xixi de cachorro costuma ser uma dor de cabeça para todos os tutores de primeira viagem. É importante ensinar o cachorro como fazer suas necessidades no lugar certo desde cedo. Alguns cães podem ser treinados para fazer xixi e cocô somente na rua (para isso, você vai precisar passear com ele todos os dias, no mínimo duas vezes), mas o recomendado é que o animal também consiga fazer as necessidades em casa. Afinal, uma chuva forte ou um imprevisto pode acabar mudando a rotina de passeios. Na hora de estabelecer um local para isso, os tutores podem recorrer a um jornal velho ou ao tapete higiênico para cachorro descartável. No entanto, algumas soluções mais agradáveis ao meio ambiente têm surgido no mercado pet, como o tapete higiênico lavável. Compensa investir nesse modelo? Qual é o "tempo de vida" do acessório? Precisa ter mais de um tapete para revezar o uso? Tiramos todas as dúvidas sobre o assunto!

O tapete higiênico lavável para cachorro é uma alternativa ecológica

Uma das maiores vantagens do tapete higiênico para cachorro lavável é que, além de ser uma opção bastante prática, essa é uma versão que reduz consideravelmente a quantidade de resíduos descartados, ajudando o meio ambiente. Pensa só: se você usar um tapetinho descartável por dia, em um ano serão cerca de 365 desses jogados no lixo. Já com um tapete higiênico lavável para cães esse número é drasticamente reduzido: é só higienizar o acessório diariamente e logo em seguida ele estará pronto para ser reutilizado, evitando o acúmulo de lixo. O tapete higiênico lavável é feito com um tecido impermeável, que não permite que o líquido vaze, e pode ser encontrado em diversos tamanhos, de acordo com o porte do seu cachorro. Além disso, algumas opções permitem que o tutor prenda um lado na parede para os machinhos que levantam a perna na hora do xixi. 

Existem também outras soluções para o tapete descartável ou jornal, como a bandeja sanitária para cachorro. Feita de plástico, é possível lavar o acessório todos os dias. Alguns modelos também possuem grama sintética.

Como higienizar o tapete higiênico lavável para cachorro?

A frequência de lavagem desse modelo de tapete higiênico para cachorro vai depender da quantidade de xixi que o animal faz por dia e também da rotina dele - por exemplo, se o cãozinho faz as necessidades na rua também. No entanto, o recomendado pelos fabricantes é que a troca seja feita diariamente. Com isso, é importante que o tutor se planeje para ter pelo menos dois tapetes para fazer o revezamento indicado. A lavagem pode ser feita tanto no balde com água e sabão quanto na máquina de lavar roupas (mas, nesse caso, recomenda-se a lavagem da máquina depois). Outra opção é fazer uma lavagem mista: você pode deixar o tapete de molho no balde para retirar a sujeira mais pesada e depois fazer o enxágue e centrifugação na máquina. 


A bandeja sanitária é outra opção mais sustentável do que o tapete descartável ou jornal
A bandeja sanitária é outra opção mais sustentável do que o tapete descartável ou jornal

Tapete higiênico lavável para cachorro é melhor do que jornal?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Essa é uma dúvida que pode surgir, principalmente para quem é mãe ou pai de pet de primeira viagem. E, por mais que aquele jornal velho que você tem guardado dentro de casa pareça uma boa opção para ser o “banheirinho” do seu cão, o jornal não é feito com um material absorvente. Isto é, ele pode acabar deixando o xixi do seu amigo vazar por todo o cômodo, o que consequentemente dá um certo trabalho porque o tutor vai precisar lavar tudo depois. Além disso, cães que tem a pele muito sensível também podem sofrer com alergias ao entrar em contato com a tinta do jornal, portanto é importante ficar sempre atento a qualquer alteração no corpo do seu pet.

Com duração de até 200 lavagens, tapete higiênico para cães lavável também é econômico

Você provavelmente deve estar pensando: “ah, mas o tapete higiênico lavável para cachorro não é muito caro?”, e é aí que você se engana. Além de ser uma alternativa sustentável, esse é um modelo de tapetinho que costuma ter uma boa duração, com cerca de até 200 lavagens. Isso significa que aqueles 365 tapetes descartáveis que você precisaria jogar fora todos os dias podem facilmente se transformar em apenas 2 ou 4 tapetes higiênicos para cães laváveis. Ou seja, mais economia para o seu bolso (e você ainda vai estar sendo ecologicamente correto)!

Redação: Juliana Melo