Cuidados

Como evitar picada de mosquito em cachorro?

Picada de pernilongo em cachorro: animal corre alguns riscos caso tutores não tenham cuidados
Picada de pernilongo em cachorro: animal corre alguns riscos caso tutores não tenham cuidados

Com a chegada do verão, a proliferação de mosquitos aumenta bastante em praticamente todas as regiões do país. Muitas pessoas ainda têm dúvidas se pernilongo pica cachorro e a resposta é sim. Assim como nós humanos, os doguinhos estão sujeitos não só às picadas de insetos como também as doenças transmitidas por eles. Por isso, é preciso evitar a picada de mosquito em cachorro. Não sabe como fazer isso? Reunimos algumas dicas para proteger o seu bichinho dos mosquitos.

Existem riscos quando o pernilongo morde cachorro?

Quando o cachorro é mordido por pernilongos, ele está propenso a alguns riscos. Além da coceira, a picada de pernilongo em cachorro pode levar a algumas condições mais graves, principalmente se o pet tiver predisposição a alergias. Vermelhidão, inchaço no local e dor são alguns sinais comuns, mas também pode ocorrer dificuldade respiratória, síncope, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, hepática aguda e convulsão, dependendo do nível de alergia. Diferente do que muita gente pensa, o inseto não precisa ser o mais peçonhento do mundo para causar alergias dos cães: dependendo da sensibilidade do animal e da intensidade das picadas, até mesmo os mosquitos comuns podem levar às condições mais graves. 

Os riscos da picada de mosquito em cachorro ainda envolvem a transmissão de doenças. A dirofilariose canina, por exemplo, é uma condição grave que pode ser transmitida por espécies de pernilongos comuns infectados, como o Culex (a famosa muriçoca). Espécies de mosquito como o Aedes aegypt e Anopheles (mosquito-prego) também podem ser vetores da difilariose. Também chamada de verme do coração, a patologia  pode levar ao entupimento da cavidade cardíaca em casos mais graves. O maior perigo é que o diagnóstico só costuma ser feito em estado avançado. Evitar as picadas de mosquitos em cachorro também prevenirá a ação do mosquito palha, que é o transmissor da leishmaniose canina.

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

question quiz stamp

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

Question Header Background
question quiz stamp

As crises alérgicas costumam acontecer:

Question Header Background
question quiz stamp

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Question Header Background
question quiz stamp

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Question Header Background
question quiz stamp

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

Question Header Background
question quiz stamp

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

Question Header Background

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Pernilongo pica cachorro, sim, e os riscos são enormes para a saúde do pet
    Pernilongo pica cachorro, sim, e os riscos são enormes para a saúde do pet

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Picada de mosquito em cachorro: como prevenir?

    Existem diversos tipos de repelente de mosquito para cachorro. A maior necessidade do uso vai depender de fatores como época do ano, local em que o pet vive e hábitos. O uso do repelente para cachorro se torna indispensável em um passeio em trilhas, por exemplo, onde o cão fica mais exposto aos insetos. Veja abaixo alguns tipos de repelente para cachorro:

    • Repelente em spray: o produto deve ser borrifado no animal tomando cuidado para não atingir os olhos e a boca. O spray repelente de insetos para cachorro geralmente é composto de ingredientes atóxicos, como a citronela;
    • Pipeta repelente: com aplicação na nuca do pet a cada 30 dias, a pipeta é um repelente que costuma ser bastante eficiente. A praticidade do produto também é um de seus destaques, afinal de contas a reaplicação não é necessária com tanta frequência. Ao aplicar a pipeta os tutores devem prestar atenção e tomar cuidado para que o cachorro não lamba o produto;
    • Coleira repelente: o acessório contém substâncias químicas contra os insetos que vão sendo liberadas no corpo do animal durante o uso. É possível encontrar coleiras repelentes de mosquito para cachorro que também têm ação contra carrapatos e pulgas. Apesar do preço mais elevado, uma das vantagens é que alguns modelos são capazes de proteger o cachorro por até oito meses.  

    É hipótese alguma use repelentes de uso humano no seu pet. O risco de intoxicação e alergias é bem alto, port isso sempre busque produtos veterinários. Além desses produtos, existem também opções como os odorizadores e repelentes eletrônicos que afastam os mosquitos do ambiente onde o cachorro vive.

    Associar produtos é uma boa tática de prevenir picada de mosquito em cachorro

    As opções de prevenção contra a picada de pernilongo em cachorro são variadas. Para que a proteção seja ainda mais forte, em casos de maior exposição aos insetos, você pode fazer o uso associado dos produtos. A recomendação é válida principalmente quando a temperatura está mais elevada e a proliferação de mosquitos aumenta. Usar o spray repelente junto com a coleira ao levar seu pet à praia, por exemplo, é uma boa maneira de deixá-lo mais protegido.

