close
Cuidados

Como funciona o produto para limpar ouvido de cachorro?

Atualizado · 20 de julho de 2020 · 16h31

Publicado · 20/07/2020 · 16h31

 O removedor de   cerume   é uma ótima alternativa para evitar a proliferação de fungos e bactérias nas orelhas do seu amigo
O removedor de cerume é uma ótima alternativa para evitar a proliferação de fungos e bactérias nas orelhas do seu amigo

Quem tem um bichinho em casa já sabe: o ouvido de cachorro merece uma atenção especial. Isso porque a região é uma parte importante do corpo do animal e, caso não seja higienizada com frequência, pode ocasionar diversas doenças que causam bastante incômodo, como a otite canina. Na tentativa de contornar esse problema, muitos tutores procuram alternativas como o produto para limpar ouvido de cachorro. Mas será que você sabe a maneira correta de utilizá-lo? Para desvendar essa e outras dúvidas, preparamos uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre o produto para limpar orelha de cachorro. Chega mais!

Limpador de ouvido: cachorro precisa de um produto específico para animais

Manter a limpeza das orelhas do seu amigo é fundamental para garantir a saúde do cachorro. Mas, ao contrário do que muitos tutores pensam, é importante utilizar produtos que sejam indicados para cães na hora de realizar essa tarefa. Por isso, nada de usar álcool ou soro fisiológico no cachorro, pois alguns componentes presentes nessas soluções podem agredir o canal auditivo e a pele do seu cãozinho. O produto para limpar ouvido de cachorro é mais suave, sem cheiro e composto substâncias indicadas para cuidar da região. Nos pet shops, você pode encontrar alguns tipos da solução de limpeza: em forma de creme ou em gotas. Contudo, assim como qualquer produto, vale a pena conversar com um veterinário antes para pedir orientações.

Uso do produto para limpar orelha previne doenças

A limpeza do ouvido do cachorro é fundamental para evitar a proliferação de fungos, bactérias e outros micro-organismos que causam infecções na região. O produto para limpar ouvido de cachorro é suficiente para manter a higiene. Normalmente, o produto ajuda a amolecer o excesso de cera, sujeiras e possíveis restos celulares presentes na orelha do animal. A otite canina é a doença mais comum que atinge o ouvido dos cães e se manifesta com muita coceira, excesso de cera e vermelhidão. Além disso, mantenha a orelha do cachorro sempre bem seca, pois a umidade também pode desencadear infecções. 

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    O  produto para limpar ouvido de cachorro deve fazer parte da rotina de higiene do seu cãozinho
    O produto para limpar ouvido de cachorro deve fazer parte da rotina de higiene do seu cãozinho

    Mais Lidas

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

    Quanto tempo vive um gato?
    Cuidados dos animais

    Quanto tempo vive um gato?

    Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia. 

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    Como fazer a limpeza com o removedor de cerume pet?

    Para limpar o ouvido do cachorro você só vai precisar do removedor de cerume e algodão. Comece umedecendo o algodão e passando por toda a área externa do ouvido do cachorro. O ideal é que limpe até onde seu dedo alcançar, sem forçar para não machucar o animal. Não se esqueça de limpar a a orelha também. Em seguida, pingue algumas gotas (de acordo com a orientação do fabricante ou do veterinário) no canal auditivo e massageie a região para espalhar bem o produto. Em hipótese alguma utilize pinças ou outros itens para fazer a limpeza.  

    Limpar orelha: cachorro requer uma rotina de cuidados e higiene

    Além do banho, tosa e escovação dos dentes, uma rotina de cuidados também inclui a limpeza do ouvido de cachorro. Nesse caso, o ideal é higienizar as orelhinhas do seu amigo a cada dez dias. Se você tiver um cão que possui orelhas caídas, como o caso das raças Cocker SpanielDachshund ou Basset Hound, a limpeza deve ser feita semanalmente, já que o formato de suas orelhas contribui para o abafamento que permite a proliferação de micro-organismos. 

    Redação: Úrsula Gomes

     

    Coleira com identificação: quais informações colocar na plaquinha do seu cachorro?

    Próxima matéria

    Coleira com identificação: quais informações colocar na plaquinha do seu cachorro?

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?
    Passeio

    Hotel pet friendly: como funcionam as hospedagens que aceitam cachorros?

    Viajar com cachorro é uma experiência incrível, mas que precisa de atenção. O primeiro passo é procurar por um hotel pet friendly - isto é, um hotel ou pousada que aceita animais de estimação - para que tudo seja perfeito. Existe hotel que aceita cachorro, mas que tem algumas limitações como quantidade de pets por quarto e que tem restrições quanto ao porte do animal (a maioria costuma aceitar apenas animais pequenos ou, no máximo, de porte médio). No entanto, também existem hotéis totalmente pet friendly que são praticamente o paraíso na terra para os nossos amiguinhos de quatro patas.

