Não existe nada que corte mais o coração do que ver um cachorro de rua perto de casa. O pior de tudo é quando não podemos fazer o resgate do animal e não sabemos como ajudar. Mas até as pequenas atitudes podem mudar a vida de um cãozinho abandonado, como fazer um comedouro para animais de rua.  Os animais de rua sobrevivem dos restos de comida que encontram e raramente consomem água limpa. Mesmo sem levá-los para casa, os cachorros de rua podem ter acesso a ração e água limpa. Quer algumas dicas de como fazer comedouro para cachorro de rua? Confira abaixo!

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Comedouro: cães de rua podem sofrer com desnutrição

Uma das principais motivações para disponibilizar um comedouro para animais de rua é pensar na realidade desses animais. É normal ver algum cachorro de rua revirando o lixo para procurar algo para se alimentar, por exemplo. A desnutrição alimentar é um problema de saúde muito associado aos cães de rua, não só pela dificuldade para alimentação, como também por conta da falta de acesso à água potável.

Por isso, oferecer ração para esses animais pode ser de uma grande ajuda para que a saúde deles não fique muito prejudicada. Mesmo que você não disponibilize um comedouro de cães, uma boa dica é andar com um pouco de ração na bolsa e oferecer ao avistar um cãozinho na rua. Dar um pouco de água limpa também pode ser uma boa ideia. Além disso, vale a pena conferir se não é o caso do animal estar perdido de sua família humana. Se você ver um cachorro na rua que pareça estar nessa situação, tire uma foto do bichinho e divulgue nas redes sociais, principalmente em grupos de moradores do seu bairro. Cães perdidos costumam usar coleiras, o que pode ajudar o tutor a identificá-lo. Postar um pedido de ajuda com imagens de cães doentes também é uma forma de ajudar. Mesmo que você não possa resgatá-lo, a foto do cachorro pode chegar em pessoas que têm condições de levar o animal ao veterinário.

 

cachorro de rua

Como fazer comedouro para cães de rua?

 

Se você já se aventurou a colocar um comedouro para animais de rua disponível em alguma calçada sabe que colocar o pratinho normal pode não dar certo. Por ficar em um ambiente muito exposto, é comum que a ração acabe estragando. Por isso, fazer um comedouro para cachorro de rua com cano PVC é uma ótima solução para proteger a comida e alimentar os animais de forma segura. Veja como fazê-lo!

- Você vai precisar de:

  • 1 cano PVC 100 milímetros de 80 cm
  • 2 cotovelos de cano PVC de 90º
  • 1 tampa de PVC
  • cola para pvc
  • 2 abraçadeiras tipo U para tubo DN 100
  • 4 parafusos de 6 mm
  • 4 buchas de 6 mm

- Como montar:

1) Cole os dois cotovelos na base do cano, formando o local que alojará a ração

2) Espere secar

3) Coloque a ração dentro e veja se o comedouro está funcionando de forma eficaz

4) Use a tampa para fechar o outro lado do cano e deixe na rua para animais abandonados

5) Fixe o comedouro na parede utilizando as abraçadeiras, os parafusos e as buchas

Como fazer bebedouro para cachorro de rua?

O acesso à água potável também é uma dificuldade que os cães de rua sofrem. Por isso, disponibilizar água limpa ao lado do comedouro para cachorro de rua é uma ótima ideia. Isso evita que eles bebam água de poças de chuva e até de bueiros, o que pode favorecer a contaminação por várias doenças. O mesmo passo a passo para fazer o comedouro para animais de rua pode ser feito para disponibilizar água. Basta você colocar a água limpa e fresca no lugar da ração. Os comedouros e bebedouros para cães podem ser colocados na porta da sua casa ou prédio, mas posicioná-los em outro local do bairro onde você sabe que existe a presença de pets abandonados também é uma boa ideia.

Redação: Hyago Bandeira