Cachorro

Como lidar com um cachorro hiperativo e amenizar esse comportamento?

O cachorro hiperativo não consegue ficar quieto por muito tempo, mas é possível melhorar essa situação
O cachorro hiperativo não consegue ficar quieto por muito tempo, mas é possível melhorar essa situação

Cuidar de cachorro muito agitado não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Eles gostam de brincar, pular, correr e têm energia de sobra para gastar. Mas até que ponto essa agitação é normal? Às vezes, isso pode ser um mero traço da personalidade do cãozinho ou da sua raça, mas em outros casos pode indicar que o cachorro é hiperativo. Como é possível distinguir um cachorro agitado de um com hiperatividade? O que fazer para acalmar o seu amigo de quatro patas? Será que calmante natural para cachorro hiperativo funciona? Tire todas as suas dúvidas e saiba como lidar com esse comportamento a seguir!

Cachorro hiperativo: como identificar?

Você tem um cachorro agitado e está desconfiando que ele possa ser hiperativo? É sempre bom ficar de olho em alguns sinais, porque nem sempre a agitação é reflexo dessa condição. Segundo Renata Bloomfield, que é veterinária e comportamentalista animal, é muito difícil um cachorro ser diagnosticado com hiperatividade. “Muitas vezes o que acontece é que ele não tem o gasto de energia necessário. Alguns cães demandam mais gasto de energia e outros menos”, destaca.

Mas se o seu cãozinho é daquele tipo que não para nem por um segundo e sempre precisa estar fazendo alguma coisa, independente de ter saído para um passeio ou não, é bom considerar a hipótese de ele ser um cachorro hiperativo. Quando isso acontece, deitar e descansar são uma realidade muito distante para o animal, já que ele precisa estar em constante movimento. Isso acaba tornando a convivência um pouco difícil e pode chegar a assustar alguns tutores, mas é preciso ter calma. Mesmo com a hiperatividade, é possível contornar essa situação.

Caminhadas e passeios podem acalmar cachorro agitado

As caminhadas e os passeios são uma ótima maneira de gastar a energia do animal. Uma simples volta pelo quarteirão para que o cachorro explore o ambiente pode funcionar muito bem com determinadas raças que não necessitam de muito para se cansar, mas não tem o mesmo efeito em cachorros mais agitados. Já uma corrida pelo parque por um período maior de tempo pode ser mais benéfica para esse tipo de cão. Buscar um parcão específico para cachorros também é uma boa. Assim, o animal vai poder correr e brincar bastante com outros cães.

“Muitos ficam com pena de correr com o cachorro, mas a verdade é que 5km de corrida na nossa velocidade muitas vezes não é nada para um animal que tem condicionamento físico para isso. Indico até mais a corrida do que a caminhada, mas isso vai depender de cada família. O importante é fazer o exercício físico”, conta.

Descubra se você é um cachorro ou um gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

No fim de semana, você é o amigo que...?

As férias estão chegando! Vai viajar?

Chegou a hora de escolher a comida! Quem é você?

Que música você escolhe para arrasar no karaokê?

E sobre seus cuidados de beleza?

Vai ficar em casa com o mozão? Você prefere:

Ihhh, você recebeu uma crítica no trabalho… Como reage?

Você é um cachorro! Você é um gato! Você é um gatorro!
    Agitação nem sempre está relacionada ao diagnóstico de cachorro hiperativo
    Agitação nem sempre está relacionada ao diagnóstico de cachorro hiperativo

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia
    Comportamento animal

    As 7 raças de cachorro que mais precisam gastar energia

    Manter a frequência de passeios no dia a dia do seu amigo de quatro patas é algo necessário para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos traz, para muitos animais, essa caminhada é atividade física suficiente para o gasto de energia diário. Raças mais preguiçosas, que só devem se movimentar para manter a saúde, não precisam de muito tempo dedicado a essa área, mas nem todas são assim: para equilibrar, existem algumas raças de cachorro têm energia de sobra. Pensando no bem da saúde do seu animal e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada em outras partes da casa, nós separamos algumas raças que precisam de agitação para ficar bem no dia a dia. Dá uma olhada!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele
    Comportamento animal

    Amor de gato: 10 formas do seu bichano dizer que você é muito importante para ele

    Se você tem um felino em casa, com certeza já deve ter se questionado como saber se seu gato te ama. Pelo fato dos felinos serem muito reservados, e às vezes independentes, fica mais difícil decifrar o amor de gato - diferente dos cães, que expressam isso de um jeito eufórico e quase exagerado. Os bichanos demonstram afeto pelos humanos de um jeito delicado e único, com atitudes que podem até passar despercebidas.

    Brinquedo para cachorro hiperativo e outras atividades

    Por mais importante que seja a caminhada e a corrida, às vezes isso não basta para acalmar totalmente o cachorro hiperativo. A veterinária lembra que os animais também precisam ser estimulados cognitivamente com brincadeiras e outras atividades de aprendizado. Para isso, existem brinquedos para cachorro que ajudam o cãozinho a exercitar a mente e que cansam tanto quanto uma atividade física. Um exemplo disso são as clássicas bolas, frisbee e até brinquedos que contêm um petisco dentro e o cãozinho precisa descobrir o que fazer para que o alimento seja liberado.

