Comportamento

Como funciona a memória dos felinos? Veja curiosidades sobre o cérebro do gato

Os gatos são inteligentes? Como funciona a memória felina? Veja o que descobrimos!
Os gatos são inteligentes? Como funciona a memória felina? Veja o que descobrimos!

Você já se perguntou como funciona o cérebro de gato e, mais especificamente, a memória felina? Mesmo que essa pareça uma questão difícil de ser respondida, basta analisar alguns comportamentos do gato no dia a dia para saber que os bichanos são inteligentes e capazes de lembrar das coisas. Afinal, além de reconhecer o próprio dono, o felino também memoriza coisas básicas da sua rotina, como a hora certa de comer e onde ficam os móveis da casa. Não é à toa que qualquer mínima mudança é capaz de mexer bastante com o humor deles. O Patas da Casa foi atrás de informações para entender melhor como a cabeça dos gatos funciona. Veja o que descobrimos!

Gato: cérebro dos felinos é mais perspicaz do que a gente imagina

Segundo um estudo realizado pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, o número de neurônios dos cachorros é bastante superior ao dos gatos. Enquanto o primeiro grupo tem cerca de 530 milhões dessas células, os felinos possuem em torno de 250 milhões de impulsos nervosos. Mas será que isso determina a inteligência de cada espécie? A resposta é não. Um exemplo disso é que, por mais que os cães tenham uma quantidade maior de neurônios, a memória dos gatos é muito melhor sem precisar de treinamentos com repetição - desde que o evento em questão tenha alguma relevância para o felino.

Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Kyoto, no Japão, buscou compreender como funciona a memória e o cérebro de gato de forma mais ampla. Para isso, os estudiosos observaram o comportamento de 49 felinos domésticos em alguns experimentos. No primeiro, os animais tiveram acesso a quatro potes com petiscos, mas só puderam comer o que havia em dois deles. Depois eles foram retirados do local e, quando retornaram, passaram mais tempo explorando as vasilhas que não tinham mexido anteriormente, provando que eles “lembravam” onde precisavam ir.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Não é possível definir por quanto tempo um gato lembra do dono, mas os gatos sabem reconhecer a sua família
    Não é possível definir por quanto tempo um gato lembra do dono, mas os gatos sabem reconhecer a sua família

    Mais Lidas

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?
    Comportamento animal

    Comportamento felino: por que os gatos pedem comida mesmo com o pote cheio de ração?

    Não é segredo para ninguém que os gatos são muito exigentes com alimentação e higiene. E um hábito muito comum observado por todo gateiro é o gato pedindo comida mesmo quando o pote de ração está cheio: eles manifestam a insatisfação com a comida “velha” com muitos miados para chamar a atenção do tutor. Esse é mais um curioso comportamento felino com muitas explicações coerentes por trás.

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos
    Comportamento animal

    Por que os gatos afofam as cobertas e os humanos

    Quem tem um gatinho já deve ter percebido que eles costumam afofar ou “amassar pãozinho” em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando estão no colo do dono ou quando encontram uma coberta fofinha e macia. Se mesmo sem saber porquê eles fazem isso a gente já acha a coisinha mais linda do mundo, imaginem depois de saber? Vem com a gente desvendar!

    Como funciona a memória a curto e a longo prazo dos gatos?

    Mesmo que ainda existam poucos estudos sobre o funcionamento do cérebro felino, os gatos também têm memória de curto e longo prazo (semelhante ao que acontece com os humanos, mas com um intervalo de tempo bem diferente). A estimativa é que a memória de curto prazo deles dure em torno de 16 horas, permitindo que eles lembrem de eventos recentes que sejam minimamente relevantes - ou seja, também é uma memória seletiva.

    Já a memória de longo prazo não é possível de ser definida, e por isso não dá para dizer por quanto tempo um gato lembra do dono ou outros aspectos da sua vida. O que se sabe, porém, é que a convivência familiar certamente influencia nisso, já que os gatos acabam se acostumando com a presença dos humanos e relacionam isso a algo positivo. Esse, inclusive, é um dos motivos porque os gatos sentem saudades quando o tutor passa muito tempo fora - também é a razão porque alguns bichanos recebem seus donos na porta quando eles chegam da rua.

    Cérebro de gato: espécie é conhecida pela facilidade de aprendizado

    Muitas pessoas subestimam a inteligência dos gatos e alegam que os cachorros são bem mais inteligentes do que eles. Como se trata de espécies diferentes, cada uma delas tem um jeito próprio de se comunicar e se relacionar com o mundo, mas assim como os cães, os gatos também tem uma boa capacidade de aprendizado - só não é do jeito que a gente espera. A diferença é que os felinos aprendem principalmente por meio da observação e de experiências vividas, e não necessariamente com adestramento. É isso mesmo: os gatos são capazes de armazenar algumas informações no seu cérebro com base na intensidade das coisas que ele viveu e observou. Em alguns casos, até é possível adestrar um gato, ensinando truques e comandos básicos, mas a maioria dos bichanos prefere seguir os seus próprios instintos - que, inclusive, é uma das formas de entender melhor o nível de inteligência dos gatos.

