Comportamento animal

Como ensinar seu cachorro a uivar?

Publicado - 19 Agosto 2022 - 10h00

Atualizado - 21 Abril 2024 - 20h50

O uivo canino é uma manifestação pra lá de interessante. Por ser um hábito majoritariamente noturno - herança dos lobos -, muitos tutores procuram ideias de como ensinar o cachorro a uivar quando todos em casa estão acordados e disponíveis para interagir com o peludo.

Associar o uivo à situações prazerosas - ao oferecer um petisco como reforço positivo, por exemplo - é um jeito de como ensinar cachorro a uivar sob o seu comando. Também é importante, por outro lado, encontrar maneiras de fazer o cão obedecer quando precisa cessar a “cantoria”. Se você gosta de assistir o seu cachorro uivando, veja a seguir como fazer o seu cão uivar mais vezes (e na hora certa).

Cachorro uivando: o que fazer para estimular a vocalização

Muitos tutores não sabem que é possível ensinar cachorro a uivar, mas a verdade é que algumas raças podem aprender essa habilidade com um pouco de treino e paciência.

O Husky Siberiano e outras raças de cachorro mais parecidas com os lobos, como o Akita, o Samoieda e o Malamute do Alaska têm a predisposição de uivar com mais facilidade. Essa semelhança primitiva também os tornam ótimos cães de caça. Além desses, o simpático Beagle, o Basset Hound de orelhas caídas e até o famoso “salsichinha” da raça Dachshunds também podem uivar de vez em quando.

Imagem Quiz:Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não há idade certa para o cachorro começar a uivar. Eles podem dar seus primeiros uivos quando filhotes ou quando alcançam a idade adulta. Se estimulado pelos tutores ou outros cães logo nos primeiros meses, maiores serão as chances do cão sair uivando pela casa. Mas acontece que também pode ser mais fácil flagrar o cachorro uivando à noite: herdaram esse hábito noturno dos lobos.

Para que o cão não extrapole no uivo ou faça o som em horários inadequados - trazendo incômodo para a casa inteira (e também os vizinhos) - é importante que toda a didática seja feita com cautela, preferencialmente com o adestramento e firme repetição de comandos: poucos minutos por dia são suficientes para que o peludo aprenda sem se estressar. Os tutores devem ter muita paciência com o dog que está aprendendo e aproveitar com sabedoria todas as ferramentas disponíveis: vídeos, outros cães, petiscos, áudios e até a própria voz.

Uivo de cachorro pode ser incentivado por outros cães

Se você tem outro cachorro em casa, o aprendizado pode acontecer em dose dupla: um cão pode estimular o outro a uivar e isso é muito gostoso de assistir, principalmente quando é um cachorro mais velho incentivando e ensinando o filhote. Caso seu cão seja “pet único”, sem outros irmãos de quatro patas em casa, os tutores devem aproveitar os passeios. Sair de casa com o cachorro, além de ser uma atividade física muito prazerosa, traz muitos benefícios para a saúde física do cão e do seu tutor. É durante as voltinhas do dia a dia que surgem oportunidades do cachorro interagir com outras pessoas e outros pets, se acostumando a lidar com novas experiências. Ao assistir outros cachorros uivando, com certeza ele vai ter o instinto ancestral estimulado e vai aprender, aos poucos, a uivar também!

Quando o cachorro uiva naturalmente é a chance perfeita para ensinar um comando

Por mais divertido que seja assistir o seu cachorro uivando, este som pode se tornar incômodo quando o cão abusa. E acredite: uma vez que ele aprenda a uivar, pode não querer mais parar! É preciso que o tutor seja firme no comando de voz para começar ou parar de uivar.

Primeiro, ao ver o cachorro uivando sozinho, é interessante identificar qual o comando que o cão pode associar ao uivo, o instigando com palavras como “uive!” ou “cante!”. Também é possível utilizar petiscos e brincadeiras para ele entender que está atendendo ao comando e associar o som a algo prazeroso.

