close
Cachorro

Como incluir seu pet nas comemorações de fim de ano?

Atualizado · 17 de dezembro de 2021 · 16h56

Publicado · 17/12/2021 · 16h56

Ter um feliz Natal com cachorros é a melhor maneira de aproveitar a data
Ter um feliz Natal com cachorros é a melhor maneira de aproveitar a data

Festas de fim de ano chegando e só quem é pai de pet sabe o quanto é legal desejar um “feliz Natal com cachorros”. Incluir os animais de estimação nas confraternizações é muito importante, afinal, eles também fazem parte da família. Existem várias coisas que os tutores podem fazer para que o pet entre no clima natalino, desde deixar o cachorro com gorro de Natal, até incluir o animal de estimação na distribuição de presentes. Para te ajudar nessa missão, o Patas da Casa reuniu tudo que você precisa para incluir o cachorro nas comemorações de fim de ano. Confira abaixo!

Cachorro no Natal: não ofereça a ceia dos humanos para o pet!

A ceia é uma das melhores partes do Natal. É muito provável que seu pet também fique louco ao ver tanta fartura de comida. Quem tem um cachorro comilão já até sabe que o pet estará babando na ceia durante a noite especial. Mesmo que seja difícil resistir ao seu pet usando um gorro de Natal para cachorro e pedindo comida, é preciso segurar um pouco a vontade de agradá-lo. Isso porque a maioria das comidas da ceia de Natal não irá fazer bem ao seu cão. Pratos como panetone, chocotone, salpicão, rabanada, macadâmia, farofa, uvas e passas são proibidos para os pets e podem fazer muito mal ao organismo deles.

Até mesmo os alimentos liberados geralmente não podem ser oferecidos para os cães, por conta do modo de preparo que costuma adicionar temperos, gordura e sal. Veja alguns deles:

  • Tender e presunto: pode ser oferecida em pequenas porções, desde que esteja sem gordura e tempero;
  • Chester e peru: apenas a carne branca pode ser oferecida em pequenas porções, sem gordura e tempero;
  • Bacalhau: pode ser oferecido fresco ou congelado (bacalhau seco é proibido pela grande quantidade de sal);
  • Arroz: é liberado, desde que em pequenas quantidades e feito sem tempero, óleo e sal.

Receitas de ceia para um feliz Natal com cachorros

Por conta da pouca quantidade de alimentos liberados para cachorro da ceia de Natal. O ideal é preparar pratos especiais para que eles aproveitem a festividade de forma adequada. Para que o pet entre no clima da festa usando aquela roupa de Natal para cachorro nada melhor que um panetone, concordam? Apesar do prato tradicional do Natal não ser liberado para pets por conta do açúcar das frutas cristalizadas e da massa doce, você pode fazer um panetone para cachorro feito com ingredientes mais naturais. Confira a receita:

Ingredientes do panetone para cachorro:

  • 200g de farinha de trigo integral
  • 100g de aveia em flocos
  • 100g de castanha de caju picada
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 4 colheres de sopa de mel orgânico
  • 1 xícara de iogurte natural desnatado

Modo de preparo do panetone para cachorro:

Misture a aveia em flocos com farinha de trigo integral e vá adicionando os outros ingredientes aos poucos até que se forme uma massa. Com isso feito, deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Coloque a massa descansada em forminhas e deixe assar em forno pré-aquecido a 200ºC.

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    Roupa de cachorro: natal é uma ótima oportunidade para usar fantasias
    Roupa de cachorro: natal é uma ótima oportunidade para usar fantasias

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Roupa de cachorro: natal merece uma fantasia especial

    Outra dica importante para o cãozinho entrar no clima das festas de fim de ano é investir em uma roupinha de Natal para cachorro. Não existe nada mais fofo que um cão vestido de acordo com a confraternização e essa com certeza é uma dica importante para incluir o pet na festa. Existem várias fantasias de cachorro feitas especialmente para o Natal que podem ser encontradas em pet shops e lojas especializadas na internet. Mas caso você não queira deixar seu cãozinho com toda a fantasia, existe também a opção de só usar o gorro de Natal para cachorro ou uma bandana. A roupa de Natal para cachorro também pode ser feita em casa pelo próprio tutor. 

    Como fazer bandana de Natal para cachorro?

    A bandana natalina para cães é um acessório bem versátil e fácil de fazer - além de ser mais fácil pra acostumar o pet. A bandana é um acessório que deixa o cãozinho estiloso sem que ele precise usar uma fantasia de cachorro completa. Veja o passo a passo de como fazer bandana de Natal para cachorro a seguir:

    Você vai precisar de:

    • 1 molde de bandana em formato triangular
    • 1 pedaço de tecido vermelho
    • 1 fita termocolante
    • 1 fita na cor branca para as alças
    • 1 tesoura
    • 1 ferro de passar

    Como fazer:

    1. Faça o molde da bandana em uma folha de papel ofício, o tamanho pode variar de acordo com o porte do cão. Para cães pequenos e médios o ideal é de 16 cm para o comprimento e altura;
    2. Corte o tecido no formato no molde;
    3. Corte 2 cm de cada lateral do tecido triangular;
    4. Cole a fita termocolante seguindo as laterais do tecido;
    5. Prenda a fita branca como se fossem alças no tecido. Em seguida, use o ferro de passar para selar as fitas junto da fita termocolante;
    6. Depois disso basta selar o resto das laterais e a bandana de natal para cachorro estará pronta.

