Uma dúvida que acomete vários tutores (principalmente os pais de pet de primeira viagem) é como fazer o cachorro dormir a noite toda. Muitas vezes essa parece ser uma missão impossível, ainda mais quando o cãozinho tem energia de sobra ou é um filhote que chora quando fica sozinho. Mas nem tudo está perdido: existem algumas técnicas que são ótimas para melhorar a qualidade de sono dos pets e também servem para combater a insônia. Quer saber como fazer um cachorro dormir por várias horas ininterruptas durante a noite? Então é só dar uma olhada nessas dicas que separamos!

Certifique-se de que o pet está confortável e tem tudo que precisa antes de dormir

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Uma dica importante para aprender como fazer cachorro dormir é ter certeza de que seu bichinho está se sentindo bem e tem tudo o que precisa à sua disposição. Às vezes o motivo para que o animal não consiga descansar é porque ele está sentindo frio, fome ou algum outro incômodo. Por isso, é importante dar o jantar do cachorro pelo menos uma hora antes dele se deitar e seguindo a quantidade indicada para o tamanho, peso e idade do animal. O excesso de comida às vezes causa indigestão e pode deixar o cachorro com gases, o que dificulta o processo de pegar no sono.

Em dias mais frios, também é importante procurar alternativas para deixar o cão protegido e bem quentinho. As roupas para cachorro são uma ótima pedida nessas horas. Se o seu amigo não for muito adepto das vestimentas, você também pode investir em um cobertor ou uma manta para esquentá-lo.

Como fazer o cachorro dormir: criar uma rotina facilita o processo

Outro motivo que pode levar muitos cães a não dormirem direito é a falta de uma rotina. Os cachorros, assim como os humanos, precisam de hora certa para comer, para brincar e para dormir. Assim o organismo canino se adapta a esses horários e fica muito mais fácil saber como fazer o cachorro dormir à noite sem acordar o tempo inteiro. Com uma rotina bem definida, o animal também se sente menos ansioso, já que ele vai saber exatamente como vai funcionar o seu dia.

Enriquecimento ambiental com passeios e brinquedos ajudam a cansar o cãozinho

Alguns cães têm uma fonte inesgotável de energia, e até na hora de dormir isso fica evidente. Então como fazer um cachorro dormir se ele não parar quieto? A resposta é mais simples do que você imagina: basta cansar bastante o doguinho durante o dia, e à noite ele vai estar tão cansado que logo vai pegar no sono. O enriquecimento ambiental é fundamental para isso. Brinquedos interativos, jogos, atividades físicas e passear com o cachorro são as melhores formas de entreter e gastar a energia do seu amigo de quatro patas. Ah, e não se esqueça de separar um tempinho do seu dia para se dedicar ao cãozinho, principalmente antes dele se deitar. Existem várias opções divertidas para brincar com o cachorro que, além de ajudá-lo a cansar e a dormir à noite, também vão fortalecer os laços entre vocês.


C  omo fazer o cachorro dormir: uma caminha aconchegante e um brinquedo de pelúcia podem ajudar
C omo fazer o cachorro dormir: uma caminha aconchegante e um brinquedo de pelúcia podem ajudar

Deixe a cama para cachorro o mais aconchegante possível

Para aprender como fazer o cachorro dormir a noite toda, nada melhor do que ter um cantinho adequado para acomodar seu amigão, né? A caminha para cachorro é excelente para isso, pois traz todo o conforto e aconchego que o pet merece. Existem diferentes modelos de cama para cachorro, basta encontrar aquele que mais vai agradar o seu bichinho de estimação. Não se esqueça de optar por um acessório com tamanho apropriado para o porte do pet. O ideal é que o animal consiga ficar completamente esticado na cama sem cair para fora. Também é possível aprender como fazer alguns modelos de cama em casa e deixá-la com um toque ainda mais especial! Para finalizar, não esqueça de botar um cobertor, os brinquedos preferidos do seu doguinho e uma almofada para ficar mais aconchegante ainda.

Como fazer cachorro dormir: o pet precisa se acostumar a dormir sozinho desde filhote

Quanto antes o cãozinho aprender a dormir sozinho, melhor. Caso contrário, será muito mais difícil fazer o cachorro adulto pegar esse hábito. Mas como fazer filhote de cachorro dormir a noite toda? Bom, é bem simples: o primeiro passo é verificar se ele está confortável, quentinho e precisando de alguma coisa. Em seguida, você pode deixar uma peça de roupa com o cãozinho. O cheirinho familiar do tutor transmite mais segurança para o animal, que vai se sentir mais relaxado ao perceber que ele não está completamente sozinho e vai pegar no sono mais facilmente. 

Além disso, os brinquedos de pelúcia são uma excelente companhia para os filhotes de cachorro! Eles viram grandes amigos dos doguinhos, e até são capazes de tranquilizá-los na hora de dormir.

Redação: Juliana Melo