Não existe nada que corte mais o coração do que ver um cachorro de rua perto de casa. O pior de tudo é quando não podemos fazer o resgate do animal e não sabemos como ajudar. Mas até as pequenas atitudes podem mudar a vida de um cãozinho abandonado, como fazer um comedouro para animais de rua. Os animais de rua sobrevivem dos restos de comida que encontram e raramente consomem água limpa. Mesmo sem levá-los para casa, os cachorros de rua podem ter acesso a ração e água limpa. Quer algumas dicas de como fazer comedouro para cachorro de rua? Confira abaixo!
Comedouro: cães de rua podem sofrer com desnutrição
Uma das principais motivações para disponibilizar um comedouro para animais de rua é pensar na realidade desses animais. É normal ver algum cachorro de rua revirando o lixo para procurar algo para se alimentar, por exemplo. A desnutrição alimentar é um problema de saúde muito associado aos cães de rua, não só pela dificuldade para alimentação, como também por conta da falta de acesso à água potável.
Por isso, oferecer ração para esses animais pode ser de uma grande ajuda para que a saúde deles não fique muito prejudicada. Mesmo que você não disponibilize um comedouro de cães, uma boa dica é andar com um pouco de ração na bolsa e oferecer ao avistar um cãozinho na rua. Dar um pouco de água limpa também pode ser uma boa ideia. Além disso, vale a pena conferir se não é o caso do animal estar perdido de sua família humana. Se você ver um cachorro na rua que pareça estar nessa situação, tire uma foto do bichinho e divulgue nas redes sociais, principalmente em grupos de moradores do seu bairro. Cães perdidos costumam usar coleiras, o que pode ajudar o tutor a identificá-lo. Postar um pedido de ajuda com imagens de cães doentes também é uma forma de ajudar. Mesmo que você não possa resgatá-lo, a foto do cachorro pode chegar em pessoas que têm condições de levar o animal ao veterinário.

Mais Lidas

Veja 12 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente.

Quanto tempo vive um gato?
Afinal, um gato vive quantos anos? Não é mistério que a companhia de um bichano muda a vida de qualquer pessoa para melhor, e, se dependesse de nós, nossos gatinhos viveriam para sempre. No entanto, isso não é possível e muitos tutores têm dúvidas quando o assunto é a expectativa de vida. Gato, querendo ou não, é como se fosse um filho, e é muito fácil se apegar a esses animais no dia a dia.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!
Como fazer comedouro para cães de rua?
Se você já se aventurou a colocar um comedouro para animais de rua disponível em alguma calçada sabe que colocar o pratinho normal pode não dar certo. Por ficar em um ambiente muito exposto, é comum que a ração acabe estragando. Por isso, fazer um comedouro para cachorro de rua com cano PVC é uma ótima solução para proteger a comida e alimentar os animais de forma segura. Veja como fazê-lo!
- Você vai precisar de:
- 1 cano PVC 100 milímetros de 80 cm
- 2 cotovelos de cano PVC de 90º
- 1 tampa de PVC
- cola para pvc
- 2 abraçadeiras tipo U para tubo DN 100
- 4 parafusos de 6 mm
- 4 buchas de 6 mm
- Como montar:
1) Cole os dois cotovelos na base do cano, formando o local que alojará a ração
2) Espere secar
3) Coloque a ração dentro e veja se o comedouro está funcionando de forma eficaz
4) Use a tampa para fechar o outro lado do cano e deixe na rua para animais abandonados
5) Fixe o comedouro na parede utilizando as abraçadeiras, os parafusos e as buchas
Como fazer bebedouro para cachorro de rua?
O acesso à água potável também é uma dificuldade que os cães de rua sofrem. Por isso, disponibilizar água limpa ao lado do comedouro para cachorro de rua é uma ótima ideia. Isso evita que eles bebam água de poças de chuva e até de bueiros, o que pode favorecer a contaminação por várias doenças. O mesmo passo a passo para fazer o comedouro para animais de rua pode ser feito para disponibilizar água. Basta você colocar a água limpa e fresca no lugar da ração. Os comedouros e bebedouros para cães podem ser colocados na porta da sua casa ou prédio, mas posicioná-los em outro local do bairro onde você sabe que existe a presença de pets abandonados também é uma boa ideia.
Redação: Hyago Bandeira
