Um cachorro desaparecido tem chances de ser encontrado, principalmente se estiver com uma coleira de identificação e os tutores agirem imediatamente na busca. Os cães são animais ágeis e a fuga é uma situação que pode ocorrer por diferentes motivos - em viagens, passeios ou até com aquela porta entreaberta ao receber uma visita. Foi o que aconteceu com o cãozinho Caju, que fugiu depois da família se envolver em um acidente de carro na região de Curitiba. Ele ficou cerca de oito dias desaparecido. Seus tutores contaram com o apoio da comunidade, da imprensa e das redes sociais para que a história tivesse um final feliz. Mas afinal, o que fazer diante de uma situação dessas? O Patas da Casa conversou com a família do Caju e reuniu algumas dicas de como achar cachorro perdido.

1) Cachorro perdido: a família precisa agir imediatamente

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Assim como ocorre no desaparecimento de uma pessoa, as primeiras 24 horas são muito importantes para encontrar seu animal de estimação perdido. Por isso, é necessário agir imediatamente. Comece a busca pelos quarteirões mais próximos de onde o cachorro foi visto pela última vez e grite o seu nome. Caso o cão tenha algum brinquedo com efeito sonoro que goste muito, isso também pode ajudar na procura.

2) Faça um cartaz do cachorro desaparecido e divulgue nas ruas e redes sociais

Fazer um cartaz para divulgar na cidade e redes sociais pode ajudar e muito. “A gente encontrou o Caju graças a divulgação do cartaz dele na internet. Primeiro foi divulgado nas nossas redes sociais e nossos amigos foram compartilhando”, conta Pedro, um dos tutores do Caju. A notícia se espalhou por diversas mídias e ganhou uma proporção gigante, que ajudou na busca pelo cachorro desaparecido. “A primeira iniciativa é fazer um cartaz, ligar para os amigos e pedir o maior número de divulgação possível. Do acidente já ligamos para um amigo nosso falando o que tinha acontecido. Esse amigo fez um cartaz e já começou a espalhar nas mídias sociais. O medo e o desespero podem atrapalhar na busca, a gente sabe que é um momento muito difícil e delicado, mas é necessário ser o mais racional possível e pensar na praticidade das ações que vocês devem tomar”, explica o tutor.

Na hora de decidir como fazer o cartaz de cachorro desaparecido, escolha uma foto do pet que mostre bem o rosto e corpo do animal. Detalhe as características físicas do animal e traços que vão ajudar a diferenciá-lo. Telefones para contato são essenciais. Essa estratégia foi fundamental na hora de encontrar o Caju, segundo Pedro: “A menina que encontrou o Caju viu ele duas vezes e reconheceu porque tinha visto a foto em alguns grupos”, contou Pedro. O encontro da família foi emocionante:


3) Mobilize a comunidade local para encontrar o cachorro perdido

Além de espalhar cartazes na rua e comércios, falar com as pessoas do bairro também vai ser de grande ajuda. Porteiros, trabalhadores das calçadas, vendedores de lojas de ruas e etc. Todas essas pessoas que têm grande contato visual com a rua podem avistar seu cachorro perdido e ajudar caso vejam o animal. No caso do Caju, o que também ajudou muito na mobilização da comunidade local foi a contratação de um carro de som, que comunicou o desaparecimento para muitas pessoas e em pouco tempo. 

4) Ofereça uma recompensa pelo cachorro perdido

Oferecer uma recompensa é uma forma de engajar a comunidade local na procura de um cachorro perdido. “Querendo ou não, principalmente nesse momento em que as pessoas estão precisando de dinheiro, oferecer uma recompensa para ajudar a buscar um animal acaba mobilizando as pessoas”, contou o tutor do Caju. Não existe um valor mínimo ou máximo da recompensa e o importante é incentivar as pessoas a passarem qualquer informação importante para encontrar o cãozinho.

Encontrei meu cachorro perdido, e agora?

Você fez o cartaz de cachorro desaparecido, divulgou no facebook e redes sociais dentre outros meios de busca e o encontrou. E agora? Após o  sufoco, procure profissionais para saber se está tudo bem com a saúde de seu amigo de quatro patas. Visitar o veterinário para saber se aconteceu alguma coisa durante o  desaparecimento é essencial. Ainda que não tenha sofrido alguma sequela física, seu cachorro também pode apresentar traumas comportamentais e o psicólogo de cachorros pode ajudar. Assim que encontrar seu cão, observe-o e na apresentação de qualquer mudança busque um profissional.

Depois de ser encontrado, o Caju fez um check-up de saúde, já que tinha passado um tempo vagando pela mata e estava com uma ferida e mais magro. “No começo achamos ele muito triste e muito cansado. Uma psicóloga canina veio aqui em casa e falou que estava tudo bem. Na primeira semana ele dormiu mais que o normal, cerca de 15 a 16 horas por dia. Hoje em dia ele está ótimo, sem traumas e já recuperou o peso ideal”, comemora Pedro.

Acompanhe a história e o dia a dia do Caju no perfil @cade.caju no instagram e facebook .

Redação: Hyago Bandeira