    Redação: Juliana Melo

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Próxima matéria

    Brinquedos para cachorro com barulho: por que eles amam tanto?

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o
    Raças

    Munchkin: curiosidades, origem, características, cuidados e personalidade... tudo sobre o "gato salsicha"

    Gato anão e gato salsicha são algumas denominações usadas para se referir ao Munchkin, um adorável felino com as pernas curtinhas e coluna alongada. A raça de gato não é uma das mais populares do Brasil, mas com certeza chama a atenção pela sua forma física “diferenciada”. Muito doce e cheio de energia, o Munchkin é uma mistura de fofura, inteligência e companheirismo.

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes
    Raças

    Ragdoll: cuidados, personalidade e curiosidades... Conheça mais sobre essa raça de gatos gigantes

    O Ragdoll é uma raça de gatos gigantes, bem peludinhos e muito ativos. A raça nasceu nos Estados Unidos, a partir de uma série de cruzamentos, e só chegou ao Brasil no início da década de 1980. A história é bem curiosa, mas o que chama a atenção mesmo é o resultado: um gato enorme e super fofo. O Ragdoll é uma raça muito carinhosa e que gosta daquele colinho gostoso do dono. Ou seja: é uma ótima companhia para outros animais (incluindo cães), crianças, adultos e idosos. Conheça mais sobre essa raça e se apaixone também!

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais
    Raças

    Saiba tudo sobre o gato Himalaia: origem, características, personalidade, cuidados e muito mais

    O gato Himalaia é, sem dúvidas, uma das raças mais queridinhas e desejadas pelos amantes de felinos. Ele reúne em sua genética a mistura de outras duas raças que são muito populares: o gato Persa e o Siamês. Ou seja, é carisma e fofura em dose dupla! Além disso, esse gatinho tem uma personalidade super dócil e tranquila, sendo a companhia perfeita para quem sempre sonhou em ter um bichinho de estimação. Se esse é o seu caso, ou se você já tem um gato do Himalaia e quer conhecer tudo sobre ele, essa matéria vai te ajudar bastante. 

    Maior raça de gato do mundo: descubra qual é e veja algumas curiosidades sobre o tamanho do felino
    Raças

    Maior raça de gato do mundo: descubra qual é e veja algumas curiosidades sobre o tamanho do felino

    Você já se perguntou alguma vez qual é a maior raça de gato do mundo? Quem é apaixonado pelos nossos amigos felinos já deve saber que o tamanho dos gatos pode variar bastante de raça para raça. Mas será que existe uma raça que se destaca por seus gatos maiores que a média? A resposta para isso é sim!A raça Maine Coon é conhecida por ser o maior felino do mundo - entre os doméstico, é claro! Os animais dessa raça são tão grandes que muitas vezes são chamados de gatos gigantes. Confira algumas curiosidades sobre o Maine Coon e qual é o maior gato do mundo, segundo o Guinness Book.

    Ver Todas >

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?
    Comportamento animal

    Cachorro na janela do carro: por que eles amam tanto?

    É bem provável que você já tenha visto um cachorro na janela do carro curtindo o ventinho no rosto ou até tenha presenciado o seu doguinho fazer isso. Essa é uma situação super comum, principalmente quando os donos decidem viajar com cachorro de carro ou nas idas para o veterinário. Mas já parou para se perguntar por que esses bichinhos gostam tanto de ficar com a cabeça na janela? Será que é só por uma questão de aventura, ou existe explicação por trás do comportamento?

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?
    Comportamento animal

    Como escolher a bolinha para cachorro ideal de acordo com a idade, tamanho e energia do seu pet?

    Quem nunca viu um cachorro correndo atrás de uma bola? A  bolinha para cachorro  é clássica e um dos brinquedos preferidos desses animais. Qualquer cãozinho quando vê uma bola se diverte bastante, principalmente aqueles mais energéticos e ativos. Porém, engana-se quem pensa que toda bolinha é igual, porque há uma infinidade de modelos que podem ser comprados. Não existe um melhor que o outro, mas sim o que é mais adequado para cada tipo de cachorro, levando em conta a idade, tamanho e nível de energia.

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)
    Comportamento animal

    Adestrar gato: como é o processo de aprendizagem dos felinos? (spoiler: é bem diferente dos cães)

    O adestramento de cachorro é super conhecido por aí, mas algumas pessoas não sabem que os gatos domésticos também pode ser treinados. Adestrar gato também promove muitos benefícios à rotina do pet, além de aproximá-lo do tutor e mudar comportamentos inadequados. No entanto, o processo de adestramento do gato é bem diferente do que já estamos acostumados com os cães. 

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil
    Comportamento animal

    Como socializar gatos? 5 segredos para tornar tudo mais fácil

    Um dos grandes desafios que vários tutores enfrentam é não saber como socializar gatos corretamente, o que pode desencadear problemas de convivência, como ciúmes e brigas. Normalmente, o período mais indicado para fazer a socialização é quando o gato ainda é um filhotinho, porque ele ainda está se adaptando ao mundo e fica mais fácil de apresentá-lo a novas experiências. 

    Ver Todas >