Para ele parar de uivar, os tutores podem aproveitar comandos de voz que já são utilizados em outras situações, como o parar de latir ou obedecer a um chamado do tutor. Em todos os casos, os comandos devem ser utilizados com muita firmeza e em um tom de voz superior ao uivo do cachorro, mas sem gritar. Não hesite em repreendê-lo com a voz ou comandos não verbais com as mãos para evitar que o cão comece a incomodar com seus uivos.

cachorro uivando na grama

Como ensinar cachorro a uivar utilizando vídeos, música e sua própria voz

Não teve sorte em encontrar um doguinho mais experiente para ensinar o seu cachorro a uivar? Não tem problema. É possível encontrar diversos vídeos de cães uivando pela internet, seja de filhotes tentando uivar ou de cães adultos emitindo um longo e estridente uivo. Basta dar o play e assistir à reação do pet! Dia após dia, o ruído vai se tornando mais familiar para o dog, que vai tentar imitá-lo quando você menos esperar.

Outra opção para ensinar o cachorro a uivar é a voz do tutor. Essa é uma forma muito legal do cachorro aprender a uivar: será muito divertido imitar o uivo junto ao cachorro, observar suas expressões e também assistir ele tentando reproduzir o som. Não esqueça de imitar também a postura que o cachorro faz quando uiva: queixo para o alto, olhando para cima e esvaziando todo o ar do pulmão enquanto faz o ruído.

Por que os cachorros uivam? Saiba mais sobre esse som canino

Os cachorros herdaram o uivo dos lobos, seus ancestrais. Antes da domesticação, quando esses animais viviam percorrendo grandes distâncias na natureza, a comunicação entre a matilha só era possível porque os cachorros uivam. O som de um cão uivando pode atingir até 100 decibéis, sendo muito mais potente que um latido. É por causa dessa memória genética que algumas raças, como o Husky Siberiano, têm mais facilidade para uivar.

Quando se trata de um cachorro que vive em apartamento, entretanto, pode ser necessário investigar os motivos por trás dos uivos. Para entender por que cachorro uiva, sobretudo durante o dia, observe se há algo que possa representar perigo por perto, como a presença de um desconhecido. Fatores físicos, como dores e problemas de saúde também fazem com que o cachorro denuncie seu desconforto através deste som. Sem falar no poder do uivo para a atração de uma cadela no cio.

Mas é importante lembrar que o uivo nada mais é do que uma forma de comunicação canina, que alguns animais vão desenvolver e outros não. Portanto, não há com o que se preocupar. Ao contrário: as maneiras de como ensinar o cachorro a uivar na hora certa podem até ser bem divertidas!

Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes 

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Comportamento

Vira-lata caramelo invade casamento e rouba a cena no momento da entrada da noiva

Os vira-latas têm um lugar especial no coração dos brasileiros. Quando o assunto é um vira-lata caramelo, então, há quem diga que es...

Cachorro

Esse alimento barato e milagroso promete aumentar a imunidade do cachorro doente. O que especialistas dizem?

A alimentação de cachorro, seja à base de ração ou não, desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar dos animais de estimaçã...

Comportamento

"Dinofauro" da vida real: cadela com mandíbula curta reproduz meme e ganha o coração da internet

Você se lembra do meme do dinofauro, aquele dinossauro de brinquedo azul com problema de dicção que ficou super conhecido no Faceboo...

Comportamento

Mulher vai abastecer o carro e se depara com a cena mais linda do mundo envolvendo frentista e vira-lata caramelo

Existem vários motivos para adotar um vira-lata caramelo. Um deles é porque esses cãezinhos se destacam bastante pelo carisma e doçu...

Gato

As 8 raças de gatos mais brincalhonas e que não dispensam uma boa diversão

Há quem acredite que os felinos não são fãs de brincadeiras devido a natureza sutil e independente da espécie, mas essa afirmação nã...

Ver todas