    “Feliz Natal com cachorros”: presenteie seu peludo!

    Outra forma importante de incluir seu pet no Natal é investir em um presente para cachorro. Todo mundo gosta de ganhar um mimo nessa data especial e nossos melhores amigos peludos também são merecedores. O melhor de tudo é que os cães não fazem juízo de valor das coisas e você pode investir em algo que você mesmo fez que deixará ele muito feliz. As opções de presentes para dogs são infinitas. Uma boa ideia é observar se seu animal está com algum acessório ou brinquedo em falta, pois dessa forma ele já ganha aquilo que está precisando ganhar de novo. Você pode presenteá-lo com uma caminha, brinquedo, roupinha e até mesmo petiscos diferentes.

    Redação: Hyago Bandeira

    Por que cachorro boceja?

    Próxima matéria

    Por que cachorro boceja?

    Como deixar seu gato feliz e confortável com as visitas nas comemorações de fim de ano?
    Comportamento

    Como deixar seu gato feliz e confortável com as visitas nas comemorações de fim de ano?

    As festas de fim de ano se aproximam, e quem tem pets em casa precisa se preocupar também com o bem-estar dos animais nessa época do ano (especialmente se vai rolar alguma comemoração no seu lar). Mas como saber se o gato está feliz, triste ou estressado com tantas celebrações? Bom, é muito simples: o comportamento felino às vezes é difícil de ser interpretado, mas quem conhece bem a personalidade do seu amigo já tem uma noção de como o bichano vai se sentir com a festividade.

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Passeio

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano
    Cuidados

    5 cuidados com cachorro para não deixar de lado no novo ano

    A chegada de um novo ano geralmente vem acompanhada de uma lista de metas e objetivos para se colocar em prática. Mas você já parou para pensar que seu amigo de quatro patas também pode ser incluído nessa aventura? Com a correria do dia a dia, é muito comum que alguns cuidados com cachorro sejam cada vez mais deixados de lado, como os passeios diários ou os banhos quinzenais. O problema é que manter esses cuidados é essencial para garantir a saúde e bem-estar dos pets, então os tutores precisam encontrar na agenda um tempo para se dedicarem aos amigos de quatro patas. 

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet
    Adestramento

    Comportamento canino: entenda os diferentes tipos de personalidade e aprenda a identificar o padrão do seu pet

    Assim como os humanos, os cães também tem um jeitinho próprio de se comunicar com o mundo ao seu redor. É algo que faz parte da personalidade deles e, por isso, é importante entender alguns aspectos do comportamento canino para estreitar a relação com esses animais. Será que você tem um cachorro mais destemido ou medroso? Comunicativo ou tímido? Amigável ou agressivo? 

    Ver Todas >

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida
    Comportamento animal

    Gato-do-deserto: a raça de gato selvagem que fica com tamanho de filhote durante toda a vida

    O Gato-do-deserto é uma raça de gato selvagem que vista de longe parece um filhote fofinho. Mas se engana quem pensa que essa pode ser uma raça de gato indefesa e carinhosa como os felinos que estamos acostumados. O nome científico dele é Felis Margarita (também chamado de Gato-da-areia Árabe): uma raça de gatos que se esconde no intenso calor diurno e extremo frio noturno de desertos do Oriente Médio. 

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?
    Comportamento animal

    Gato arrepiado: o que o comportamento significa?

    O pelo de gato exerce uma função importante tanto na proteção do corpo e da pele, como também na linguagem corporal felina. Sim, é isso mesmo: mesmo sem um vocabulário, os bichanos são capazes de expressar sentimentos e vontades com movimentos, posições específicas e até mesmo com o estado da pelagem. Se você já viu um gato arrepiado, deve entender do que estamos falando!

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?
    Comportamento animal

    Como treinar cachorro para frequentar locais pet friendly?

    O termo “pet friendly” nunca esteve tão em alta quanto agora. Todo mundo sabe que os cães são grandes companheiros dos humanos e carregam até o título de melhores amigos. Mas, mesmo fazendo parte da nossa família há tanto tempo, foi recentemente que esses pets conquistaram um “espaço” definitivo nos momentos de lazer dos tutores. É aqui que entra a ideia de pet friendly: hotéis, pousadas, restaurantes, shoppings, mercados e vários outros estabelecimentos hoje em dia recebem os peludos de braços abertos (em alguns cidades, como no Rio de Janeiro, é lei!).

    Gatos famosos: conheça os 10 personagens felinos mais icônicos da ficção
    Comportamento animal

    Gatos famosos: conheça os 10 personagens felinos mais icônicos da ficção

    Ao decidir abrir as portas de casa para um bichano, vários tutores se inspiram em nomes de gatos famosos para apelidar o próprio pet. E acredite: existem muitas referências de gatinhos bem populares, principalmente quando entramos no mundo da ficção. Filmes, séries, quadrinhos, gibis, animações: em todos esses cenários é possível encontrar personagens totalmente icônicos.

    Ver Todas >