close
Filhotes

Como fazer o cachorro filhote parar de roer móveis

Atualizado · 22 de fevereiro de 2022 · 11h02

Publicado · 20/09/2019 · 11h00

Descubra diferentes formas de fazer o seu cachorro parar de roer os móveis de casa
Descubra diferentes formas de fazer o seu cachorro parar de roer os móveis de casa

Ter um filhote de cachorro em casa sempre é sinônimo de muita festa e alegria no dia a dia, mas nem tudo são flores. Enquanto ele está se adaptando à vida em casa e ao convívio com outras pessoas e animais, pode ser que alguns objetos encontrados no meio do caminho não passem ilesos aos dentinhos afiados dos filhotes. A combinação "tédio + dentinhos coçando + energia em excesso" é certeira para eles roerem tudo o que veem pela frente. O problema é que, muitas vezes, quando eles pegam o gosto por bens mais duráveis, como os móveis, o prejuízo é inevitável: quanto antes o filhote parar com essa prática, melhor. Dá uma olhada aqui embaixo para descobrir por que isso acontece e de que formas você pode ajudar o seu cachorro filhote a parar de morder. 

Afinal de contas, por que o cachorro filhote morde tudo o que vê pela frente? 

Os primeiros meses da vida do filhote de cachorro são a fase em que eles se transformam em exploradores e estão descobrindo o mundo. Enquanto estavam na ninhada, com a mãe e os outros filhotes, isso acontecia com o focinho e a boca, ou seja: para eles é bem normal dar umas mordidinhas em tudo o que existe ao redor nesse processo de descobrir mais sobre esse lugar novo em que foi colocado. O que você precisa fazer é estabelecer para o animal um limite que junte o instinto dele com a preservação dos móveis da sua casa. 

Além disso, nesses primeiros meses é comum que o cachorro filhote sinta a necessidade de morder alguma coisa por causa da troca da dentição canina. Com o incômodo dos dentes caindo e outros crescendo no lugar — um processo que, geralmente, acontece sem que você precise interferir — é normal que ele busque alívio em morder o que estiver ao redor. Nesse momento, os móveis de madeira se tornam bem atraentes. 

Como você pode ajudar o seu cachorro filhote a parar de roer os móveis 

O primeiro passo para fazer o seu cachorro parar de roer os móveis da sua casa é, certamente, identificar os motivos que levam ele a essa prática. Cada uma das possibilidades tem um tratamento possível e tudo o que você precisa fazer é ir adaptando a solução ideal ao seu dia a dia. Conheça algumas delas aqui embaixo!

Dica 1. Ofereça outras opções de coisas que ele pode morder: se o que faz o seu cachorro atacar os móveis e o que estiver ao redor for a troca dos dentes, é importante que ele esteja cercado de brinquedos e objetos, como o mordedor, para redirecionar o foco quando sentir a dentição e a gengiva incomodando. Se você puder higienizar e colocar o mordedor na geladeira ou congelador antes de oferecer, então, seu filhotinho vai ficar feliz e pode esquecer os pés da mesa por um tempo;

Dica 2. Proteja os móveis com produtos específicos para afastar os cachorros: em pet shops e outras lojas que vendem produtos especializados para animais em geral, é comum que você encontre sprays repelentes que têm um gosto amargo e desencorajam o cachorro a continuar mordendo a superfície em que for aplicado. Além do sabor ruim, os sprays não fazem mal para o cachorro que entra em contato com eles. Antes de usar é sempre bom consultar o veterinário que conhece a condição de saúde do seu bichinho e tirar todas as dúvidas que você tiver;

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

É só preencher e começar!

Question Quiz Stamp

Depois do expediente de trabalho na sexta, o que você gosta de fazer?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria o seu domingo perfeito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você fica em um dia de chuva?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como seria a viagem ideal nas férias?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como você costuma encontrar os amigos?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Qual o seu tipo de exercício favorito?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua rotina matinal?

Question Header Background
Question Quiz Stamp

Como é a sua agenda no fim de semana?

Question Header Background

Schnauzer e Shih Tzu são raças mais independentes Golden Retriever e Yorkshire gostam de companhia Border Collie e Jack Russell Terrier são aventureiros
    No caso dos filhotes, a troca da dentição é uma das principais razões para o ataque aos móveis
    No caso dos filhotes, a troca da dentição é uma das principais razões para o ataque aos móveis

    Mais Lidas

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!
    Comportamento animal

    A cor da pelagem do gato determina a personalidade dele? Veja o que a ciência tem a dizer!

    Gato cinza, branco, preto, laranja, rajado ou com cores misturadas: o que não falta é variedade quando o assunto é a cor do gato. Esse, inclusive, acaba sendo um dos maiores critérios que os tutores usam na hora de adotar um bichano e, acredite se quiser, isso pode ajudar bastante a entender o comportamento do animal no dia a dia. Nem todo mundo sabe, mas é possível definir a personalidade dos gatos pela cor (ou pelo menos chegar muito próximo disso).

