Rottweiler é perigoso? Rottweiler é dócil? Rottweiler é bravo? Essas são as principais dúvidas que surgem sobre essa raça de cachorro. A fama de bom guardião do cachorro Rottweiler adulto é notória, assim como os estereótipos que envolvem o seu temperamento difícil e agressivo. Na verdade, o porte robusto e a aparência intimidadora desse cachorro grande escondem um animal tranquilo, protetor e muito leal ao seu tutor. Isso quer dizer que, se um Rottweiler for bem treinado, ele consegue ser bem dócil, carinhoso e um excelente companheiro para a família, incluindo as crianças.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Os esforços para criar um filhote de Rottweiler podem ser desafiadores, especialmente para tutores de primeira viagem. Pensando nisso, o Patas da Casa conversou com o adestrador inglês Noel O’Mahony, que há mais de 34 anos educa cãezinhos no Rio de Janeiro. Confira as dicas que ele deu!

Rottweiler: personalidade do animal está ligada à maneira como ele é criado

Como quase todos os cães de guarda, o Rottweiler carrega a fama de ter um comportamento agressivo. Isso, no entanto, segundo o adestrador Noel, acontece mais pela falta de treinamento do que pela natureza do animal em si. “A personalidade do Rottweiler está conectada à educação que é oferecida a ele, especialmente no primeiro ano de vida. Se um animal dessa raça foi criado para ser um guardião do lar, responsivo às ameaças de maneira agressiva, ele poderá manter esse comportamento pelo resto da vida”, explica o profissional.

Por isso, é fundamental saber como adestrar um cachorro Rottweiler filhote para que ele não manifeste sinais de agressividade. “Se ele for acostumado desde jovem a se relacionar com outras pessoas e animais de estimação, ele tem tudo para ser um cachorro como outro qualquer: carinhoso, fiel e ligado à sua família”, conclui Noel.

Como criar um Rottweiler: qual é o papel do tutor na educação de um cachorro da raça?

Noel destaca que o empenho do tutor de um cão da raça Rottweiler é uma peça imprescindível na construção da personalidade do animal de estimação: “às vezes, uma pessoa não tem a intenção de ter um cachorro agressivo, mas algumas situações e comportamentos, como estimular a territorialidade, podem levar estresse e agressividade ao bichinho”.

Adestramento de Rottweiler: qual é a importância do treinamento para evitar comportamentos agressivos?

Tudo que nós desejamos é que nossos cães sejam capazes de conviver com pessoas e outros animais de estimação. O Rottweiler, assim como a maioria dos cachorros, precisa aprender habilidades sociais para aceitar elementos externos e saber se comportar em ambientes que ele não conhece. Entender como adestrar um Rottweiler é um dos melhores caminhos para manter um cão da raça pacífico em casa.

“Os cães dessa raça podem ser agressivos mas, como disse anteriormente, isso depende de como eles são criados. Como qualquer cachorro de grande porte, é muito importante começar a treinar o animal desde filhote para mostrar como você quer que ele se comporte. Se não houver o treinamento correto, o Rottweiler pode querer dominar todas as pessoas da casa”, afirma Noel.

Adestramento: Rottweiler pode iniciar o treinamento a partir de qual idade?

Assim como ocorre com os seres humanos, os cães também passam por fases de desenvolvimento até se tornarem adultos. Como adestrar um rottweiler de 5 meses? Pode treinar Rottweiler 6 meses? É possível educar um Rottweiler fêmea com 1 ano? A melhor fase da vida para adestrar os cães dessa raça é uma das maiores dúvidas dos tutores. Segundo Noel, o limite para um animal aprender é o começo da adolescência, que nas raças maiores, como o Rottweiler, vai dos 14 aos 18 meses. “Quanto mais velho for o cão, mais difícil será eliminar os vícios de relacionamento e comportamento adquiridos”, relata Noel.

"Para realizar os exercícios na rua com segurança, é importante que o animal esteja com vacinação e vermifugação em dia”, recomenda o especialista. Vale lembrar que a lista das 10 raças de cachorro mais inteligentes contém o Rottweiler, educar um cão da raça não será difícil, desde que sejam aplicadas as técnicas corretas.

