Quem tem um bichinho em casa já sabe: o ouvido de cachorro merece uma atenção especial. Isso porque a região é uma parte importante do corpo do animal e, caso não seja higienizada com frequência, pode ocasionar diversas doenças que causam bastante incômodo, como a otite canina. Na tentativa de contornar esse problema, muitos tutores procuram alternativas como o produto para limpar ouvido de cachorro. Mas será que você sabe a maneira correta de utilizá-lo? Para desvendar essa e outras dúvidas, preparamos uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o produto para limpar orelha de cachorro. Chega mais!

Limpador de ouvido: cachorro precisa de um produto específico para animais

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Manter a limpeza das orelhas do seu amigo é fundamental para garantir a saúde do cachorro. Mas, ao contrário do que muitos tutores pensam, é importante utilizar produtos que sejam indicados para cães na hora de realizar essa tarefa. Por isso, nada de usar álcool ou soro fisiológico no cachorro, pois alguns componentes presentes nessas soluções podem agredir o canal auditivo e a pele do seu cãozinho. O produto para limpar ouvido de cachorro é mais suave, sem cheiro e composto substâncias indicadas para cuidar da região. Nos pet shops, você pode encontrar alguns tipos da solução de limpeza: em forma de creme ou em gotas. Contudo, assim como qualquer produto, vale a pena conversar com um veterinário antes para pedir orientações.

Uso do produto para limpar orelha previne doenças

A limpeza do ouvido do cachorro é fundamental para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que causam infecções na região. O produto para limpar ouvido de cachorro é suficiente para manter a higiene. Normalmente, o produto ajuda a amolecer o excesso de cera, sujeiras e possíveis restos celulares presentes na orelha do animal. A otite canina é a doença mais comum que atinge o ouvido dos cães e se manifesta com muita coceira, excesso de cera e vermelhidão. Além disso, mantenha a orelha do cachorro sempre bem seca, pois a umidade também pode desencadear infecções. 


O  produto para limpar ouvido de cachorro deve fazer parte da rotina de higiene do seu cãozinho
O produto para limpar ouvido de cachorro deve fazer parte da rotina de higiene do seu cãozinho

Como fazer a limpeza com o removedor de cerume pet?

Para limpar o ouvido do cachorro você só vai precisar do removedor de cerume e algodão. Comece umedecendo o algodão e passando por toda a área externa do ouvido do cachorro. O ideal é que limpe até onde seu dedo alcançar, sem forçar para não machucar o animal. Não se esqueça de limpar a a orelha também. Em seguida, pingue algumas gotas (de acordo com a orientação do fabricante ou do veterinário) no canal auditivo e massageie a região para espalhar bem o produto. Em hipótese alguma utilize pinças ou outros itens para fazer a limpeza.  

Limpar orelha: cachorro requer uma rotina de cuidados e higiene

Além do banho, tosa e escovação dos dentes, uma rotina de cuidados também inclui a limpeza do ouvido de cachorro. Nesse caso, o ideal é higienizar as orelhinhas do seu amigo a cada dez dias. Se você tiver um cão que possui orelhas caídas, como o caso das raças Cocker SpanielDachshund ou Basset Hound, a limpeza deve ser feita semanalmente, já que o formato de suas orelhas contribui para o abafamento que permite a proliferação de micro-organismos. 

Redação: Úrsula Gomes