O gato arisco é aquele que não aceita nenhum tipo de aproximação e adota uma postura agressiva perto de humanos e de outros animais. Geralmente, esse comportamento é comum em gatos de rua que foram abandonados e não encontraram um lar, então é natural que muitas pessoas se sensibilizem com a situação e tentem ajudá-los. Mas como pegar um gato arisco e fazer o resgate nessas condições? Quais cuidados são necessários e o que fazer para conquistar a confiança dos bichanos? Confira as respostas na matéria a seguir!

O que deixa os gatos ariscos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

O comportamento do gato arisco é cheio de desconfiança e agressividade, mas por que esses animais agem dessa forma? Simples: essa é uma postura defensiva típica de bichinhos que foram abandonados ou maltratados e vivem nas ruas há muito tempo. Eles não conseguem confiar facilmente em qualquer pessoa que se aproxima justamente por já terem passado por situações difíceis ou até mesmo de violência.

O gato arisco age por instinto de sobrevivência e proteção. Ele não consegue distinguir uma pessoa que quer ajudar de uma pessoa que vai lhe causar algum mal, então para ele é mais fácil tentar espantar todo mundo com grunhidos, dentes à mostra ou arranhões.

Gato arisco: o que fazer para resgatar o animal?

O primeiro passo para aprender como pegar gato arisco é saber como se aproximar dele sem assustar ou afugentar. O bichano precisa entender que você não representa nenhuma ameaça para ele e tentar pegá-lo à força pode prejudicar ainda mais o resgate. Você deve ganhar a confiança do gato aos poucos e paciência é fundamental nessas horas. É um processo gradual até que ele te enxergue como um amigo.

Uma forma de conquistar um gato arisco é oferecendo ração e outros alimentos para ele. Os animais que vivem nas ruas passam necessidades, então ele certamente não vai recusar esse tipo de agrado. Mas atenção: deixe o potinho em um local acessível e não tente se aproximar nem forçar a barra caso perceba que o bichinho parece assustado ou pronto para atacar. Ele vai se aproximar naturalmente quando se sentir confortável para comer. Você também pode aproveitar e deixar uma peça de roupa próxima ao pote para que ele conheça seu cheiro e se sinta mais familiarizado enquanto come.

Depois de um tempinho alimentando o gato arisco, vocês vão criar uma relação de confiança. É nessa etapa que o resgate pode ser feito, já que o gatinho não vai mais apresentar um comportamento agressivo quando você tentar chegar perto dele.


C  omo pegar gato arisco: ração, petiscos e sachê é uma forma de ganhar a confiança dos bichanos
C omo pegar gato arisco: ração, petiscos e sachê é uma forma de ganhar a confiança dos bichanos

Como deixar o gato menos arisco?

Essa é uma dúvida que passa pela cabeça de todo mundo que resgata ou tem um gato arisco. A questão é que a mudança de comportamento não ocorre da noite para o dia, e geralmente o bichano vai apresentar problemas de confiança e medo por muito tempo (às vezes pode durar o resto da vida). É muito difícil de descobrir o histórico daquele animal e o que causou o comportamento arisco dele, mas é importante respeitar o jeitinho e espaço do pet. A maioria dos felinos que têm essa característica costuma ser mais carinhosa com o dono, mas desconfiado perto de outras pessoas - e tudo bem! Se ele quiser ficar mais quietinho no canto dele quando tiver visita em casa, não o incomode. 

Também é importante evitar algumas atitudes que podem despertar o lado mais arisco do animal, como o carinho na barriga do gato - que é uma região muito sensível - ou o banho no gato, já que eles não precisam e o contato com a água é muito estressante. Barulhos muito altos também são gatilhos para deixar o gato mais agressivo na tentativa de se defender.

Redação: Juliana Melo