Cuidados

Como eliminar bicho de pé na pata do cachorro?

Saiba tudo sobre o bicho de pé de cachorro
Saiba tudo sobre o bicho de pé de cachorro

O bicho do pé em cachorro é algo mais comum do que se imagina e que pode causar muito incômodo no animal, inclusive atrapalhando ele a andar. As larvas de cor marrom avermelhado chegam a medir 1mm de comprimento e alojam na pata do cachorro depois de perfurarem a pele. O parasita é mais comum em locais arenosos, quentes e secos - isto é, as áreas rurais e praias são mais propensas a casos de bicho de pé no cachorro, mas isso não quer dizer que animais de outras regiões estão livres do problema. Reunimos a seguir algumas informações sobre como cachorro pega bicho pé e como o problema afeta a vida do animal.

Quais os sintomas do bicho de pé de cachorro?

O bicho de pé em cachorro é causado por larvas fêmeas que se alimentam do sangue do animal enquanto libera ovos no intuito de se reproduzir. Em sete dias, uma única larva consegue expelir cerca de 150 ovos. O parasita sobrevive por pouco tempo no corpo do cachorro, mas como a reprodução é rápida e intensa, a infestação dificilmente será controlada se o animal não receber os cuidados devidos.

Para identificar um cachorro com bicho de pé, é importante prestar atenção em alguns comportamentos diferentes na rotina do animal, como coceira nas patas e dificuldade para andar. Ao observar bem a pata do cachorro, será possível perceber uma lesão aparente.

O bicho de pé de cachorro é ainda uma porta de entrada para outras infecções, já que a ferida fica aberta e outros micro-organismos podem se aproveitar da situação para "invadirem" o corpo do animal. Além do mais, o bicho de pé também representa um problema para os tutores, já que as larvas que se procriam no cachorro podem passar para o chão e, assim, entrarem em contato com pés humanos. 

Faça o quiz e descubra se você tem alergia a gato!

É só preencher e começar! sem cadastros ou formulários.

Como você fica ao chegar na casa de um amigo que tem um gato?

O que acontece quando se aproxima de gatinhos na rua ou em feiras de adoção?

As crises alérgicas costumam acontecer:

O que acontece quando você fica perto de alguém que está com a roupa cheia de pelos de gato?

Como seu corpo reage ao entrar em contato com um filhotinho de gato na rua?

Quais são os seus sintomas mais comuns durante uma crise alérgica?

O que você faz para melhorar um quadro de alergia?

É bem provável que você tenha alergia a gatos e precise consultar um especialista As crises alérgicas fazem parte da sua rotina, mas será que é por causa dos gatos? Passe livre para ter um gatinho: você não tem alergia aos bichanos!
    Bicho de pé em cachorro: checar as patinhas do animal é muito importante para prevenir o problema
    Bicho de pé em cachorro: checar as patinhas do animal é muito importante para prevenir o problema

    Mais Lidas

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal
    Cuidados dos animais

    Veja 7 dicas de como acabar com carrapatos no quintal

    O carrapato em cachorro, assim como as pulgas, é uma das principais causas de aborrecimento nos donos de pets. Mesmo usando coleiras ou remédio para carrapato, o animal não está livre de pegar esses parasitas tão incômodos e que podem causar problemas graves. Às vezes, um simples passeio ao ar livre já pode gerar dores de cabeça se o local estiver infestado. Para controle, é importante não só proteger o animal, mas também fazer uma limpeza do ambiente: estudos mostram que os carrapatos podem sobreviver até 200 dias em um lugar sem se alimentar. Pensando nisso, vamos te ensinar como acabar com carrapatos no quintal com ingredientes que você pode ter em casa.

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato
    Cuidados dos animais

    Os 10 erros mais comuns na hora de cuidar de gato

    Até mesmo os tutores mais experientes podem cometer alguns erros quando o assunto é cuidar de gato. Uma dúvida muito comum, por exemplo, é se a castração de gato é realmente necessária. Além disso, muitos humanos cometem o erro de tratar os felinos como se eles fossem cães, embora eles tenham comportamentos claramente distintos. No geral, os gatos são mais reservados, independentes e valorizam muito sua privacidade, diferente dos cachorros. P

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!
    Cuidados dos animais

    O que fazer para o cachorro parar de marcar território: 7 dicas para lidar com o xixi fora do lugar!

