Os cuidados com os olhos do cachorro são muito importantes e devem fazer parte da rotina. Como qualquer outra parte do corpo do cãozinho, os olhos merecem atenção, já que são uma porta de entrada para diferentes infecções. O olho do cachorro com remela pode indicar problemas como a conjuntivite canina. Por isso, saber como tirar remela do olho do cachorro do jeito certo é muito importante para não piorar o quadro. Veja algumas dicas a seguir!

Cachorro com remela: quais as causas da secreção nos olhos?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Existe uma diferença bem visível entre as secreções consideradas normais e cachorro com olho remelando por conta de uma doença ocular. A remela é uma secreção da mucosa que se solidifica ao redor dos olhos. Ou seja, aquela sujeirinha que aparece pela manhã é uma reação natural dos olhos. No caso de inflamações, a secreção aparece em volume maior e normalmente tem uma coloração amarelada. Nesse caso, a remela em excesso é um sinal de que o cãozinho foi infectado por um vírus ou bactéria que atinge a área. O animal precisa de atendimento médico para receber o diagnóstico e começar o tratamento

Mesmo que a remela de cachorro seja considerada normal (que geralmente tem uma textura mais seca e coloração marrom), é importante ter o cuidado de fazer a limpeza para evitar o acúmulo e incômodo no pet. No entanto, raças com olhos saltados, como Pug, Shih Tzu e Lhasa Apso, produzem mais lágrimas e, consequentemente, mais remela. A higienização deve ser feita com mais frequência ainda e o tutor deve ficar atento a qualquer mudança no olho do cachorro.


Limpar remela de cachorro: sempre use gazes diferentes para a limpeza de cada olho
Limpar remela de cachorro: sempre use gazes diferentes para a limpeza de cada olho

Como limpar os olhos do cachorro com remela?

As remelas com aspecto mais seco e com coloração branca ou marrom não costumam indicar problemas para a saúde de cachorro. Elas normalmente aparecem após o cãozinho tirar algumas horas de sono, assim como ocorre com os humanos. Para que a limpeza seja feita de forma correta, será necessário um soro fisiológico especial para cães e compressas de gaze cirúrgica. Muita gente tem dúvidas, porém o processo de como limpar olho de cachorro é simples.: basta pegar uma gaze umedecida com solução fisiológica e passar na região. O mais importante de tudo é não repetir a compressa e usar uma gaze diferente para cada olho na hora da limpeza. Essa cautela é muito relevante, pois evita que infecções sejam passadas de um olho para o outro.

Cachorro com olho vermelho e remelando: como lidar com a conjuntivite?

Geralmente, as remelas causadas por conjuntivite possuem aspecto amarelado e surgem com um volume maior que o normal. Além disso, dificuldade para abrir os olhos, lacrimação e olhos vermelhos ou inchados também são sintomas comuns da doença. Ao identificar essas características associadas ao cachorro com olho irritado e remelando, o ideal é procurar um médico veterinário para que seja adotada a melhor forma de tratamento da doença. Em casos mais leves, provavelmente a indicação será limpar o olho do doguinho utilizando a gaze com soro fisiológico em uma frequência mais recorrente e também fazendo o uso de algum colírio receitado. Já em casos mais graves, um antibiótico para conjuntivite canina poderá ser receitado. É importante que nenhuma receita caseira seja feita, pois isso pode piorar a situação do animal. Nunca deixe de procurar a ajuda de um profissional para fazer o tratamento correto.

Redação: Hyago Bandeira