Com a chegada do verão, a proliferação de mosquitos aumenta bastante em praticamente todas as regiões do país. Muitas pessoas ainda têm dúvidas se pernilongo pica cachorro e a resposta é sim. Assim como nós humanos, os doguinhos estão sujeitos não só às picadas de insetos como também as doenças transmitidas por eles. Por isso, é preciso evitar a picada de mosquito em cachorro. Não sabe como fazer isso? Reunimos algumas dicas para proteger o seu bichinho dos mosquitos.

Existem riscos quando o pernilongo morde cachorro?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Quando o cachorro é mordido por pernilongos, ele está propenso a alguns riscos. Além da coceira, a picada de pernilongo em cachorro pode levar a algumas condições mais graves, principalmente se o pet tiver predisposição a alergias. Vermelhidão, inchaço no local e dor são alguns sinais comuns, mas também pode ocorrer dificuldade respiratória, síncope, aumento da pressão arterial, insuficiência renal, hepática aguda e convulsão, dependendo do nível de alergia. Diferente do que muita gente pensa, o inseto não precisa ser o mais peçonhento do mundo para causar alergias dos cães: dependendo da sensibilidade do animal e da intensidade das picadas, até mesmo os mosquitos comuns podem levar às condições mais graves. 

Os riscos da picada de mosquito em cachorro ainda envolvem a transmissão de doenças. A dirofilariose canina, por exemplo, é uma condição grave que pode ser transmitida por espécies de pernilongos comuns infectados, como o Culex (a famosa muriçoca). Espécies de mosquito como o Aedes aegypt e Anopheles (mosquito-prego) também podem ser vetores da difilariose. Também chamada de verme do coração, a patologia  pode levar ao entupimento da cavidade cardíaca em casos mais graves. O maior perigo é que o diagnóstico só costuma ser feito em estado avançado. Evitar as picadas de mosquitos em cachorro também prevenirá a ação do mosquito palha, que é o transmissor da leishmaniose canina.


Pernilongo pica cachorro, sim, e os riscos são enormes para a saúde do pet
Pernilongo pica cachorro, sim, e os riscos são enormes para a saúde do pet

Picada de mosquito em cachorro: como prevenir?

Existem diversos tipos de repelente de mosquito para cachorro. A maior necessidade do uso vai depender de fatores como época do ano, local em que o pet vive e hábitos. O uso do repelente para cachorro se torna indispensável em um passeio em trilhas, por exemplo, onde o cão fica mais exposto aos insetos. Veja abaixo alguns tipos de repelente para cachorro:

  • Repelente em spray: o produto deve ser borrifado no animal tomando cuidado para não atingir os olhos e a boca. O spray repelente de insetos para cachorro geralmente é composto de ingredientes atóxicos, como a citronela;
  • Pipeta repelente: com aplicação na nuca do pet a cada 30 dias, a pipeta é um repelente que costuma ser bastante eficiente. A praticidade do produto também é um de seus destaques, afinal de contas a reaplicação não é necessária com tanta frequência. Ao aplicar a pipeta os tutores devem prestar atenção e tomar cuidado para que o cachorro não lamba o produto;
  • Coleira repelente: o acessório contém substâncias químicas contra os insetos que vão sendo liberadas no corpo do animal durante o uso. É possível encontrar coleiras repelentes de mosquito para cachorro que também têm ação contra carrapatos e pulgas. Apesar do preço mais elevado, uma das vantagens é que alguns modelos são capazes de proteger o cachorro por até oito meses.  

É hipótese alguma use repelentes de uso humano no seu pet. O risco de intoxicação e alergias é bem alto, port isso sempre busque produtos veterinários. Além desses produtos, existem também opções como os odorizadores e repelentes eletrônicos que afastam os mosquitos do ambiente onde o cachorro vive.

Associar produtos é uma boa tática de prevenir picada de mosquito em cachorro

As opções de prevenção contra a picada de pernilongo em cachorro são variadas. Para que a proteção seja ainda mais forte, em casos de maior exposição aos insetos, você pode fazer o uso associado dos produtos. A recomendação é válida principalmente quando a temperatura está mais elevada e a proliferação de mosquitos aumenta. Usar o spray repelente junto com a coleira ao levar seu pet à praia, por exemplo, é uma boa maneira de deixá-lo mais protegido.

Redação: Hyago Bandeira