    Se o seu amigo for mais atlético, os esportes no geral também funcionam de uma maneira bastante positiva. Brincadeiras com bolinha na praia ou no gramado, natação, agility (esporte para cão e tutor), trilhas e outras atividades são muito bem-vindas na rotina do cachorro hiperativo, de acordo com a comportamentalista. Além disso, o adestramento também é uma opção viável, já que ensiná-lo coisas novas também é uma ótima maneira de estimular a mente do animal. “O adestramento é a base da educação de qualquer animal”, enfatiza Renata.

    Calmante natural para cachorro hiperativo funciona?

    Os calmantes naturais trazem vários benefícios para o organismo dos humanos e dos bichinhos e eles podem ser oferecidos de diversas formas. Desde uma simples plantinha no ambiente, como é o caso da lavanda, até receitas com chás e ervas: tudo isso funciona como uma forma de calmante para cachorro hiperativo, pois ajuda o animal a se acalmar. Mas antes de qualquer coisa, vale conversar com o veterinário do seu pet e dar uma pesquisada nas ervas que podem ser indicadas para isso, já que algumas plantas podem ser tóxicas para os animais.

    Redação: Juliana Melo

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Próxima matéria

    Cachorro feliz: veja em infográfico as coisas que mais despertam os hormônios da felicidade no seu pet

    Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir
    Adestramento

    Seu cachorro morde durante as brincadeiras? Adestrador explica o que motiva esse comportamento e como corrigir

    O seu cachorro morde muito? Ao adotar um filhote de cachorro, já esperamos muitas bagunças, dentinhos afiados roendo móveis e até mordidinhas durante as brincadeiras. No entanto, mesmo os cachorros adultos continuam com a mania de morder as pessoas da casa, tanto para brincar como para chamar a atenção. Seja qual for o propósito, as mordiscadas não são nada agradáveis e devem ser corrigidas o quanto antes.

    Cachorro pulando nas visitas? Veja como corrigir esse comportamento
    Adestramento

    Cachorro pulando nas visitas? Veja como corrigir esse comportamento

    Só quem educou um cachorro desde a fase de filhote sabe o quanto esse pode ser um trabalho árduo — principalmente quando se trata de corrigir a prática que o animal tem de pular em qualquer pessoa que cruze a porta (principalmente as visitas). O adestramento de cães e a socialização do animal têm como principal objetivo corrigir este e outros comportamentos que tornam o dia a dia com o animal bem mais complicados. Se você não sabe como adestrar um cachorro sozinho em casa e passa pelo problema do doguinho que parece ter molas nas patas sempre que alguém chega, pode ficar tranquilo:

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia
    Raças

    Pastor Australiano: origem, características, personalidade... saiba tudo sobre esse cachorro cheio de energia

    Você já ouviu falar no Pastor Australiano? Apesar do nome, essa raça de cachorro grande é originária dos Estados Unidos e têm tudo para te conquistar, principalmente se o que você procura é um amigo leal, companheiro e com energia de sobra. Mas, antes de comprar ou adotar um cão desta raça, é importante conhecê-lo um pouco mais a fundo. Para te ajudar com isso, nós preparamos uma matéria repleta de informações importantes sobre o cachorro australiano: origem, características físicas, personalidade e principais cuidados com a raça. Chega mais!

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil
    Raças

    Fox Paulistinha: descubra algumas características sobre esse cachorro tão popular no Brasil

    O Fox Paulistinha, também conhecido como Terrier Brasileiro, é um dos cachorros de médio porte mais populares por aqui. Genuinamente brasileiro, o cão é carinhosamente apelidado de paulistinha devido às suas três cores. Sempre brincalhão e carinhoso, o cachorro fox paulista tem disposição o suficiente para as brincadeiras e se apega facilmente ao seus donos. Também pode ser considerada como uma das raças de cães mais versáteis, já que podem viver tanto em apartamentos pequenos como em grandes propriedades. O Fox Paulistinha está na sua lista de possíveis raças para fazer parte da família? Veja algumas características que você precisa saber!

    Ver Todas >

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência
    Comportamento animal

    Como encontrar um cachorro perdido? Veja as dicas de quem passou pela experiência

    Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba.

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?
    Comportamento animal

    Pode passear com cachorro nos dias de muito calor? Qual a melhor forma de fazer isso?

    Passear com cachorro é um momento que estreita laços e ainda faz bem para a saúde, tanto do animal quanto do tutor. Cães precisam de exercícios na rotina para gastar energia e evitar quadros de estresse e ansiedade. Apesar de ser um momento muito prazeroso e necessário, é preciso ter cuidado com a saúde e a segurança do seu animal, principalmente nos dias de muito calor. 

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável
    Comportamento animal

    Gato na janela: veja acessórios e produtos que deixam a experiência do bichano mais segura e confortável

    Quem tem gato em casa sabe bem que esses animais adoram ficar nas alturas! As janelas são praticamente os lugares preferidos da casa para os gatinhos. De lá eles conseguem ver o movimento da rua sem perder nada que acontece dentro de casa. Para que esse hábito do bichano fique mais agradável e seguro, nada melhor do que personalizar esse espaço para que ele se torne mais “gatificado” ainda.

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi
    Comportamento animal

    Você sabe a história por trás do meme do vira-lata caramelo? Conheça da cachorrinha Pipi

    Pipi é o nome da vira-lata caramelo que já faz parte do cotidiano brasileiro há um tempo e virou praticamente uma celebridade na internet. Mas você sabe como ela virou meme e qual a história por trás da imagem? O Patas da Casa foi atrás da história e entrevistou a Vanessa Brunetta, tutora da Pipi, a vira-lata caramelo que estampa uma das montagens mais famosas com a cédula de R$ 200. 

    Ver Todas >