Uma das grandes dúvidas dos pais de pet de primeira viagem é como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Não importa a idade: filhote ou adulto devem aprender onde fazer xixi e cocô sem sujar a casa e causar estresses desnecessários. Faz parte da adaptação do pet. A parte boa disso tudo é que mesmo que você não saiba como fazer o cachorro defecar no mesmo lugar no início, com um pouquinho de prática e os truques certos, ele vai acabar aprendendo onde recorrer para se aliviar.

Seu cachorro é mais dominante ou submisso?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Se você não quer ter problemas com o xixi e cocô de cachorro, o Patas da Casa juntou as melhores dicas para as primeiras semanas de adaptação com o seu pet! Dá só uma olhada e aprenda como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo de uma vez por todas!

Entenda a importância do adestramento de cachorro

O adestramento de cães é um processo fundamental para educar e ensinar os animais a se comportar do jeito esperado, como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo. Existem diferentes técnicas e métodos que podem ser utilizados nessas horas, mas o mais indicado é apostar no adestramento positivo. Estes treinos consistem em recompensar o animal sempre que ele tiver uma atitude "certa", estimulando-os a repetir o comportamento.

As recompensas podem ser variadas, desde petiscos para cachorro até carinhos e palavras de incentivo. "“É sempre bom reforçar com elogios e com petiscos. Se viu ele fazer xixi no local certo, fala 'que bonito!'. O próprio fato de o cachorro estar fazendo as necessidades já é recompensador e aí, se você entra com mais uma recompensa, rapidamente ele vai associar que fazendo naquele determinado ponto vai ser recompensado”, comenta o adestrador Renan Berçot. 

No entanto, é importante ter em mente que as recompensas por si só não bastam: a constância dos treinamentos é outro fator indispensável para ter um resultado satisfatório. Assim o cão aprende mais facilmente, pois memoriza o que deve ser feito.

Como ensinar o cachorro a fazer as necessidades: a idade do pet influencia no aprendizado?

Na hora de receber um novo bichinho em casa, muitas pessoas dão preferência para os filhotes de cachorro, mas também é possível adotar um animal adulto ou idoso. Em todos os casos, uma grande preocupação é como adestrar cachorro para fazer necessidades no lugar certo. O processo de aprendizado, porém, varia de acordo com a idade do pet.

Cachorro filhote - Uma das formas de como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo é aproveitando os primeiros dias de convivência para educar o animal. Como ele ainda está aprendendo o que é certo ou errado e não tem experiências passadas, o filhotinho aprende mais rápido do que os cães mais velhos.

Cachorro adulto - Na fase adulta, o cachorro geralmente já tem vícios de comportamento, o que pode dificultar um pouco o processo de aprendizado. Por isso, seja persistente, mas sem brigar ou punir o animal quando ele errar. É importante ter em mente que se o cãozinho ainda não aprendeu onde fazer xixi e cocô é porque ninguém nunca ensinou isso a ele.

Cachorro idoso - Saber como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo não é tão difícil quanto parece. Mesmo que já tenham vivido uma longa vida, nessa fase os cães tendem a ser mais tranquilos. Eles podem ter vícios de comportamento herdados da fase adulta, mas nada que um treinamento feito com muita paciência e amor não resolva.

Passo a passo de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

Passo 1: Estabeleça o local

 

É fundamental escolher um espaço adequado para ser o banheiro de cachorro. Pode ser a área de serviço ou a varanda, por exemplo, e você deve reunir ali o tapete higiênico, comedouro e bebedouro — com uma distância considerável entre cada um. Isso vai ajudar o animal a entender o conceito de lugar certo para cada uma das atividades e vale tanto para a hora de ensinar um filhote, quanto para ensinar cachorro idoso.

Passo 2: Escolha o material mais adequado

Existem pelo menos três acessórios para atender às necessidades do animal: o jornal para cachorro, o tapete higiênico e a bandeja sanitária. Por isso, decida previamente qual será o material mais apropriado para lidar tanto com o xixi de cachorro, quanto com o cocô. Avalie os prós e contras de cada opção e faça a adaptação do pet antes de aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Passo 3: Crie uma rotina com o pet

A rotina é uma das maiores aliadas na hora de aprender como ensinar cachorro fazer necessidades no lugar certo. Estabeleça um horário para dar as refeições para o doguinho e, para dar certo, o ideal é que você permaneça por perto depois que ele comer. Observe os sinais de que o cachorro quer fazer xixi e cocô e direcione-o para o lugar certo. Uma estratégia muito válida é deixar o cachorro restrito a esse espaço desde a hora de comer até fazer xixi e cocô.