 

 

Por trás da aparência do Rottweiler, existe um cão dócil, companheiro, inteligente e muito brincalhão

Por trás da aparência do Rottweiler, existe um cão dócil, companheiro, inteligente e muito brincalhão

 

 

Rottweiler com raiva? Há algum método para reconhecer quando o cão está sendo agressivo?

 

Para reconhecer sinais de um Rottweiller bravo, Noel dá uma dica: “um bom experimento é comprar um osso natural, oferecer ao filhote e retirar o agrado após alguns minutos. Se ele rosnar ou tentar morder a sua mão, é melhor você chamar um profissional de adestramento para fazer uma avaliação, mesmo que o filhote de Rottweiler ainda não tenha seis meses. Não há nada pior que um cachorro rosnar e ameaçar um ataque cada vez que uma pessoa se aproxima da comida dele”, afirma o adestrador.

Muitos tutores da raça e também de outros cães de guarda têm dúvidas sobre como funciona Rottweiler de personalidade obediente. Há um receio de que um cão adestrado obedeça a estranhos, colocando, assim, o local que eles deveriam ficar de guarda em risco. O profissional esclarece que isso não acontece com um cachorro bem treinado: “O animal adestrado só vai obedecer ao membro da família que ele identifica como seu líder. A obediência dos cães está ligada a um sentido de lealdade”.

Como treinar Rottweiler: adestramento pode ser feito por conta própria?

Adestrar cachorro de grande porte, principalmente um cão de guarda como o Rottweiler, é uma tarefa que demanda tempo, além de não ser uma das mais fáceis. O recomendado é buscar o serviço de um profissional com experiência.

No entanto, caso você opte por não contratar um adestrador ou esteja querendo reforçar o adestramento do seu filhote de Rottweiler, Noel dá algumas dicas de treinamento: “com cerca de dois meses de idade, o cão já consegue entender alguns comandos básicos. Comece com treinos rápidos para não entediar o bichinho. Escolha suas próprias palavras de comando e recompense o animal assim que ele seguir as suas orientações. É importante também evitar os treinos quando o seu Rottweiler estiver sonolento. À medida que ele for crescendo, aumente o tempo de treinamento”.

Adepto do adestramento sem castigo, Noel diz que “cada cão tem um tempo diferente de aprendizado, assim como cada dono também. Não é possível estabelecer um tempo fixo para que este processo se desenvolva”. No site e nas redes sociais do adestrador, é possível ver vídeos com a rotina e dicas de treinamento para os tutores.

 

Meu Rottweiler é muito lealQuando treinado, o Rottweiler atacando ou rosnando para os tutores será uma situação quase impossívelGato e Rottweiler? Adestramento também pode ajudar na convivência com outros animaisRottweiler: personalidade corajosa do cachorro é sinônimo de lealdade com seu tutorAprender como adestrar filhote de Rottweiler é muito importanteComo adestrar um cachorro Rottweiler filhote? Buscar o auxílio de um profissional faz diferençaSe você quer saber como amansar cachorro filhote de Rottweiler, os treinamentos com reforço positivo são os mais recomendadosMeu Rottweiler é muito lealTreinamento é essencial para convivência do Rottweiler com criançasAdestramento também é importante para a convivência do Rottweiler com outros cachorrosRottweiler: 6 meses de idade é a época em que o tutor já pode inserir alguns treinamentos rápidos na rotinaComo adestrar um Rottweiler de 5 meses? Alguns truques podem ser ensinados pelo próprio tutorEducar o Rottweiler desde cedo é uma forma de conseguir controlar todos os seus instintos na vida adultaRottweiler: educar a raça da forma correta vai melhorar a relação do cachorro com a família e com o mundoO cachorro Rottweiler manso depende muito da criação recebida nos primeiros meses de vidaRottweiler é bravo? Quando não socializado e adestrado, comportamento agressivo pode ocorrerComandos para Rottweiler não são difíceis de colocar em prática já que a raça está entre as mais inteligentesRottweiler: personalidade do animal é conhecida por sua lealdadeRottweiler fêmea: temperamento com outra cadela pode ficar complicado durante o cioEntender como treinar Rottweiler para guarda também é muito importante quando se busca a proteção do lar

 

“Meu filhote de Rottweiler é muito bravo”: como evitar problemas no futuro?