    Repelente para cachorro funciona? Saiba como agem os produtos que impedem que seu cachorro morda os móveis
    Adestramento

    Repelente para cachorro funciona? Saiba como agem os produtos que impedem que seu cachorro morda os móveis

    Muitas vezes, a adoção de um cachorrinho filhote vem acompanhada de alguns móveis e objetos destruídos. Isso ocorre pelo excesso de energia, vontade de desbravar o mundo, troca de dentes ou mesmo pela falta de estímulos contra o tédio. Existem muitas maneiras de lidar com esse problema, mas algumas alternativas para impedir esse comportamento podem funcionar. É o caso repelente para cachorro. É uma composição própria, vendida em pet shops no formato de um borrifador. O cheiro mais forte impede que os cães destruam objetos “proibidos”. Algumas versões do repelente podem até ajudar na tarefa de educar o animal para fazer xixi no lugar certo. Conheça mais sobre esses produtos e a indicação de uso!

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?
    Ração

    Ração de cachorro específica para raças: como funciona? Tem alguma diferença nutricional? Vale a pena?

    Não importa se é um cachorro grande ou pequeno: todos os animais precisam se alimentar adequadamente, e é para isso que existem as rações. Fonte de nutrientes essenciais para manter a saúde do seu pet em dia, a ração de cachorro pode ser encontrada em diferentes versões (Standard, Premium e Super Premium) e normalmente é indicada para portes e fases da vida específicos. Contudo, ao longo dos últimos anos, a comercialização de produtos voltados para determinadas raças foi se tornando popular. 

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro
    Grandes

    Galgo Afegão: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro

    O Galgo Afegão, também chamado de Afghan Hound, é um cachorro originário do Oriente Médio com aparência exótica e charmosa, difícil de passar despercebido. O que poucas pessoas sabem é que, por trás da postura elegante e independente do cão Afegão, existe um ótimo companheiro de quatro patas, cheio de energia para gastar e amor para dar. Mas o que é necessário saber sobre essa raça de cachorro antes de comprar ou adotar um exemplar? Como é a personalidade do Afghan Hound e que cuidados são necessários com o cãozinho? 

    Ver Todas >

    Por que gato não pode usar coleira com guizo?
    Cuidados dos animais

    Por que gato não pode usar coleira com guizo?

    A coleira com guizo em gatos está longe de ser o presente ideal para o seu amigo felino. Apesar de parecer uma boa estratégia para localizar o animal dentro de casa, o sininho que costuma vir pendurado na coleira incomoda bastante os bichanos e pode deixá-los bem estressados. Isso não quer dizer que você deve abrir mão de uma coleira de identificação para o seu pet. O único cuidado deve ser em relação ao guizo na coleira no gato, que deve ser evitado. 

    Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?
    Cuidados dos animais

    Quantas caixas de areia um gato precisa ter disponível em casa?

    A caixa de areia para gatos é um objeto que não pode faltar em nenhuma casa com felinos. É lá que o bichano vai fazer as necessidades seguindo seu instinto natural, sem sujar a casa e com privacidade. Porém, é comum surgirem dúvidas acerca do uso do acessório. Afinal, qual a quantidade recomendada de caixa de areia para gatos dentro de casa? Apenas uma é suficiente ou o gato precisa de várias espalhadas? 

    Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet
    Cuidados dos animais

    Gatos domésticos: o que é criação indoor, qual a importância e como preservar a segurança do seu pet

    Os gatos domésticos são sinônimo de muito amor, companheirismo e diversão. Mas antes de abrir as portas para um bichinho de estimação, é importante fazer toda a adaptação da casa para recebê-lo do jeito certo. Os felinos normalmente têm um espírito bem aventureiro e gostam de explorar tudo ao seu redor. O problema é que às vezes isso inclui o mundo exterior e pode trazer à tona situações como “meu gato sumiu” ou “perdi meu gato”.

    Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!
    Cuidados dos animais

    Coleira antipulgas também protege o cachorro da leishmaniose? Veja o comparativo!

    A coleira antipulgas é um acessório que faz toda a diferença na vida de quem tem um ou mais cães. Mas você sabia que existem produtos que, além de combater as pulgas, também ajudam a afastar outros problemas indesejados, como carrapatos e mosquitos? É aí que entra a coleira contra leishmaniose! Para quem não sabe, a leishmaniose canina é uma doença transmitida pelo mosquito-palha considerada muito perigosa e que pode debilitar bastante a saúde do animal.

    Ver Todas >