Passo 4: Dê um comando para a ação

Ter um comando para esse momento auxilia no processo de como adestrar cachorro filhote para fazer necessidades no lugar certo. Ao ver que o animal está apertado, aproveite para indicar o banheirinho. Depois que ele fizer tudo, libere o acesso a outros cômodos da casa.

Passo 5: Ofereça recompensas quando o cachorro acertar

Durante a adaptação, é bem provável que o seu cachorro faça xixi e cocô no lugar errado algumas vezes e o ideal é que, ao invés de brigar com ele, você faça o caminho contrário: recompense o animal sempre que ele fizer as necessidades no lugar certo. Assim, ele vai começar a associar o xixi e o cocô no tapetinho a algo positivo e vai entender com mais facilidade que esse é o jeito certo de fazer as coisas. A recompensa - que pode ser um petisco ou carinho - precisa acontecer imediatamente após o acerto.

Passo 6: Alerte o erro quando ele errar

Caso o cachorro erre - e é bem provável que isso aconteça -, não adianta brigar ou repreender: ele não vai entender e, provavelmente, vai associar o xixi e o cocô a algo errado. A partir daí, é bem comum que o animal fique com medo de você e tente esconder as necessidades sempre que fizer — seja indo para um cantinho escondido ou até mesmo comendo as fezes. Por isso, o alerta deve ser sempre sutil, sem castigos ou punições.

Passo 7: Limpe o lugar errado com produtos específicos

Quando o cachorro faz as necessidades no lugar errado, você deve levá-lo para outro cômodo e limpar o local com produtos que vão tirar completamente o cheiro do chão. Isso vai evitar que o cão consiga farejar e achar que ali é o lugar certo - também é uma forma de tirar a marcação de território dele. O cachorro cisca depois de fazer as necessidades por uma questão territorial, mas ao limpar bem o espaço, esse cheiro também se esvai.

Passo 8: Tenha paciência com seu cão

Saber como ensinar filhote de cachorro fazer necessidades no lugar certo é um treinamento que também consiste em paciência e persistência com o seu cão. Isso vale para filhotes, adultos e idosos. O seu cãozinho provavelmente vai errar algumas vezes, e isso é normal. Mas com o tempo e com o adestramento certo, ele vai acabar aprendendo.

 

O banheiro de cachorro, bem como a escolha do material, são importantes na hora de educar o pet

Saber como fazer o cachorro fazer as necessidades no lugar certo não é tão difícil quanto parece

Meu cachorro desaprendeu a fazer as necessidades no lugar certo: o que pode ser?

 

Se o cãozinho voltar a fazer as necessidades fora do lugar indicado, é porque o treinamento não foi bem feito ou a localização do banheiro de cachorro não é das melhores. No entanto, existem alguns truques para cachorro não urinar no local errado. Além da limpeza do espaço, existem alguns produtos que podem ser aplicados para evitar novas ocorrências de xixi ali. Veja algumas dicas de produto para cachorro urinar no local certo (caseiro ou não):

  • Vinagre (pode ser aplicado sozinho, ou com uma mistura de álcool);
  • Educador sanitário;
  • Repelente para cachorro.

O produto para ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo tem a função de repelir o animal dos espaços que ele costuma urinar, mas que não são o banheiro dele. Eles têm um cheiro que o cachorro não gosta, e assim o pet só tem a opção de recorrer aos tapetinhos.

Preste atenção quando houver indícios de que há algo de errado com a saúde do pet

O motivo por que o animal não está usando o banheirinho corretamente é uma condição de saúde, que pode ser física ou psicológica. Um cachorro com incontinência urinária, por exemplo, simplesmente não consegue conter o próprio xixi a tempo de recorrer ao tapete. O comportamento também pode ser derivado de transtorno emocional ou psicológico, como ansiedade de separação.

Os principais motivos por que o cachorro desaprende a fazer as necessidades no lugar certo são:

  • Infecções urinárias
  • Incontinência urinária
  • Problemas gastrointestinais
  • Dificuldade locomotora
  • Ansiedade de separação
  • Estresse

Como fazer o cachorro defecar no mesmo lugar se ele está acostumado com a rua?