 

A escolha do criador é um ponto relevante para garantir que a saúde psicológica do filhote de Rottweiler seja boa desde o nascimento. “É sempre interessante procurar um criador de confiança. Em um canil profissional e responsável, é possível conhecer os pais do filhote e verificar o temperamento do Rottweiler. Isso é especialmente importante quando você está buscando um cão de guarda”, recomenda Noel.

Como treinar Rottweiler para guarda?

O Rottweiler é um ótimo cão de trabalho. Sua postura imponente e focada ajuda muito em situações policiais ou de guarda de uma propriedade. No entanto, mesmo que você opte pela raça para proteger sua casa, o adestramento não deve ser dispensado. Com as técnicas corretas, o cachorro aprende a diferenciar situações de perigo e como agir do jeito certo em determinadas situações. Ou seja, “Rottweiler é traiçoeiro” ou “cão Rottweiler é perigoso” não são adjetivos que definem a raça. Muito inteligente, a raça pode aprender a conviver em harmonia com a família e outros animais, e saber a hora em que precisa proteger a casa. Mesmo que a raça tenha um instinto de defesa territorial aprimorado, ensinando ao Rottweiler os comandos desde cedo você saberá exatamente como agir e até como identificar quando o cachorro dá sinais de ataque ou outros comportamentos agressivos.

Como é a convivência entre um Rottweiler e crianças?

Por ser uma das raças de cachorro mais desejadas para se ter em casa, muita gente se pergunta como seria a convivência de um Rottweiler com crianças. Como dito acima, a lealdade e afeto são características da raça Rottweiler e a personalidade “boa natureza” alinhada de um treinamento adequado de obediência pode fazer dele um excelente companheiro. Mas afinal de contas, Rottweiler gosta de criança? A resposta para essa pergunta depende de alguns fatores. Para que esses cães convivam tranquilamente com crianças é essencial que ele seja treinado, mas além disso, é necessário saber mais sobre sua linhagem. Na hora de escolher um cão da raça Rottweiler, o temperamento dos pais deve ser considerado, principalmente quando o animal vai conviver com os pequenos. A criança deve aprender os comandos para Rottweiler e mesmo assim o contato dos dois deverá ser sempre supervisionado por um adulto, assim como com qualquer outra raça de cachorro.

Essas mesmas observações são válidas para a convivência do Rottweiler com outros cachorros. Um doguinho equilibrado, socializado e treinado desde cedo não terá problemas com outros animais. Apesar disso, a convivência entre cães do mesmo sexo tende a ser mais complicada. Os machos não castrados poderão disputar espaço, brinquedos, comida e até cadelas. Já com a Rottweiler fêmea, temperamento pode ficar mais complicado no período de cio se ela não for castrada. Entretanto, devido a capacidade de aprendizado da raça, a tolerância pode ser moldada.

Como adestrar filhote de Rottweiler: preparar a casa para receber o animal também é muito importante

Quando estamos buscando um cão da raça Rottweiler, é muito importante saber como adestrar o cãozinho. Mas preparar a casa para o filhote também é de extrema importância. Antes de tudo, é necessário se assegurar que haverá um espaço adequado, com conforto, alimentação de qualidade e muitos brinquedos. Todas esses cuidados também contribuem para o comportamento de Rottweiler manso.

Atividade física e gasto de energia são segredos de como cuidar de um Rottweiler

Por ser um cão de porte grande, o Rottweiler exige um gasto de energia diário. As brincadeiras, atividades físicas e passear com o cachorro todos os dias não podem ficar de fora da rotina da raça. Todas essas atividades também contribuem para não estressar ou deixar o cachorro Rottweiler bravo.

Redação: Guilherme Segal e Hyago Bandeira

 

Publicada originalmente em: 28/04/2020

Atualizada em:19/10/2021