Não importa a idade do cachorro: quando ele chega num lugar novo, sendo filhote ou adulto, aprender a fazer as necessidades no lugar certo é sempre parte da adaptação. Para quem mora em casas em que o animal fica no lado de fora a maior parte do tempo, esse processo acaba sendo mais simples, mas quem divide os cômodos com ele normalmente precisa de um pouco mais de paciência. A parte boa disso tudo é que mesmo que você não saiba como ensinar o cachorro a fazer cocô no lugar certo no início, com um pouquinho de prática e os truques certos, ele vai acabar aprendendo de uma vez por todas. O Patas da Casa juntou as melhores dicas para te ajudar a passar por essas semanas de adaptação: dá uma olhada!
Comece estabelecendo uma rotina para a alimentação do animal
A rotina é a parceira ideal para que o seu cachorro se acostume com qualquer comportamento — inclusive com o local certo de fazer xixi e cocô. Nesse caso, tudo começa com a alimentação: a partir da quantidade de vezes e dos momentos em que o seu cãozinho come todos os dias, você vai conseguir prever a hora das necessidades. Nos filhotes, esse intervalo costuma ser bem rápido: o xixi e o cocô chegam quase que imediatamente depois que eles comem. Os adultos costumam levar de 15 a 30 minutos para fazer a digestão completa - mas se tiverem o hábito de passear e preferirem fazer as necessidades fora de casa, podem segurar a vontade de fazer cocô por horas.
Prefira os reforços positivos sempre que ele acertar e tome cuidado com as broncas
Durante esse processo de adaptação, é bem provável que o seu cachorro faça xixi e cocô no lugar errado algumas vezes e o ideal é que, ao invés de brigar com ele, você faça o caminho contrário: recompense o animal sempre que ele fizer as necessidades no lugar certo. Assim, ele vai começar a associar o xixi e o cocô no tapetinho a algo positivo e vai entender com mais facilidade que esse é o jeito certo de fazer as coisas. Para que isso dê certo, o ideal é que você permaneça por perto depois que ele comer, já que essa recompensa (que pode ser um petisco ou só um carinho) precisa acontecer imediatamente após o acerto.

Mais Lidas

Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.
Se ele começar a fazer as necessidades fora do lugar e você ver, vale a pena tentar levar o animal para terminar o xixi ou o cocô no lugar certo (e recompensá-lo da mesma forma quando isso acontecer). Agora, se você só perceber o erro dele minutos depois, não adianta brigar ou levar ele para perto do cocô e repreender: ele não vai entender e, provavelmente, vai associar o xixi e o cocô a algo errado. A partir daí, é bem comum que o animal fique com medo de você e que tente esconder as necessidades sempre que fizer — seja indo para um cantinho escondido ou até mesmo comendo as fezes. Quando isso acontecer, leve o cachorro para outro cômodo e limpe o local com produtos que tirem completamente o cheiro do chão para que ele não consiga farejar e ache que ali é o lugar certo. Também é possível que ele não consiga se segurar e faça as necessidades no caminho até o cantinho certo e nessa hora, tudo o que ele precisa é de compreensão, não de uma bronca.
Ter o "cantinho do cachorro" ajuda muito na hora de educar o animal
Separar um local fixo para as diferentes necessidades do cachorro também é algo que faz parte da rotina e auxilia muito na adaptação do animal. Pode ser a área de serviço ou a varanda, por exemplo e você deve reunir ali o tapete higiênico, a caminha e os pratos de comida e água — com uma distância considerável entre cada um. Isso vai ajudar o animal a entender o conceito de lugar certo para cada uma das atividades.
Além disso, mesmo que ele possa circular pela casa, deixar o cachorro restrito a esse espaço na hora de comer até fazer xixi e cocô torna todo o processo mais simples. Nos primeiros dias, o ideal é que você permaneça com o animal, para que ele não ache que está sendo castigado ao ficar preso. Aproveite para indicar o lugar certo sempre que ele for se aliviar e não deixe de recompensar a atitude. Depois que ele fizer tudo, libere o acesso a outros cômodos da casa.
Redação: Ariel Cristina Borges
