Cachorro

Como tirar carrapato de cachorro? Aprenda de uma vez por todas como acabar com o incômodo

Publicado - 05 Março 2024 - 16h17

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

Saber como tirar carrapato de cachorro é um conhecimento que será útil pelo menos uma vez na vida de um tutor. Isso porque não é raro que os carrapatos acabem grudando no pelo do animal após um passeio na rua. O parasita, além de causar muita coceira e incômodo no animal, também pode ser vetor de doenças perigosas. E o pior: ele se prolifera tão rápido que dentro de poucos dias sua casa pode enfrentar uma infestação de difícil controle. 

Por isso, saber como remover e matar carrapato é muito importante. Mas qual a maneira correta de fazer isso? O Patas da Casa te explica as técnicas certas de como tirar carrapato de cachorro a seguir.

Como tirar carrapato de cachorro com pinça?

Se você percebeu que seu cãozinho está coçando bastante uma região específica do corpo, vale dar uma olhada para ver se tem algum carrapato preso. Se encontrar, você pode removê-lo de forma bem simples e rápida com uma pinça. Coloque a ferramenta ao lado do carrapato de cachorro. Então, posicione a pinça por baixo do parasita, prendendo-o bem. Depois, basta puxar em um movimento de torção. Isso deve ser feito com muita calma, pois uma retirada brusca pode acabar machucando o cão. Além disso, pode acontecer de não remover o parasita por completo, fazendo com que a sua cabeça continue grudada no pelo. Depois de seguir esses passos de como tirar carrapato de cachorro com pinça, limpe bem a região onde o pet sofreu a picada.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de cachorro!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

pessoa tirando carrapato de cachorro
Remover carrapato de cachorro com pinça é um método efetivo, mas deve ser feito do jeito certo

Qual o jeito certo de descartar o carrapato de cachorro? 

Saber como tirar carrapato de cachorro é apenas uma parte do processo! Após remover o parasita do corpo do seu pet, é fundamental descartá-lo do jeito certo.  Após tirar o parasita do pelo do cachorro, coloque-o em um pote de vidro com álcool ou água fervendo. Deixe-o por um tempo e, então, jogue o carrapato no vaso sanitário e dê descarga. Dessa forma, você garante que o carrapato de cachorro está realmente morto e não vai mais trazer perigos. 

Matar carrapato de cachorro com shampoo e condicionador específico é uma boa opção

Uma outra opção de como remover os parasitas é com o uso de shampoo para carrapato de cachorro. Esses produtos podem ser encontrados em pet shops e são muito eficazes. Além de matar carrapato, o shampoo também elimina os ovos colocados por eles, o que garante uma proteção extra e evita que a praga volte. Por isso, um banho com produtos antiparasitários específicos para pets é sempre uma boa solução de como matar carrapato de vez. Siga as instruções da embalagem na hora da lavagem e repita o banho depois de 10 dias para garantir. 

Remédio para carrapato de cachorro é uma medida eficaz para remover os carrapatos

O remédio para carrapato de cachorro é a opção mais tradicional para acabar de vez com esse problema. Esses medicamentos específicos conseguem matar carrapato com substâncias tóxicas que não agridem o cachorro. É importante escolher o remédio de carrapato de cachorro certo, já que existem diferentes dosagens e opções dependendo do peso e idade do cão. Além disso, ele só é indicado para animais com mais de seis meses. O remédio para carrapato de cachorro é encontrado em diferentes formatos, como comprimido palatável, pipeta e coleira antipulgas. Cada cão se adapta melhor com um deles, então vale testar para decidir a opção mais adequada.

Por serem muito resistentes, pode ser que os carrapatos que estejam grudados no corpo do cachorro não caiam de imediato, sendo necessária a combinação de mais de um método. Ou seja, além do remédio para carrapato, você pode dar um up no tratamento com um banho com shampoo específico ou fazer a retirada manual com uma pinça.  

