Passear com cachorro é um hábito essencial que todo o tutor precisa ter. A atividade deve ser prazerosa tanto para o animal como para o dono e é uma ótima forma de estreitar os laços entre os dois. O passeio com cães é fundamental para a saúde física e mental dos pets. O peludo se desestressa colocando o corpo em movimento e tendo contato com outros aromas e ambientes. Apesar disso, muitos cachorrinhos que não estão acostumados com a atividade acabam puxando a coleira ou ficando muito agitados. Para evitar esses problemas, o Patas da Casa preparou um infográfico sobre como passear com cachorro. Veja abaixo!


O passeio com cães é fundamental para a saúde física e mental dos pets.
O passeio com cães é fundamental para a saúde física e mental dos pets.

Treine em casa antes de passear com o cachorro

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Pouca gente imagina, mas treinar em casa é um ponto chave quando o assunto é cachorro, passeio, coleira e nervosismo. A dica principal é treinar o cachorro quando ele estiver calmo e mostrar, dentro de casa, como o passeio deve acontecer na rua. Pegue a coleira e a guia, posicione o animal ao seu lado. É importante deixar a guia frouxa, sem tensionar ou encurtar.

Comece dando pequenos passos e se o cão acompanhar, recompense-o com um petisco. Depois disso, você pode treinar indo de um cômodo para o outro. Caso o cachorrinho fique focado, o tutor pode testar a ida para fora de casa. Se o pet ficar muito excitado com esse momento, é importante retroceder o processo. O animal precisa entender que o passeio será uma coisa corriqueira e que não deve gerar ansiedade. Essa primeira etapa precisa ser feita com paciência para que o cão entenda a posição que ele deve ficar durante o passeio e que não deve haver desespero na hora da atividade.

Passeio: cachorro treinado em casa pode aproveitar a primeira experiência na rua

A primeira coisa a se fazer para levar o cachorro na rua é escolher onde e quando será seu passeio de estreia. O ideal é escolher um horário calmo, para que não haja tantas distrações no ambiente externo. Se o cãozinho puxar a guia em algum momento, o tutor deve parar imediatamente de andar. Uma boa dica é virar para o lado oposto que o cão puxou. Espere o cão perceber que não está sendo estimulado a continuar caminhando e só volte a andar quando ele afrouxar a guia. Caso o animal demore para perceber, ajude-o chamando pelo seu nome, batendo a perna e colocando-o de volta na posição certa.

A melhor forma de segurar a guia durante o passeio de cachorro é colocando a mão junto ao corpo. Dessa maneira, quando o tutor para, o pet não ganha os centímetros que teria se o braço estivesse esticado. Quando o cão estiver andando ao lado do dono, com a guia frouxa e da maneira correta, o tutor deve elogiar e conversar com o pet. Nesses primeiros dias, é legal dar um petisco para o cão caso ele tenha um bom comportamento. Deixe o peludo aproveitar o momento do passeio da melhor maneira possível, cheirando os lugares novos, marcando território, fazendo suas necessidades e brincando com pessoas e outros cães.

A seleção de acessórios deve ser preparada com cautela. Os itens essenciais são coleira, garrafinha de água e um instrumento para recolher o cocô do cachorro. Você também pode aproveitar o passeio para o cão fazer uma refeição na rua. Nesse caso, o tutor precisa levar a ração e um comedouro que seja fácil de adaptar fora de casa.

Redação: Hyago Bandeira