    Ter um cãozinho em casa é só alegria, mas é sempre bom que o dono esteja preparado para lidar com alguns comportamentos inconvenientes do animal. Um deles é o xixi fora do lugar para deixar o cheiro em todos os cantos da casa. O que fazer para o cachorro parar de marcar território? O costume é desagradável e pode até tirar o sossego de muitos tutores por aí. Para te ajudar, separamos algumas dicas para evitar que o cachorro marque território em casa e faça xixi onde não deve. Acompanhe!

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas
    Cuidados dos animais

    5 motivos pelos quais seu cachorro coça as orelhas

    Mesmo que muitas vezes sejam esquecidas na hora dos cuidados, as orelhas do seu cachorrinho são bem sensíveis e precisam de bastante atenção. De vez em quando, é comum que algum incômodo pontual faça o seu cachorro ficar coçando a orelha, mas quando isso se torna algo frequente e você percebe um incômodo maior no animal, vale a pena ficar atento.

    Como prevenir bicho de pé no cachorro?

    Diferente dos humanos, os cachorros são mais expostos a esse tipo de problema. Isso acontece porque os doguinhos estão sempre com as patas em contato com o chão. Os cães que vivem em regiões ribeirinhas, praias e áreas rurais têm mais chances de serem acometidos pelo problema. Não importa o tempo em que o animal fica exposto, já que uma simples volta na praia é suficiente para o cachorro ter contato com o bicho de pé. É por isso que é indispensável limpar a pata do cachorro depois do passeio e checar se não tem nada anormal. 

    Caso encontre um bicho de pé na patinha do seu cachorro, o ideal é levá-lo a uma clínica veterinária para que a remoção seja feita do jeito correto. 

    Bicho de pé em cachorro: como tirar?

    Tirar o bicho de pé de cachorro por conta própria está longe de ser o ideal: além de acabar machucando o pet, as receitas caseiras não garantem que o problema acabará de vez. Em uma situação de emergência, porém, saber como eliminar bicho de pé na pata de cachorro pode ajudar. Entre os tratamentos caseiros mais conhecidos estão o chá de calêndula e a solução em própolis. A imersão em chá de calêndula deve ser feita no pet duas vezes ao dia: basta deixar as patas dele de molho no líquido por aproximadamente 20 minutos. Misturar um pouco de vinagre no chá pode ajudar a eliminar o problema por conta da acidez do ingrediente.

    O extrato de própolis para tratar bicho de pé no cachorro deve ter a concentração mínima de 11%. O recomendado é usar uma gota em cada ponto de infestação quatro vezes ao dia por pelo menos cinco dias seguidos. Lembre-se que as receitas caseiras só devem ser utilizadas em último caso ou em situações de emergência. O ideal é levar o pet a uma consulta com o veterinário para que o parasita seja retirado da forma correta.

    Redação: Hyago Bandeira

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Próxima matéria

    Roupa de gato é útil para aquecer o bichano nos meses mais frios do ano?

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo
    Cuidados

    Pata de cachorro: anatomia, cuidados e curiosidades... saiba tudo sobre essa parte do corpo do seu amigo

    A saúde do cachorro depende de muitos cuidados com o corpo do animal - inclusive com as suas patinhas! São elas que dão todo o suporte necessário para que o cãozinho possa correr, brincar e pular, do jeitinho que eles gostam. Entretanto, muitos tutores não dão a devida atenção a pata de cachorro, e isso pode acabar desencadeando uma série de problemas na região, trazendo muito desconforto para o seu amigo de quatro patas. Pensando nisso, reunimos tudo que você precisa saber sobre essa parte do corpo dos cães: desde cuidados e doenças que podem atingir o local, até curiosidades e truques (como ensinar o cachorro a dar a pata, por exemplo). Confira!

