, a lei de contra maus-tratos aos animais, transformando qualquer agressão a cães e gatos um crime previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605. No entanto, nos últimos anos algumas alterações foram feitas dentro dessa legislação, e é importante entender o que mudou e, principalmente, como denunciar maus-tratos a cachorro e gato.   

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire
    Cuidados dos animais

    Tipos de tosa para Shih Tzu e Yorkshire

    Duas raças de cachorros pequenos que são bastante populares no Brasil e tem um pelo bem abundante são o Shih Tzu e o Yorkshire. Com uma pelagem versátil e que costuma crescer rápido, é normal que os tutores procurem alternativas para deixar os peludinhos ainda mais estilosos e bonitos por meio da tosa de cachorro. Existem diferentes técnicas de tosa, e algumas são mais populares em raças específicas. 

    Ver Todas >