Pedir ajuda profissional para tirar carrapato de cachorro pode ser necessário 

Por mais que existam diversas formas de como acabar com carrapato de cachorro, pode ser que a ajuda profissional seja necessária. Remover o parasita com a pinça, por exemplo, nem sempre é tão fácil quanto parece. Se o aracnídeo estiver muito preso, o tutor pode acabar machucando o cão. Além disso, pode acontecer de esmagar o carrapato ou até deixar uma parte dele presa no corpo. Se isso acontecer, vale a pena pedir ajuda profissional. Além disso, se perceber que o shampoo ou remédio para carrapato de cachorro não está fazendo efeito, é importante levar o pet ao veterinário para entender o que mais pode ser feito para acabar de vez com o problema. 

carrapato de cachorro sendo retirado com uma pinça
Como matar carrapato de cachorro? Shampoos, pinças e remédios caseiros para usar em casa ajudam a acabar com o problema.

Remédio caseiro para matar carrapato no cachorro funciona? 

Muitas pessoas se perguntam se existe algum remédio caseiro para matar carrapato no cachorro, mas não existem evidências científicas de que isso funcione. É possível encontrar diversas ideias na internet, mas colocar qualquer substância que não seja específica para cães no pelo do animal pode causar mais mal do que bem. Isso quer dizer que as receitas de como tirar carrapato de cachorro com vinagre, álcool, bicarbonato de sódio ou qualquer outra substância não deve ser testada. Prefira sempre os métodos tradicionais que são específicos para o animal. 

Remédio caseiro para matar carrapato do ambiente: saiba como fazer!

Como explicamos, não existe remédio caseiro para matar carrapato no cachorro. Porém, existem alguns que podem ser feitos para acabar com o parasita presente no ambiente. Após tirar o carrapato de cachorro do seu pet, é muito importante fazer a higienização do ambiente para acabar de vez com os parasitas e ovos depositados no local. É importante checar atrás de móveis, debaixo de tapetes e camas, frestas e locais altos (a preferência deles).

Existem algumas opções de remédio caseiro para matar carrapato em casa que podem funcionar. A mistura de frutas cítricas e limão é uma ótima receita caseira para acabar com a praga. Talvez você já tenha ouvido falar também sobre matar carrapato com vinagre, sal, bicarbonato de sódio e água quente. Basta misturar com água e borrifar no ambiente, passando um pano seco em seguida. Outra sugestão é matar carrapato com sal e detergente. Essa mistura com água quente é ótima para eliminar qualquer resquício do parasita do ambiente. Em casos de infestações mais resistentes, vale pesquisar um serviço de dedetização específico para carrapatos.  
 

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Adote um animal

Fiapo de manga: a nova "raça" de cachorro vira-lata que tem feito sucesso na internet

Há quem diga que vira-lata caramelo representa mais o Brasil do que samba e futebol - não à toa que existem propostas de lei para el...

Cachorro

Cruzamento de cachorro: tudo que você precisa saber sobre o assunto

O cruzamento de cachorro é um assunto que desperta a curiosidade da maioria dos tutores. Enquanto alguns se preocupam em evitar que ...

Gato

Os melhores gatos para famílias com crianças: veja a lista com as 10 raças mais indicadas

Quando se trata de escolher um bichano para as crianças, algumas raças de gato se destacam por serem os companheiros ideais. Com per...

Comportamento

Tem um gato arranhando o sofá? Cientistas identificaram as causas desse comportamento e mostram como fazer o pet parar

Conviver com um gato arranhando o sofá é um problema que vários tutores têm dificuldade de corrigir. Apesar de ser um instinto nato ...

Adote um animal

Nomes para cachorro com a letra A: mais de 100 ideias para nomear o seu pet

Pesquisar e selecionar nomes para cachorro para o mais novo integrante da família é uma das partes mais divertidas do processo de ad...

Adote um animal

Maltês: 12 coisas que você precisa saber antes de ter um

Se você está em busca de um cachorro fofo e cheio de personalidade, o Maltês talvez seja a escolha perfeita. Esperto, dócil e brinca...

Ver todas