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor
    Comportamento animal

    Como o gato reconhece seu dono? Descubra esse e outros comportamentos da relação de um felino com o tutor

    A companhia dos felinos é uma delícia, mas tem lá seus desafios, principalmente na hora de tentar entender a linguagem dos gatos. Por serem mais reservados, muitos tutores ficam na dúvida se esses animais realmente apreciam a presença dos humanos, se perguntando como os gatos nos veem. Será que eles são capazes de nos entender? Como o gato reconhece seu dono? Como saber se eles gostam da gente? Para tentar desvendar de uma vez por todas alguns dos comportamentos do gato em relação ao seu tutor, preparamos uma matéria bem especial. Vem com a gente e saiba mais sobre o assunto!

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)
    Comportamento animal

    Mordida de gato: 6 coisas que motivam esse comportamento nos felinos (e como evitar!)

    Os felinos não são muito associados com o ato de morder. Diferente dos cachorros, o comportamento é bem menos frequente nos felinos. É justamente por isso que muita gente acaba ignorando as mordidas por subestimar a força do animal e achar que não vai machucar. A mordida de gato não só pode ocorrer por muitos motivos, como também podem causar acidentes. Geralmente, os gatos dão alguns sinais que antecipam a mordida e é importante que você aprenda a reconhecê-los, assim como também entender as razões que levam o felino a ter essa atitude. Preparamos uma matéria completa sobre o assunto, então chega mais e vem entender porque os gatos mordem!

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?
    Comportamento animal

    Linguagem canina: por que seu cachorro vira a cabeça quando você fala com ele?

    A linguagem corporal canina é tão expressiva que às vezes é possível entender os cães mesmo que eles não falem. Seja qual for a personalidade do cachorro, todos têm um comportamento canino tão revelador que, só de movimentar as orelhas, já dá para perceber o que o pet sente ou quer. Porém, não são apenas os humanos que compreendem a linguagem de cachorro. Já aconteceu de você falar algo com seu cãozinho e ele, imediatamente, virar a cabeça?

    Dica 3. Invista no adestramento para melhorar o comportamento do seu cão: no caso do cachorro filhote, o adestramento é algo que vai auxiliar não apenas no hábito de morder os móveis, mas também ajuda na socialização e ensina ao animal como se comportar em diferentes situações. As raças que são mais territorialistas e têm bastante força física, por exemplo, podem ser treinadas para que o cachorro cresça conseguindo lidar com o temperamento. O adestramento positivo, que recompensa as atitudes certas do animal em vez de castigar as erradas, é sempre a melhor opção; 

    Dica 4. Inclua atividades para gastar a energia do animal na rotina: uma das coisas que fazem o cachorro filhote descontar nos móveis é o tédio. O momento do passeio e das atividades físicas é importante durante toda a vida do animal, mas nos primeiros meses, principalmente, essa necessidade aumenta: ele precisa brincar, correr e ficar cansado para não ter disposição de fazer besteira quando voltar para casa. Se você precisa passar o dia fora, não deixe de separar um tempo quando chegar em casa para isso, ok?; 

    Dica 5. Impeça o acesso do animal ao cômodo em que fica o móvel preferido dele: a melhor forma de evitar que o seu cachorro filhote deixe marquinhas de dentes nos móveis da casa é restringir o acesso dele aos cômodos, principalmente nos períodos sem supervisão. Se você vai sair, separe um cantinho seguro e fresquinho na sua casa e deixe água, brinquedos, caminha e um lugar demarcado para ele fazer xixi e cocô. O portão de segurança é um acessório que ajuda muito nesse momento. 

    Cuidado com a sua reação depois que o seu filhote roer um móvel

    Assim como acontece na hora de ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo, se você tiver uma reação exagerada no momento em que perceber que ele mordeu um móvel ou qualquer outra coisa, pode ser que o animal entenda a atenção de forma errada. Muitas vezes, ele nem sabe por que está sendo repreendido e associa a bronca recebida a um momento de receber atenção. Ou seja: se o cãozinho passa o dia todo sozinho, ele vai querer deixar uma surpresinha durante o dia para que se repita o momento em que você chega e dedica um tom de voz mais forte. 

    Se ele for pego no flagra, tente repreender sem fazer muito alarde e leve o cachorro para outro lugar. Evite o contato visual e não converse com ele por um tempo. Nos dias em que ele ficar perto do móvel e se comportar, faça carinho e ofereça um petisco. E nunca use violência para corrigir seu cachorro filhote: além de não adiantar, você pode causar traumas psicológicos que podem durar pelo resto da vida do animal. 