Se o seu cachorro só faz as necessidades na rua, saiba que é possível reverter essa situação para que ele também possa usar o banheiro de casa nos momentos de aperto. É demorado no início, principalmente porque os cães tendem a prender o xixi e o cocô, mas uma dica é isolar o animal após as refeições no lugar que vai ser o toalete.

Por outro lado, se você quer saber como ensinar o cachorro a fazer as necessidades na rua, é necessário identificar o momento em que o cão está com vontade de fazer xixi ou cocô para levá-lo para passear. Não deixe de usar as técnicas de reforço positivo mencionadas anteriormente e lembre-se de levar um material apropriado para recolher as fezes.

Jornal para cachorro ou tapete higiênico: qual é o melhor material?

Além de saber como fazer cachorro fazer as necessidades no lugar certo, outro ponto importante é definir o material que vai servir como o banheiro do pet. Uma das opções mais econômicas e populares é o jornal para cachorro, mas é importante ter muito cuidado. Apesar de parecer uma boa maneira de reutilizar aquele jornal velho que está sem utilidade, o jornal não é o material mais apropriado para isso porque pode vazar e causar alergias no cachorro.

Já o tapete higiênico para cães e a bandeja sanitária são perfeitos para cuidar das necessidades do seu amigo. Os tapetinhos vêm em duas versões: descartáveis ou laváveis. Os descartáveis são mais práticos e devem ser descartados diariamente; enquanto os laváveis são sustentáveis e precisam ser lavados para serem reutilizados. Já as bandejas sanitárias funcionam como um “banheiro inteligente” para cachorro e são bem similares às caixas de areia para gatos.

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo: horário das refeições deve ser observado

A rotina é a parceira ideal para que o seu cachorro se acostume com qualquer comportamento — inclusive com o local certo de fazer xixi e cocô. Tudo começa com a alimentação: a partir da quantidade de vezes e dos momentos em que o seu cãozinho come todos os dias, você vai conseguir prever a hora das necessidades.

Nos filhotes, esse intervalo costuma ser bem rápido: o xixi e o cocô chegam quase que imediatamente depois que eles comem. Os adultos costumam levar de 15 a 30 minutos para fazer a digestão completa - mas se tiverem o hábito de passear e preferirem fazer as necessidades fora de casa, podem segurar a vontade de fazer cocô por horas. Por isso, a melhor maneira de saber como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo é criando uma rotina com ele.

Outras dúvidas comuns sobre o treinamento com cães

Como fazer o cachorro fazer as necessidades em um só lugar?

O processo de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo exige um treinamento constante feito com associações positivas. Além de estabelecer uma rotina e o banheiro do cão, o tutor deve estar sempre atento para direcionar o pet para o local certo quando a vontade apertar.

Quanto tempo demora para o cachorro aprender a fazer as necessidades no lugar certo?

O tempo mínimo para que o cãozinho aprenda demora, no mínimo, de duas a três semanas. Já o prazo máximo é de até quatro meses. Depende muito da raça, da constância dos treinos e da idade do pet. 

Como ensinar o filhote de cachorro a fazer as necessidades no lugar certo?

A maneira como ensinar cachorro filhote a fazer necessidades no lugar certo é muito semelhante a ensinar um cão adulto ou idoso. A diferença é que os filhotes costumam aprender mais rápido e com mais facilidade, já que eles não têm hábitos pré-estabelecidos. 

Qual é o cheiro que o cachorro não gosta?

O olfato canino é muito sensível, por isso odores cítricos - como o do vinagre e do limão - são bem desagradáveis para estes animais. Outros cheiros que cachorro não gosta são: pimenta, álcool, naftalina e perfumes no geral (pois são aromas muito fortes).

Como ensinar cachorro de 2 meses a fazer necessidades no lugar?

Os filhotes de cachorro captam o que acontece através de estímulos. Se ele fizer as necessidades no lugar errado, você deve ignorar ou direcioná-lo para o banheiro antes que ele termine. Já se ele acertar de primeira, faça a festa com o cãozinho: dê petiscos, ofereça carinho e mostre que você ficou feliz com aquilo. Com o tempo, ele vai aprender e você não precisará mais se preocupar com questões como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Redação: Ariel Cristina Borges e Juliana Melo

Edição: Luana Lopes

Publicado originalmente em: 08/08/2019

Atualizado em: 25/05/2022