Cuidar de cachorro muito agitado não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Eles gostam de brincar, pular, correr e têm energia de sobra para gastar. Mas até que ponto essa agitação é normal? Às vezes, isso pode ser um mero traço da personalidade do cãozinho ou da sua raça, mas em outros casos pode indicar que o cachorro é hiperativo. Como é possível distinguir um cachorro agitado de um com hiperatividade? O que fazer para acalmar o seu amigo de quatro patas? Será que calmante natural para cachorro hiperativo funciona? Tire todas as suas dúvidas e saiba como lidar com esse comportamento a seguir!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Cachorro hiperativo: como identificar?

Você tem um cachorro agitado e está desconfiando que ele possa ser hiperativo? É sempre bom ficar de olho em alguns sinais, porque nem sempre a agitação é reflexo dessa condição. Segundo Renata Bloomfield, que é veterinária e comportamentalista animal, é muito difícil um cachorro ser diagnosticado com hiperatividade. “Muitas vezes o que acontece é que ele não tem o gasto de energia necessário. Alguns cães demandam mais gasto de energia e outros menos”, destaca.

Mas se o seu cãozinho é daquele tipo que não para nem por um segundo e sempre precisa estar fazendo alguma coisa, independente de ter saído para um passeio ou não, é bom considerar a hipótese de ele ser um cachorro hiperativo. Quando isso acontece, deitar e descansar são uma realidade muito distante para o animal, já que ele precisa estar em constante movimento. Isso acaba tornando a convivência um pouco difícil e pode chegar a assustar alguns tutores, mas é preciso ter calma. Mesmo com a hiperatividade, é possível contornar essa situação.

Caminhadas e passeios podem acalmar cachorro agitado

As caminhadas e os passeios são uma ótima maneira de gastar a energia do animal. Uma simples volta pelo quarteirão para que o cachorro explore o ambiente pode funcionar muito bem com determinadas raças que não necessitam de muito para se cansar, mas não tem o mesmo efeito em cachorros mais agitados. Já uma corrida pelo parque por um período maior de tempo pode ser mais benéfica para esse tipo de cão. Buscar um parcão específico para cachorros também é uma boa. Assim, o animal vai poder correr e brincar bastante com outros cães.

“Muitos ficam com pena de correr com o cachorro, mas a verdade é que 5km de corrida na nossa velocidade muitas vezes não é nada para um animal que tem condicionamento físico para isso. Indico até mais a corrida do que a caminhada, mas isso vai depender de cada família. O importante é fazer o exercício físico”, conta.

 

Agitação nem sempre está relacionada ao diagnóstico de cachorro hiperativo

Agitação nem sempre está relacionada ao diagnóstico de cachorro hiperativo

 

 

Brinquedo para cachorro hiperativo e outras atividades

 

Por mais importante que seja a caminhada e a corrida, às vezes isso não basta para acalmar totalmente o cachorro hiperativo. A veterinária lembra que os animais também precisam ser estimulados cognitivamente com brincadeiras e outras atividades de aprendizado. Para isso, existem brinquedos para cachorro que ajudam o cãozinho a exercitar a mente e que cansam tanto quanto uma atividade física. Um exemplo disso são as clássicas bolas, frisbee e até brinquedos que contêm um petisco dentro e o cãozinho precisa descobrir o que fazer para que o alimento seja liberado.

Se o seu amigo for mais atlético, os esportes no geral também funcionam de uma maneira bastante positiva. Brincadeiras com bolinha na praia ou no gramado, natação, agility (esporte para cão e tutor), trilhas e outras atividades são muito bem-vindas na rotina do cachorro hiperativo, de acordo com a comportamentalista. Além disso, o adestramento também é uma opção viável, já que ensiná-lo coisas novas também é uma ótima maneira de estimular a mente do animal. “O adestramento é a base da educação de qualquer animal”, enfatiza Renata.

Calmante natural para cachorro hiperativo funciona?

Os calmantes naturais trazem vários benefícios para o organismo dos humanos e dos bichinhos e eles podem ser oferecidos de diversas formas. Desde uma simples plantinha no ambiente, como é o caso da lavanda, até receitas com chás e ervas: tudo isso funciona como uma forma de calmante para cachorro hiperativo, pois ajuda o animal a se acalmar. Mas antes de qualquer coisa, vale conversar com o veterinário do seu pet e dar uma pesquisada nas ervas que podem ser indicadas para isso, já que algumas plantas podem ser tóxicas para os animais.

Redação: Juliana Melo