    Redação: Hyago Bandeira

    Educador sanitário para cachorro: como o produto funciona?

    Próxima matéria

    Educador sanitário para cachorro: como o produto funciona?

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar
    Comportamento

    Como acostumar cachorro com gato: 5 erros comuns que você deve evitar

    Ter mais de um bichinho de estimação é muito comum em muitas famílias, mas e quando os animais são de espécies diferentes, como cachorro e gato? Algumas pessoas acreditam que a relação entre eles é um pouco problemática, mas não precisa ser assim - inclusive, é super possível fazer com que os dois bichinhos sejam grandes amigos. Tudo é uma questão de saber como acostumar gato com cachorro para que eles aprendam a conviver de um jeito mais harmonioso.

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!
    Saúde

    Como cuidar de cachorro para evitar que ele fique doente? Veja 7 dicas essenciais!

    A possibilidade de um cachorro doente é o pesadelo de todo tutor. Nossos cães são companheiros fiéis que dependem de nós para ter uma vida plena e saudável. Por isso, é importante conhecer os problemas de saúde mais comuns que afetam os bichinhos, seus principais sintomas e métodos de prevenção. Para manter o seu cão sempre feliz e seguro, é fundamental fornecer água e alimentação adequadas, manter uma rotina de exercícios, cuidar da limpeza do ambiente e visitar o veterinário regularmente.

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar
    Cuidados

    Plantas tóxicas para gatos e cachorros: descubra quais espécies você precisa evitar

    Quem se pergunta como cuidar de um cachorro ou gato por estar dando as boas-vindas a um desses animais em casa em breve vai descobrir que a adaptação do ambiente é mais do que necessária. Buscando a segurança e o conforto do seu novo amigo, é normal instalar telas de proteção e liberar um cantinho para a cama e a ração dele, mas muita gente passa direto pelas plantas: algumas espécies bem comuns em jardins, quintais e vasinhos são tóxicas quando ingeridas e podem até ser fatais.

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana
    Grandes

    Cane Corso: tudo que você precisa saber sobre a raça de cachorro gigante de origem italiana

    Um dos cãezinhos mais surpreendentes é o Cane Corso. Embora ele não seja tão popular quanto outras raças de cachorro grande, como o Labrador e o Golden Retriever, o Cane Corso é dono de um enorme coração e tem uma personalidade incrível. Algumas pessoas podem até se intimidar com o tamanho e a postura imponente do doguinho, mas só quem convive com um Cane Corso sabe como estes cães são adoráveis e carinhosos.

    Ver Todas >

    Vale a pena investir na caixa de areia fechada? Veja a opinião de alguns tutores!
    Cuidados dos animais

    Vale a pena investir na caixa de areia fechada? Veja a opinião de alguns tutores!

    Você já ouviu falar na caixa de areia fechada? Menos usual que o modelo tradicional aberto, a caixa de areia para gatos fechada é uma das opções que existem desse item essencial para a higiene dos felinos. Ela possui uma portinha e funciona como um banheiro para seu animal de estimação. Se você quer saber quais as vantagens e desvantagens da caixa de areia fechada para gatos, confira as dicas do Patas da Casa.

    Como fazer uma toca para gato com papelão, madeira e feltro?
    Cuidados dos animais

    Como fazer uma toca para gato com papelão, madeira e feltro?

    A toca para gatos é o local perfeito para o pet descansar, aconchegar e até mesmo se divertir em casa. Existem inúmeros modelos de tocas para gatos por aí, mas se você quer economizar ou dar um toque especial, a melhor opção é fazer você mesmo. A toca de gato feita de papelão é barata, fácil de fazer, sustentável e ainda vai divertir muito o seu bichano.  

    Bolsa ou caixa de transportes para gatos: qual a melhor opção para carregar o seu pet?
    Cuidados dos animais

    Bolsa ou caixa de transportes para gatos: qual a melhor opção para carregar o seu pet?

    Alguns acessórios facilitam bastante a vida de qualquer tutor, como a caixa de transporte para gatos e a bolsa de transporte para gatos - especialmente na hora de passear com o felino. Mas qual deles é a melhor opção para o seu bichano? A resposta vai depender de uma série de fatores, como o comportamento do gato, o trajeto que será percorrido e a adaptação do felino ao acessório. 

    Como descartar fezes de cães corretamente?
    Cuidados dos animais

    Como descartar fezes de cães corretamente?

    Você sabe onde descartar fezes de cachorro? Mesmo tendo experiência com animais, muitos tutores ainda tem dúvidas do que fazer com os dejetos do doguinho e até descartam de forma errada. O cocô do cachorro é considerado lixo sanitário. Por isso, saber como descartar fezes de cães, tanto em casa como na rua, corretamente é uma questão de saúde pública. 

    Ver Todas >