    Redação: Ariel Cristina Borges

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Próxima matéria

    Signo de cachorro: o que esperar do pet de áries, touro e gêmeos?

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa
    Filhotes

    Filhote de cachorro: tudo que você precisa saber antes de levar um cãozinho para casa

    Não há quem resista a um filhotes de cachorro. Pequenos e peludos, esses cãezinhos conquistam um lugar no coração de qualquer pessoa facilmente. Mas, antes de tomar a decisão de adquirir um filhotinho, é muito importante saber a melhor forma de adaptar o pet na sua nova casa. Ou seja, além de saber como alimentar filhote de cachorro, você também precisa saber tudo sobre as primeiras vacinas, banho, remédios, adestramento, sono e muito mais.

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses
    Verme

    Verme em cachorro filhote: veja os sinais mais comuns de que o cãozinho está sofrendo com verminoses

    Os filhotes de cachorro são muito mais propensos a sofrerem com verme. Além da contaminação facilmente ocorrer pela amamentação, os filhotes ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico e diversas funções do organismo. É por isso que a primeira dose do vermífugo para cachorro filhote deve ser feita aos 30 dias de vida, com reforço mensal até os seis meses, para garantir a saúde do pet. 

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote
    Adoção

    Nome de cachorro macho: 100 ideias para chamar o seu novo filhote

    Escolher como chamar o seu novo amigo é uma das tarefas mais desafiadoras para os tutores. No caso de nome para cachorro macho, existe uma infinidade de opções que podem entregar as características físicas e até mesmo a personalidade do animal. Com uma boa dose de criatividade e paciência, é possível criar nomes incríveis e bem peculiares - mas é claro que não podemos esquecer dos clássicos e queridinhos entre os pais e as mães de pet. 

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)
    xixi

    6 razões por trás do xixi de cachorro no lugar errado (filhotes, adultos e idosos)

    Chegar em casa depois de um longo dia na rua e ver que os cômodos estão todos sujos porque o bichinho fez xixi fora do banheirinho tira paciência de qualquer um, né? Por isso, quem tem um cãozinho sabe bem da importância que é como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo, independente da idade. Mas, às vezes, mesmo com treinamento o cachorro pode voltar a fazer as necessidades fora do local indicado, e isso pode estar relacionado à diferentes causas. É importante entendê-las para que seja possível mudar esse tipo de comportamento, ou até mesmo para prestar o suporte que o cãozinho precisa, caso o motivo seja algum problema de saúde. Pensando nisso, separamos 6 possíveis razões para o cachorro fazendo xixi no lugar errado. Dá só uma olhada!

    Ver Todas >

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)
    Comportamento animal

    5 coisas que gatos podem prever (de terremotos a doenças)

    O misticismo envolvendo os bichanos não é novidade. Afinal, quem nunca ouviu dizer que gato preto dá azar ou que os gatos têm sete vidas? No primeiro caso, não passa de mera superstição (e quem tem um gatinho com essa cor de pelagem pode confirmar isso). Já o outro é claramente um mito, pois eles têm apenas uma vida, assim como nós. Mas uma coisa que ninguém pode negar é que os felinos têm uma sensibilidade e tanta, que vai muito além dos seus instintos felinos selvagens. 

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!
    Comportamento animal

    O que é preciso para se tornar um adestrador de cães? Saiba tudo sobre o assunto!

    O adestramento de cães é uma prática muito conhecida e necessária para quem convive com um amigo de quatro patas. É por meio dele que o cãozinho consegue distinguir o que é certo ou errado e aprende vários comandos básicos de obediência. Quem sabe como adestrar cachorro - filhote ou adulto - dificilmente terá problemas comportamentais em casa, já que o animal vai saber como se portar corretamente. 

    Cachorro bocejando sempre é sono?
    Comportamento animal

    Cachorro bocejando sempre é sono?

    O bocejo dos cães pode despertar muita curiosidade em quem tem um pet e flagra o animal no ato. Mas acredite: cachorro bocejando nem sempre é sinal de sono, e pode ter vários outros significados. Trata-se de uma forma de comunicação do universo canino e, apesar de muitas vezes ter relação com o cansaço e recarga de energia, também pode revelar um cachorro entediado ou ansioso.

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?
    Comportamento animal

    Caixa de areia para gatos: por que os felinos enterram a urina e fezes?

    Se você convive com um felino, é bem provável que a pergunta “por que os gatos enterram as fezes” já tenha passado pela sua cabeça. Afinal, é um hábito extremamente peculiar e que você não vê animais de outras espécies fazendo, como os cachorros. Então por que será que quando usam a caixa de areia para gatos, a maioria dos animais escondem os dejetos? Será que a explicação está ligada à higiene, ou é algo meramente instintivo? 

    Ver Todas >