Quando o cachorro come muito rápido, ele fica mais propenso a desenvolver vários probleminhas de saúde relacionados com a má digestão. Para evitar que isso aconteça, o comedouro lento para cães é um acessório que faz toda a diferença e serve para ensinar o cachorro a comer mais devagar. Dentre os vários benefícios que o item oferece, a mudança no comportamento do cãozinho - e, consequentemente, na sua saúde - é uma das mais perceptíveis.
Meu cachorro come muito rápido. Quais são os riscos desse comportamento?
A alimentação do cachorro é necessária para manter o seu amigo de quatro patas forte e saudável. Mas além de investir em uma ração de qualidade, também é importante observar como o cãozinho se comporta na hora de se alimentar. Alguns cachorros vão com muita “sede” ao pote e devoram toda a comida em questão de segundos, um hábito que é extremamente prejudicial para o organismo canino.
Muitas pessoas associam o comportamento à fome, mas na maioria das vezes é algo compulsivo e que precisa de atenção. Se o seu cachorro come muito rápido, as chances de desenvolver um problema digestivo são enormes. A torção gástrica em cães (especialmente em raças de porte grande) e o inchaço alimentar são exemplos disso. O pet também corre o risco de sofrer com vômitos, arrotos e gases após a refeição. Além disso, casos de engasgo e asfixia também são comuns quando o cachorro come muito rápido.

Mais Lidas

Frutas para gatos: um guia completo dos alimentos liberados e benefícios de cada opção
Cuidar da alimentação do gato é dever de todo tutor, e para isso é importante saber o que o animal pode ou não comer. Além das tradicionais rações para gatos, algumas pessoas também gostam de oferecer outras opções de comida para o seu bichano e procuram alternativas mais naturais, como frutas e legumes. Porém, por mais saudáveis que esses alimentos sejam para os humanos, é importante ter em mente que o organismo dos felinos não funciona da mesma maneira que o nosso e algumas frutas para gatos, por exemplo, podem fazer mal ao seu amigo de quatro patas. Para sanar todas as dúvidas sobre o assunto, confira as frutas que gatos podem comer a seguir!

Verduras e legumes para cachorro: opções saudáveis para incluir na dieta do seu cãozinho!
Quando o assunto é a alimentação de um pet, muitas dúvidas podem surgir: o que o cachorro não pode comer? cachorro pode comer couve? Pode dar brócolis para cachorro? Ou ainda se cachorro pode comer abobrinha? Muitos tutores questionam se podem oferecer verduras e legumes para cachorro. A resposta é sim! Além de serem muito saudáveis, esses tipos de alimentos ajudam a abrir e instigar o apetite dos caninos, podendo ser oferecidos como petiscos e até recompensas.

O que gato pode comer? Veja alguns alimentos liberados para os felinos
Mesmo que os gatinhos não tenham aquela gula característica dos cachorros, eles podem amar alguns alimentos. A dúvida, porém, sempre permanece nessa hora: além da ração, sachê e petiscos específicos, o que gato pode comer? A não ser que seu gatinho tenha um problema de saúde, você pode oferecer algumas frutas, legumes e proteínas de vez em quando. Mas atenção! Não são todos os alimentos que os gatos podem comer. O chocolate, por exemplo, está na lista dos itens proibidos pelo risco de intoxicar o seu pet.

Meu cachorro não quer comer ração, o que eu faço? Entenda os motivos
Os cachorros têm fama de serem comilões e, na maioria dos casos, eles não abrem mão das refeições - seja a ração ou um snack. Todo dono de cachorro, provavelmente, já passou pela situação de estar comendo enquanto o amigo de quatro patas fica pedindo um pedaço do lanche. Mas, e quando o apetite do seu cachorro parece desaparecer, você sabe o que fazer?
Comedouro lento: cachorro passa a comer mais devagar com o acessório
O maior benefício do comedouro lento para cães é que o seu bichinho aprende a comer na velocidade certa e não corre o risco de passar mal por se alimentar rápido demais. É claro que os cachorros nem sempre se acostumam com o acessório de primeira, mas é importante um treinamento constante para o animal aprender o jeito correto de comer a ração. O momento da alimentação, inclusive, acaba se tornando mais prazeroso para o pet, já que ele vai precisar dedicar mais tempo para mastigar e fazer a digestão corretamente.
Outros benefícios do comedouro lento para cachorro é que o acessório estimula as habilidades cognitivas do doguinho, reduz a quantidade de problemas digestivos e ajuda a lidar com o estresse e ansiedade. Além disso, o acessório controla melhor a alimentação do cão e evita problemas como a obesidade canina.
Como funciona o comedouro lento para cães?
A ideia por trás do comedouro lento para cachorro é bem simples: trata-se de um pote de comida com vários obstáculos para evitar que os animais consigam devorar tudo de uma vez só. Ou seja, o cãozinho é basicamente forçado a se alimentar de forma mais lenta.
Na prática, o comedouro lento para cachorro funciona como uma espécie de brinquedo interativo em que o cão precisa se desdobrar para alcançar os grãos de ração. Ah, e o melhor de tudo é que você pode colocar tanto ração seca quanto ração úmida no acessório. A única atenção é com a quantidade de comida oferecida para o seu cachorro, que deve obedecer sempre as orientações do veterinário.
Redação: Juliana Melo