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno
    Raças

    Jack Russell Terrier: um guia completo sobre a raça de cachorro pequeno

    O Jack Russell Terrier é um cachorro de pequeno porte que leva alegria por onde passa. Essa raça de cachorro é muito amável, encantadora e de personalidade forte. Apesar do pequeno tamanho, eles são cães muito corajosos e demandam bastante energia de seus tutores. Como grande parte dos cães do grupo Terrier, essa raça é um grande exemplo de cachorro de caça e adora investigar todos os lugares, exibindo seu vigor e vivacidade. Quando o cão Jack Russell Terrier quer algo, ele só desiste quando consegue. 

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro
    Raças

    Weimaraner: veja um guia completo sobre a raça de cachorro

    O Weimaraner é um cão de grande porte que conquista a todos com sua simpatia e beleza inconfundível. Essa raça de cachorro possui uma obediência fora do comum e exibe todos os atributos para conquistar a todos da família humana. Criado para ser um cão de caça perfeito, o cachorro Weimaraner possui uma condição física energética que demanda uma rotina de exercícios físicos. Ficou curioso para saber mais sobre esse doguinho? Dá só uma olhada no guia que o Patas da Casa preparou!

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)
    Pequenos

    Bichon Frisé: tudo sobre a raça de cachorro pequeno (+ galeria com 50 fotos)

    Dentre tantas raças de cachorro que existem pelo mundo, uma que certamente merece destaque é o Bichon Frisé. Esse pequeno cãozinho já é capaz de conquistar vários admiradores só por causa da sua aparência fofinha e felpuda, mas não é só isso que chama a atenção na raça: o cachorro Bichon Frisé também é super carismático e afetuoso. Por isso, é bem difícil não se apaixonar por ele. 

    Ver Todas >

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto
    Cuidados dos animais

    Qual a melhor pasta de dente para cachorro? Veterinária tira todas as dúvidas sobre o uso do produto

    Escovar os dentes do cachorro faz parte dos cuidados essenciais com os nossos bichinhos. Essa é a melhor forma de prevenir alguns problemas bucais e, para isso, duas ferramentas são indispensáveis: a escova de dente e a pasta de dente para cachorro. Juntas, elas são capazes de preservar a saúde bucal e afastar situações indesejáveis, como o tártaro. Mas o que levar em consideração na hora de escolher o creme dental para cachorro? Qual é o melhor tipo de produto?

    Como cuidar de ferida na pata do gato?
    Cuidados dos animais

    Como cuidar de ferida na pata do gato?

    Os felinos possuem um  instinto caçador aflorado  e, por conta disso, são muito curiosos e exploradores. Isso faz com que eles corram um certo risco em algumas situações e possam ter problemas na região das patinhas que podem causar um machucado em gato. No entanto, é comum que muitos tutores não saibam como agir ao identificar uma ferida na pata do gato doméstico. Para te ajudar com isso, o  Patas da Casa  reuniu informações sobre como cuidar do gato com ferida na pata. Dá só uma olhada!

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?
    Cuidados dos animais

    Como identificar e como cuidar de um gato surdo?

    A audição é fundamental no universo animal, mas nem sempre é fácil identificar um gato surdo, mesmo convivendo com o bichano todos os dias. Os felinos têm uma grande facilidade de adaptação e costumam compensar a falta de audição com os outros sentidos, então a surdez às vezes acaba passando despercebida. Com uma observação mais atenta ao comportamento do gato, porém, já é possível levantar suspeitas. 

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?
    Cuidados dos animais

    Banho de cachorro: quais produtos e acessórios são essenciais?

    A higiene é muito importante para manter a saúde animal. O banho de cachorro pode evitar doenças de pele e proliferação de parasitas. Além desses benefícios, o cãozinho ficará sempre cheiroso e limpinho. Entre as coisas importantes para o ritual do banho, a separação de alguns produtos e acessórios é fundamental para que tudo dê certo. Vale lembrar que é muito importante que sempre sejam usados produtos específicos de uso veterinário, principalmente porque a pele dos cães é mais sensível. 

    Ver Todas >