Ter um filhote de cachorro em casa sempre é sinônimo de muita festa e alegria no dia a dia, mas nem tudo são flores. Enquanto ele está se adaptando à vida em casa e ao convívio com outras pessoas e animais, pode ser que alguns objetos encontrados no meio do caminho não passem ilesos aos dentinhos afiados dos filhotes. A combinação "tédio + dentinhos coçando + energia em excesso" é certeira para eles roerem tudo o que veem pela frente. O problema é que, muitas vezes, quando eles pegam o gosto por bens mais duráveis, como os móveis, o prejuízo é inevitável: quanto antes o filhote parar com essa prática, melhor. Dá uma olhada aqui embaixo para descobrir por que isso acontece e de que formas você pode ajudar o seu cachorro filhote a parar de morder. 

Afinal de contas, por que o cachorro filhote morde tudo o que vê pela frente? 

Os primeiros meses da vida do filhote de cachorro são a fase em que eles se transformam em exploradores e estão descobrindo o mundo. Enquanto estavam na ninhada, com a mãe e os outros filhotes, isso acontecia com o focinho e a boca, ou seja: para eles é bem normal dar umas mordidinhas em tudo o que existe ao redor nesse processo de descobrir mais sobre esse lugar novo em que foi colocado. O que você precisa fazer é estabelecer para o animal um limite que junte o instinto dele com a preservação dos móveis da sua casa. 

Além disso, nesses primeiros meses é comum que o cachorro filhote sinta a necessidade de morder alguma coisa por causa da troca da dentição canina. Com o incômodo dos dentes caindo e outros crescendo no lugar — um processo que, geralmente, acontece sem que você precise interferir — é normal que ele busque alívio em morder o que estiver ao redor. Nesse momento, os móveis de madeira se tornam bem atraentes. 

Como você pode ajudar o seu cachorro filhote a parar de roer os móveis 

O primeiro passo para fazer o seu cachorro parar de roer os móveis da sua casa é, certamente, identificar os motivos que levam ele a essa prática. Cada uma das possibilidades tem um tratamento possível e tudo o que você precisa fazer é ir adaptando a solução ideal ao seu dia a dia. Conheça algumas delas aqui embaixo!

Dica 1. Ofereça outras opções de coisas que ele pode morder: se o que faz o seu cachorro atacar os móveis e o que estiver ao redor for a troca dos dentes, é importante que ele esteja cercado de brinquedos e objetos, como o mordedor, para redirecionar o foco quando sentir a dentição e a gengiva incomodando. Se você puder higienizar e colocar o mordedor na geladeira ou congelador antes de oferecer, então, seu filhotinho vai ficar feliz e pode esquecer os pés da mesa por um tempo;

Dica 2. Proteja os móveis com produtos específicos para afastar os cachorros: em pet shops e outras lojas que vendem produtos especializados para animais em geral, é comum que você encontre sprays repelentes que têm um gosto amargo e desencorajam o cachorro a continuar mordendo a superfície em que for aplicado. Além do sabor ruim, os sprays não fazem mal para o cachorro que entra em contato com eles. Antes de usar é sempre bom consultar o veterinário que conhece a condição de saúde do seu bichinho e tirar todas as dúvidas que você tiver;


No caso dos filhotes, a troca da dentição é uma das principais razões para o ataque aos móveis
No caso dos filhotes, a troca da dentição é uma das principais razões para o ataque aos móveis

Dica 3. Invista no adestramento para melhorar o comportamento do seu cão: no caso do cachorro filhote, o adestramento é algo que vai auxiliar não apenas no hábito de morder os móveis, mas também ajuda na socialização e ensina ao animal como se comportar em diferentes situações. As raças que são mais territorialistas e têm bastante força física, por exemplo, podem ser treinadas para que o cachorro cresça conseguindo lidar com o temperamento. O adestramento positivo, que recompensa as atitudes certas do animal em vez de castigar as erradas, é sempre a melhor opção; 

Dica 4. Inclua atividades para gastar a energia do animal na rotina: uma das coisas que fazem o cachorro filhote descontar nos móveis é o tédio. O momento do passeio e das atividades físicas é importante durante toda a vida do animal, mas nos primeiros meses, principalmente, essa necessidade aumenta: ele precisa brincar, correr e ficar cansado para não ter disposição de fazer besteira quando voltar para casa. Se você precisa passar o dia fora, não deixe de separar um tempo quando chegar em casa para isso, ok?; 

Dica 5. Impeça o acesso do animal ao cômodo em que fica o móvel preferido dele: a melhor forma de evitar que o seu cachorro filhote deixe marquinhas de dentes nos móveis da casa é restringir o acesso dele aos cômodos, principalmente nos períodos sem supervisão. Se você vai sair, separe um cantinho seguro e fresquinho na sua casa e deixe água, brinquedos, caminha e um lugar demarcado para ele fazer xixi e cocô. O portão de segurança é um acessório que ajuda muito nesse momento. 

Cuidado com a sua reação depois que o seu filhote roer um móvel

Assim como acontece na hora de ensinar o cachorro filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo, se você tiver uma reação exagerada no momento em que perceber que ele mordeu um móvel ou qualquer outra coisa, pode ser que o animal entenda a atenção de forma errada. Muitas vezes, ele nem sabe por que está sendo repreendido e associa a bronca recebida a um momento de receber atenção. Ou seja: se o cãozinho passa o dia todo sozinho, ele vai querer deixar uma surpresinha durante o dia para que se repita o momento em que você chega e dedica um tom de voz mais forte. 

Se ele for pego no flagra, tente repreender sem fazer muito alarde e leve o cachorro para outro lugar. Evite o contato visual e não converse com ele por um tempo. Nos dias em que ele ficar perto do móvel e se comportar, faça carinho e ofereça um petisco. E nunca use violência para corrigir seu cachorro filhote: além de não adiantar, você pode causar traumas psicológicos que podem durar pelo resto da vida do animal. 

Redação: Ariel Cristina Borges

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.